Fórmula 1

Hamilton encosta em Vettel e busca nova vitória na etapa da Itália de Fórmula 1

Foto: Clive Rose/Getty Images

Britânico não quer deixar alemão escapar na classificação

A Fórmula 1 chega à Itália neste final de semana e apesar de ser a casa da Ferrari, a expectativa é para ver qual vai ser o comportamento da Mercedes de Lewis Hamilton, que tem grande chances de encostar em Sebastian Vettel na tabela. Um pouco inferiores, Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo devem lutar apenas pelo pódio, enquanto os demais ficam apenas nos pontos.

 

Vettel ou Hamilton

Mais um capítulo da disputa entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton está prestes a começar. Neste final de semana, a briga fica ainda mais acirrada, pois se o britânico vencer e o alemão ficar com o terceiro lugar (ou abaixo), assume a ponta do campeonato.

Na Bélgica, já alertamos que Hamilton entraria mordido na corrida e iria em busca da vitória. A apresentação do piloto da Mercedes foi tão boa que faturou o GP de ponta a ponta. Estando tão perto do rival na classificação, a tendência é que mantenha a intensidade e vá em busca de um segundo triunfo seguido, o que ainda não aconteceu na temporada.

Enquanto isso, Vettel volta a estar pressionado e sabe que não pode errar novamente, como fez no Canadá e no Reino Unido, permitindo o crescimento do adversário. Com isso, a expectativa é de que faça uma corrida cautelosa, para seguir forte na briga.

De qualquer forma, a vitória não deve escapar dessa dupla e pode preparar a pipoca porque se os dois ficarem lado a lado, a chance de confusão é grande.

 

Vettel ou Hamilton? Foto: Dan Mullan/Getty Images

 

Pelo terceiro lugar

Na última prova, Daniel Ricciardo fez uma boa corrida e conseguiu superar Valtteri Bottas, que quebrou minha previsão e ficou de fora do pódio. Para a Itália, a disputa novamente deve ser entre os dois e eu insisto que o finlandês é a melhor opção. Afinal, foram cinco corridas seguidas chegando entre os três primeiros.

Já Kimi Raikkonen e Max Verstappen seguem aqueles coadjuvantes que não fazem graça, não trazem suspense e você sabe que terão um péssimo final. Com os dois vivendo uma temporada decepcionante, um pódio seria um troféu surpreendente. O esperado mesmo é que fiquem apenas nos pontos.

 

Briga por pontos

Sergio Perez foi mais um que queimou a minha língua e teve um péssimo desempenho no GP da Bélgica. No entanto, o mexicano nunca ficou duas corridas sem pontuar, com isso vai aparecer entre os 10 primeiros na Itália. Já Esteban Ocon confirmou a previsão e alcançou o nono lugar. Com apenas uma corrida fora do top 10 em toda a temporada, o francês é mais uma vez nome certo na zona de pontuação.

Para as vagas restantes, Carlos Sainz Jr, Nico Hulkenberg e Felipe Massa são os principais candidatos e parece que esse é o melhor momento para confiar no brasileiro, que enfim tem lembrado vagamente o piloto que brigou por título no passado.

 

Histórico em Monza

Disputado desde 1921, o grande prêmio de Monza é mais um dos que tem Michael Schumacher como o maior vencedor. Foram cinco vitórias do alemão, sendo que a última em 2006. Logo atrás aparece o brasileiro Nelson Piquet, com quatro triunfos. Com três conquistas aparece outro piloto do Brasil, Rubinho Barrichello. Sebastian Vettel e Lewis Hamilton também ganharam em três ocasiões e são os que chegam com melhor retrospecto entre os que vão participar desta edição. No ano passado, ganhador foi Rosberg.

 

Palpite

Se quando Valtteri Bottas estava em alta a disputa já ficava entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, após o fraco desempenho do finlandês na Bélgica, o fator de surpresa passa a ser ainda menor. A briga novamente deve ficar entre o alemão e o britânico e a expectativa é que Hamilton vença mais uma.

 

Programação do GP da Itália

Sexta-feira, 25 de agosto

  • 5:00 – Treino livre 1
  • 9:00 – Treino livre 2

Sábado, 26 de agosto

  • 6:00 – Treino livre 3
  • 9:00 – Treino de Classificação

Domingo, 27 de agosto

  • 9:00 – Corrida

 

Classificação da Fórmula 1 2017

  1. Sebastian Vettel, 220
  2. Lewis Hamilton, 213
  3. Valtteri Bottas, 179
  4. Daniel Ricciardo, 132
  5. Kimi Raikkonen, 128
  6. Max Verstappen, 67
  7. Sergio Perez, 56
  8. Esteban Ocon, 47
  9. Carlos Sainz Jr, 36
  10. Nico Hulkenberg, 34
  11. Felipe Massa, 27
  12. Romain Grosjean, 24
  13. Lance Stroll, 18
  14. Kevin Magnussen, 11
  15. Fernando Alonso, 10
  16. Pascal Wehrlein, 5
  17. Daniil Kvyat, 4
  18. Stoffel Vandoorne, 1
  19. Joylon Palmer, 0
  20. Marcus Ericsson, 0
  21. Antonio Giovinazzi, 0