Paulista A1

São Paulo x Ponte Preta agita a 2ª Rodada do Paulistão; veja o prognóstico

Foto: Friedemann Vogel/Getty Images

A segunda rodada do Campeonato Paulista acontece nesse fim de semana e, dos quatro cabeças de chave, quem encara o maior desafio é o São Paulo. Recebe em casa a Ponte Preta no domingo, e os dois times prometem uma partida arrasadora! Corinthians, Santos e Palmeiras têm compromissos bem mais fáceis e obrigação de vencer.

 

São Paulo x Ponte Preta

Depois do vexame que foi no ano passado, tudo indicava um início de temporada um pouco mais tranquilo para o São Paulo. Rogério Ceni assumiu como técnico com o aval da diretoria, o respeito dos jogadores e o antusiasmo dos torcedores. Encarou o River Plate e o Corinthians na Florida Cup, levou a decisão para os pênaltis nos dois momentos e conquistou a taça do torneio amistoso. Porém, a alegria durou pouco.

O primeiro jogo oficial do treinador foi na primeira rodada do Paulistão, e o Tricolor decepcionou, perdendo por 4 a 2 para o Audax. Quatro dias depois, foi a vez de estrear na Copa do Brasil, diante do Moto Club, no Maranhão. Na ocasião, Ceni trouxe de volta o goleiro Denis, moveu Buffarini da lateral esquerda para a direita, adiantou Cueva e trocou todo o ataque. Resultado: gol no primeiro minuto de jogo, e depois foi administrar a vitória magra. O time está se ajustando aos poucos, mas precisa se apressar. Duas partidas difíceis vêm pela frente. Nesse fim de semana, o São Paulo pega a Ponte Preta, mas a cabeça já está no clássico da quarta-feira, contra o Santos.

O início de temporada da Ponte Preta está sendo muito mais proveitoso. Apesar da insistência do Corinthians, a Macaca conseguiu manter o artilheiro William Pottker até o final do Paulistão. Devido ao projeto de sair do time, ele está sendo muito criticado pela torcida. Mesmo assim, continuou o bom trabalho do ano passado. Em duas partidas oficiais, marcou um gol em cada. Primeiro na vitória de virada contra a Ferroviária, por 2 a 1, na primeira rodada do Paulistão. Depois, em partida válida pela Copa do Brasil, quando a Ponte venceu o Campinense por 2 a 0.

A troca de técnico não parece ter abalado muito a equipe. Felipe Moreira não perdeu nenhum jogo desde sua estreia, na última rodada do Brasileirão do ano passado, contra o Coritiba. Agora, basta saber se está ao seu alcance colocar fim ao jejum da Ponte Preta no Morumbi. A última vez em que a Macaca venceu o São Paulo em casa foi em 2013.

Apesar dos odds apontarem para um amplo favoritismo do São Paulo, é preciso analisar a situação com frieza. Talvez acreditar em um empate não esteja tão fora da realidade assim, e é esse o meu palpite: São Paulo 1×1 Ponte Preta. Lembrando que, apesar do São Paulo ter assinado contrato com o atacante Lucas Pratto, ele ainda não foi apresentado e assistirá à partida da arquibancada.

 

Corinthians x Santo André

Começar a temporada com dois jogos fora de casa é difícil, mesmo para um time grande como o Corinthians. Especialmente em meio ao turbilhão que o clube vive agora, com novos desdobramentos do processo de impeachment do presidente Roberto de Andrade. Como esperado, o Timão teve uma vitória sofrida diante do São Bento no Paulistão, e o mesmo aconteceu na partida contra o Caldense, pela Copa do Brasil. Mas, agora, pega o Santo André em casa. Tudo indica uma vitória Alvinegra sem grandes complicações. Um respiro para Carille. Palpite: Corinthians 2×0 Santo André.

 

Red Bull Brasil x Santos

Outro time que deve aproveitar a rodada para somar três pontos na tabela é o Santos. Depois da vitória por 6 a 2 contra o Linense, a moral está nas alturas. E não é para menos. O Peixe conta com o elenco mais bem estruturado do Paulistão, e é grande favorito para vencer o campeonato. Para essa partida, basta saber se Dorival Júnior vai poupar os jogadores que estão pendurados, para atuarem na partida contra o São Paulo. São eles: Thiago Maia e Léo Cittadini. Independentemente disso, a Red Bull Brasil não está em sua melhor forma. Vem de derrota para o Mirassol e um esperado empate com o Santo André. Mesmo jogando em casa, o Toro Loko é tido como azarão. Palpite: Red Bull Brasil 1×4 Santos. Pode apostar que temos mais de 2,5 gols.

 

Ituano x Palmeiras

O Palmeiras começou a temporada um pouco desencontrado, e teve que contar com Tchê Tchê para marcar o gol da vitória contra o Botafogo-SP. Agora, o volante está lesionado e será desfalque pelas próximas seis semanas. Quem deve entrar em campo é o venezuelano Alejandro Guerra, campeão da Libertadores pelo Atlético Medellín, estreando com a camisa alviverde. E as chances estão a favor do Palestra. Palpite: Ituano 1×2 Palmeiras.

 

Confira os horários e odds para a 2ª Rodada do Paulistão:

Sábado, 11 de fevereiro

  • 17:00 – Ferroviária (1.90) x Mirassol (3.60); Empate (3.40)
  • 17:00 – Linense (2.90) x AudaxSP (2.25); Empate (3.25)
  • 19:30 ­– Botafogo-SP (2.30) x Novorizontino (3.00); Empate (3.10)
  • 21:00 – Corinthians (1.25) x Santo André (10.00); Empate (5.25)

Domingo, 12 de fevereiro

  • 11:00 – Red Bull Brasil (7.00) x Santos (1.44); Empate (3.80)
  • 17:00 – São Paulo (1.66) x Ponte Preta (5.00); Empate (3.40)
  • 19:30 – Ituano (4.20) x Palmeiras (1.80); Empate (3.30)
  • 19:30 – São Bernardo (2.30) x São Bento (3.00); Empate (3.10)