NBA

San Antonio Spurs avança – e já ameaça Houston e Golden State

Foto: Ronald Cortes/Getty Images

Série contra o Memphis Grizzlies foi fechada com monstruosa atuação coletiva

Foi um pouco – só um pouco – mais suado do que todos esperavam. Mas o poderoso San Antonio Spurs está na semifinal do Oeste e já preparado para enfrentar o Houston Rockets naquela que deve ser a melhor série entre todas as quatro que estão por vir.

Antes de projetar a semifinal, vamos explicar bem como os Spurs decidiram o playoff contra o Memphis Grizzlies por 4-2 na noite desta quinta-feira (27) em plena Memphis. O placar de 103×96 fala por si. O San Antonio não precisou se matar, mas tampouco obteve a classificação de bandeja.

O primeiro quarto de jogo já foi uma prévia do desfecho da noite. Os Grizzlies lutaram e forçaram os Spurs a mostrar o que tinham de melhor. O San Antonio 24×22 do período inicial já deixava claro: haveria muito desgaste de ambos os lados.

Tal expectativa se ampliou na segunda parte, com um surpreendente 28×21 que fez toda a Memphis sonhar – especialmente com o desempenho ofensivo de Mike Conley, o cestinha da equipe na noite.

No intervalo, é claro que Gregg Popovich, disparado o melhor técnico da NBA, uma espécie de Guardiola em seus melhores momentos de Barcelona, encaixou suas engrenagens como só ele sabe. Talvez a comparação com o bonachão Guardiola não seja a melhor – e sim com o ácido José Mourinho. Popovich é tão famoso pela competência quanto pelo mau humor, mas seus times jogam com uma precisão poucas vezes vista na história da NBA, e o terceiro quarto, com 30×24 pró-Spurs, merece ser resgatado por qualquer um que queira entender o que é um eficiente jogo coletivo na NBA.

A harmonia do trio Kawhi Leonard-Tony Parker-LaMarcus Aldrigde foi esfregada na cara de todos os que enchem o peito para falar de Curry-Durant-Thompson e LeBron-Irving-Love. Pensam o quê? Que só eles jogam?

E jogar foi tudo o que o “big three” do SAS precisou a partir dali. O placar de 75×74 e a condição de visitante em Memphis deixavam tudo indefinido para a sequência, e o temperamento de decisão dos Spurs fez toda a diferença – e é exatamente aí que o Golden State pode escorregar em uma eventual final de Oeste…

Kawhi Leonard segue como potencial MVP do playoff: fechou o duelo ante os Grizzlies com 29 pontos, 9 rebotes e 4 assistências. Tony Parker voltou a ser o Tony Parker da década passada: 27-2-4. E LaMarcus Aldridge foi de novo a besta de 2,11 metros que adora esfregar o cotovelo na cara dos adversários: 17 pontos, 12 rebotes (!), 1 assistência e 41 (!!) minutos em quadra.

Com os três em sintonia, não teve para o Memphis. O último quarto – aquele famoso, que “separa os homens dos meninos” – terminou 26×22 SAS – e SOS Grizzlies, que não tiveram o que fazer, a não ser encarar a derrota com a dignidade que caracteriza o esporte de elite nos Estados Unidos.

E o que vem por aí?

Os Spurs têm mais time e levam vantagem inclusive de mando de quadra diante dos Rockets. Foram cinco encontros na temporada regular e 4-1 para o San Antonio. A série vai ser aberta na segunda, 1º de maio, e desde já indicamos um 4-2 Spurs como eventual desfecho.

 

Em 24 segundos…

…O Toronto Raptors sofreu, mas o 92×89 foi suficiente para o 4-2 sobre o Milwaukee Bucks.

…Já era esperado: ninguém imaginava nada diferente de mais um Cavs x Raptors, agora pela semifinal do Leste. Em 2016, ambos fizeram a final da conferência, e deu Cleveland em seis jogos.

…Três grandes partidas nesta sexta vão mostrar que tipo de fim de semana a NBA vai ter.

…Reforçarmos a cara de jogo 7 que a série Hawks-Wizards tem. É esta a nossa expectativa a partir das 20h30 (de Brasília) em Atlanta.

…Bem mais dramática e imprevisível é a partida das 21h, Bulls x Celtics, com o Chicago apostando tudo em seu mando de quadra para forçar o jogo 7. Seria lindo, mas o Boston é favorito – não por muito, verdade.

…Falar em favorito é falar do Utah Jazz, que nesta sexta tem tudo para definir sua série diante do Los Angeles Clippers às 23h30. Joga em casa, está na frente no placar e conta com ótimo momento de…Joe Johnson, ala de 36 anos!

 

Os três jogos da NBA nesta sexta-feira são:

  • 20h30 – Atlanta Hawks x Washington Wizards (Wizards 3-2)
  • 21h00 – Chicago Bulls x Boston Celtics (Celtics 3-2)
  • 23h30 – Utah Jazz x Los Angeles Clippers (Jazz 3-2)