Campeonato Italiano

Prognóstico de Napoli e Juventus pela rodada 15 do Campeonato Italiano; Inter pode assumir liderança

Foto: Valerio Pennicino - Juventus FC/Juventus FC via Getty Images

Em caso de vitória da Vecchia Signora no clássico, time nerazzurri ultrapassaria os napolitanos, desde que também vença o Chievo, em Milão

O Campeonato Italiano segue com a luta pelo título acirradíssima às vésperas da 15ª rodada, que começa, amanhã (01), com o jogo entre Roma e Spal. Mas o prato principal será o apimentado clássico entre Napoli e Juventus, no estádio San Paolo, em Nápoles, às 17h45 (horário de Brasília) desta sexta-feira. Um dia nada usual para um derby desta magnitude, que deveria ter sido agendado para o domingo.

 

BRIGA PELA LIDERANÇA DO ITALIANO

Atual hexacampeã, a Vecchia Signora começou a temporada 2017/2018 com menos força em comparação aos últimos anos. No momento, a equipe de Turim encontra-se na terceira colocação, com quatro pontos de diferença para os napolitanos (38-34). Um aproveitamento que não pode ser considerado ruim, mas que dá indícios de que a hegemonia juventina está perto, enfim, de ser derrubada na Série A. Entre os dois rivais, aparece a Internazionale, com 36 pontos, e bastante interessada no resultado do duelo entre os gigantes do Sul e do Norte.

No domingo (03), às 12h (horário de Brasília), em Milão, os nerazurri encaram o Chievo. Se confirmar os três pontos em casa, a Inter pode terminar a rodada na ponta da tabela, desde que a Juve ganhe dos Azzurri Meglio. É importante frisar que apenas os napolitanos e interistas seguem invictos na atual edição do Italiano, que também vê os romanos com força para entrarem na briga pelo scudetto em breve.

 

SÉRIE A: NAPOLI X JUVENTUS

Mas todos os holofotes estarão apontados para o estádio San Paolo, onde o Napoli sabe da importância da vitória sobre seu maior rival na Bota. Desde os tempos do auge do time, na década de 1980, quando contava com os astros Diego Maradona e Careca, os grandes duelos que culminaram com a conquista de seus dois títulos italianos (1986–87, 1989–90) foram contra a Vecchia Signora. Outro momento importante na era de ouro napolitana foi o título da Copa da UEFA (atualmente, Liga Europa), na temporada 1988-89. Nas quartas de final, mais um triunfo sobre a Juventus – 3 a 2 no placar agregado.

Porém, atualmente, os bianconeri têm levado a melhor. Afinal, dos seis últimos títulos italianos do clube de Turim, o Napoli ficou com o vice-campeonato duas vezes. Mas a expectativa da torcida partenopei é grande para que os ventos da sorte soprem em direção ao Sul. A confiança é enorme, já que todos os bilhetes para o clássico estão esgotados.

 

HIGUAÍN DEVE DESFALCAR A JUVENTUS

Agora, um personagem que fez aumentar ainda mais a rivalidade entre os dois clubes tem ausência quase confirmada no derby. Antigo ídolo napolitano, o artilheiro argentino Gonzalo Higuián frustrou os apaixonados torcedores ao aceitar a proposta para jogar em Turim. Na ocasião, a Vecchia Signora desembolsou 90 milhões de euros. Mas em função de uma lesão na mão esquerda, durante um treino, Higuián precisou ser submetido a uma cirurgia, na última segunda-feira (27). Mesmo se tratando de uma intervenção simples, a escalação do goleador é praticamente impossível, quando o croata Mandzukic deve assumir a posição.

 

PALPITE PARA JUVENTUS E NAPOLI

Será uma partida de tirar o fôlego, até mesmo para quem irá assistir pela televisão. Apesar de estarmos longe do fim do campeonato, o Napoli sabe o que uma vitória sobre o atual hexacampeão representa em termos de confiança. O triunfo vale mais que os três pontos. Seria uma bela injeção de moral para que os comandados de Maurizio Sarri mantenham-se firmes na rota do scudetto.

Do outro lado, a Juventus também tem consciência da magnitude do confronto. Mesmo sem sua principal referência de ataque em campo, o time irá levar muito perigo aos mandantes, que têm a obrigação do resultado positivo. Com um elenco mais rodado, a Vecchia Signora conta com experiência de sobra, principalmente na defesa, para suportar a pressão napolitana e responder com bons contra-ataques. Assim como aconteceu contra a Inter, no mesmo estádio San Paolo, os Azzurri terão que se contentar mesmo é com o empate.

 

JOGOS DA 15ª DO CAMPEONATO ITALIANO 2017/2018

Sexta-feira, 01 de dezembro

  • 15:30 – Roma – Spal – Palpite: Roma
  • 17:45 – Napoli – Juventus – Palpite: Empate

Sábado, 02 de dezembro             

  • 17:45 – Torino – Atalanta – Palpite: Torino

Domingo, 03 de dezembro

  • 09:30 – Benevento – Milan – Palpite: Milan
  • 12:00 – Bologna – Cagliari – Palpite: Empate
  • 12:00 – Fiorentina – Sassuolo – Palpite: Fiorentina
  • 12:00 – Inter – Chievo – Palpite: Inter
  • 17:45 – Sampdoria – Lazio – Palpite: Empate

Segunda-feira, 04 de dezembro

  • 16:00 – Crotone – Udinese – Palpite: Empate
  • 18:00 – Verona – Genoa – Palpite: Verona