Humor

Paixão Nacional: soluções

No futebol, muito se fala da importância de “jogar em casa”. Ser o mandante e jogar no estádio onde se treina é, em teoria, uma vantagem. O Vitória, entretanto, pensa um pouco diferente. Abrindo o Z-4 do Campeonato Brasileiro com 35 pontos, o time comandado por Wagner Mancini ostenta o título de “pior mandante” do torneio. Seu desempenho doméstico consegue ser pior que o do lanterna – e virtualmente rebaixado (eu sei que dói) – Atlético-GO.

É contra este péssimo retrospecto que o rubro-negro recebe hoje o “todo-poderoso” Palmeiras, que chega à Bahia “mordido” pela derrota por 3 a 2 para o Corinthians na última rodada do Brasileirão.

E falando em Corinthians, o Timão também tem alguns problemas quando lida com jogos decisivos em seu estádio – que, aliás, foi “inagurado” pelo alvinegro em 18 de maio de 2014 com uma derrota por 1 a 0 para o Figueirense, então lanterna do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado por Giovanni Augusto – aquele mesmo que vem passando a temporada de 2017 na ponta direita do banco de reservas corintiano.

Pode parecer piada, mas houve um tempo em que gente importante dentro do clube acalentou a ideia de o Timão não fazer mais seus jogos importantes em Itaquera. Isso porque em 12 mata-mata decididos em sua casa, o alvinegro caiu em seis. Desde 2014, o Corinthians foi eliminado pelo Palmeiras (semifinal do Paulistão de 2015, nos pênaltis), Guaraní-PAR (oitavas de final da Libertadores de 2015), Santos (oitavas de final da Copa do Brasil de 2015), Audax (semifinal do Paulistão de 2016, nos pênaltis), Nacional do Uruguai (oitavas de final da Libertadores de 2016) e Internacional (4ª fase da Copa do Brasil de 2017, nos pênaltis). Sussuros de “Pacaembu” circularam pelo Parque São Jorge.

É este tipo de superstição que faz a graça do futebol. É óbvio que não é o estádio que faz o time ganhar ou perder uma partida. Mas sequências de resultados ruins ajudam a alimentar a “zuêra” entre torcedores rivais.

O Corinthians espantou a má-fase contra o Palmeiras jogando em casa no último domingo. Hoje a noite, o Vitória recebe o mesmo alviverde querendo fugir do Z-4 e melhorar seu score no Barradão. Será que vai conseguir?