Champions League

Os playoffs vão começar! Liverpool e Napoli precisam despachar ‘pedreiras’ para garantir vaga na Champions League

Foto: Alex Broadway/Getty Images

Jogos de ida acontecem entre os dias 15 e 16 de agosto pelos gramados europeus

Maestro, pode tocar a emblemática música da Champions League! A fase de playoffs está chegando nos próximos dias para definir todos os 32 times que disputarão a edição 17/18 do torneio mais charmoso e aguardado pelos amantes do futebol. A disputa das dez últimas vagas começa com os duelos de ida dos playoffs – que acontecem entre os dias 15 e 16 de agosto no formato de mata-mata.

Ao contrário das demais equipes, Liverpool, Sevilla, Napoli, Hoffenheim e Sporting não precisaram disputar as etapas anteriores e entraram automaticamente nesta fase do torneio. Entretanto, o sorteio do último dia 4 de agosto, que determinou os confrontos, não foi nada favorável para boa parte das favoritas! Enquanto os diretores dos times não gostaram nada dos chaveamentos, os espectadores comemoram alguns duelos de tirar o fôlego! Veja a prévia dos principais:

 

Liverpool x Hoffenheim

O Liverpool travou verdadeiras batalhas na última temporada em busca do tão sonhado 4º lugar na Premier League – posto que garantiu o time da terra dos Beatles na fase de playoffs da Champions. Agora é matar ou morrer para os Reds: a equipe viaja até a Alemanha para encarar o Hoffenheim na Rhein-Neckar Arena – duelo que acontece na próxima terça-feira (15) às 15h45.

A pressão sobre os comandados de Jurgen Klopp é gigantesca para que todo sofrimento até garantir a vaga não tenha sido em vão. Para desespero do técnico alemão, ele não poderá contar com jogadores importantes como  Adam Lallana, Nathaniel Clyne, Daniel Sturridge e, principalmente, Philippe Coutinho.

Ao contrário dos outros, que estão contundidos, o brasileiro não foi relacionado pela polêmica envolvendo a possível transferência para o Barcelona. O Liverpool rejeitou a proposta de €100 milhões do Barça e deixou claro que o brasileiro não está à venda – ainda que ele tenha feito um pedido de transferência para assinar com o clube catalão.

Será um grande desafio para os Reds – até porque do outro lado está um ótimo time. O Hoffenheim foi uma das sensações da última Bundesliga liderado pelo técnico Julian Nagelsmann – de apenas 30 anos. O jovem treinador elevou a equipe de patamar e deu muito trabalho aos ‘gigantes’ alemães na última temporada.

Previsão: Por mais que o ataque de Mané, Salah e Firmino seja perigoso, o Hoffenheim não perdeu nenhum jogo em casa na última temporada e sabe muito bem jogar no erro do adversário. Os Reds têm totais condições de reverter na Inglaterra, mas devem perder por 1 a 0 na Alemanha.

 

Napoli x Nice

O time do sul da Itália foi outro que não ficou nada feliz com o sorteio dos confrontos – não será nem um pouco fácil encarar o bom time do Nice. Os italianos recebem os Franceses no San Paolo na próxima quarta-feira (16), às 15h45, precisando abrir vantagem para carimbar a vaga na França na próxima semana.

Apesar de ainda não terem estreado oficialmente na temporada, os napolitanos terminaram o último ano muito bem e devem continuar na mesma pegada com o perigoso ataque de Mertens, Callejon e Insigne fazendo a festa.

Do outro lado, o Nice já viveu dias melhores. A equipe foi uma das sensações na última temporada e chegou a liderar o Campeonato Francês por algum tempo – terminando em terceiro. Entretanto, o começo não foi muito animador: o time de Mario Balotelli perdeu as duas primeiras partidas na Ligue 1 e classificou para a fase de playoffs com dois empates diante do Ajax: 2 a 2 na Holanda e 1 a 1 na França.

Previsão: O Nápoli vem de oito vitórias e dois empates e marcou gols nos dez últimos compromissos em casa. Os italianos mantiveram a boa forma com amistosos e devem abrir vantagem para o duelo de volta na França. Napoli vence por 2 a 1.

 

Sevilla com a vida mais tranquila

De todas as cinco equipes que entraram diretamente na fase de playoffs, o Sevilla foi a que, teoricamente, se deu melhor no sorteio. Os espanhóis encaram na próxima quarta-feira, na Turquia, o Istambul Basaksehir – segundo colocado e a revelação do futebol turco na última temporada.

Apesar do time vir com o elenco  mais forte dos últimos anos, com os retornos de Banega e Navas e as contratações de Muriel, Nolito e Kjaer, os confrontos recentes diante de Braga, Fenerbahce, CSKA e Leicester mostram que o time andaluz precisa ficar com os olhos bem abertos.

Previsão: O time de Eduardo Berizzo é muito bom no papel, mas ainda não teve chance de mostrar na prática. O Sevilla passou por muitas mudanças e não possui um histórico muito bom jogando fora de casa. O time espanhol garante um empate com gols e liquida a fatura em casa.

 

Jogos de ida dos playoffs da Champions League

Terça-feira, 15 de agosto

  • 13h00 – Qarabag FK (AZE) x FC Copenhague (DIN)
  • 15h45 – Sporting Portugal (POR) x Steaua Bucareste (ROU)
  • 15h45 – Hoffenheim (ALE) x Liverpool (ING)
  • 15h45 – Young Boys Berne (SUI) x CSKA Moscou (RUS)
  • 15h45 – APOEL (CYP) x Slavia Praga (CZE)

Quarta-feira, 16 de agosto :

  • 15h45 – Olympiakos (GRE) x Rijeka (CRO)
  • 15h45 – Celtic (ESC) x FC Astana (CAZ)
  • 15h45 – Hapoel Beer-Sheva (ISR) x Maribor (SVN)
  • 15h45 – Istambul Basaksehir (TUR) x Sevilla (ESP)
  • 15h45 – Napoli (ITA) x Nice (FRA)