NBA

LeBron James leva o Cleveland Cavaliers à maior virada da história. Pobre Indiana Pacers…

Foto: Joe Robbins/Getty Images

Como “King James” entrou (de novo) para o livro dos recordes da NBA.

Parece incrível, mas até LeBron James tem críticos. E uma das mais frases mais repetidas pelos seus detratores é que “ele é um jogador que só atua bem quando tudo está bem”. Que, ao contrário de Westbrook e, recuando um pouco mais no tempo, Kobe Bryant e Michael Jordan, LeBron “não é capaz de carregar um time sozinho, que James só faz as coisas com o respaldo de jogadores gigantes como Kyrie Irving e Kevin Love”.

Pois bem.

Na noite desta quinta, tudo o que a gente viu foi o contrário disso. LeBron teve uma atuação insana.

Para explicar tudo em detalhes é preciso também resgatar também a incrível performance do Indiana Pacers. Jogando em casa, a equipe fez simplesmente o melhor primeiro tempo da história do playoff. Os Pacers foram para o intervalo ganhando por 74×49 – nunca um time havia feito 74 pontos no primeiro tempo de um jogo do pós-temporada.

Mas na segunda metade as coisas foram bem diferentes. LeBron já está com 32 anos, mas atuou com a força e o fôlego de um garoto. Alcançou um triplo-duplo e fez o Cleveland alcançar a virada e vencer – 119×114, e em plena casa do adversário.

Jamais, nos playoffs, uma equipe conquistou uma virada tão grande – os Cavs perdiam por 25 pontos ao fim do primeiro tempo!

Dos 41 pontos anotados pelo Cleveland na segunda metade de jogo, 28 foram de LeBron. Quase 70% do total do time. Fantástico é pouco. “King James” terminou a partida com 41 pontos, 12 assistências e 13 rebotes, e ainda alcançou mais duas marcas importantes.

A primeira: superou Kobe Bryant e agora é o terceiro maior pontuador da história do playoff (com 5.670 pontos)  – está atrás apenas de Michael Jordan (5.987) e Kareem Abdul-Jabbar (5.762).

A segunda: LeBron é agora o segundo jogador com mais triplos-duplos em playoffs, só superado por Magic Johnson (30).

A atuação mágica de LeBron colocou praticamente um ponto final na discussão sobre quem é o melhor jogador do momento. A lista é longa e brilhante: Russell Westbrook, James Harden, Kawhi Leonard, Isaiah Thomas e Stephen Curry merecem sim, ser chamados de os mais talentosos do momento. Mas há uma diferença de nível de James para esta turma. Ele sempre se supera nas horas decisivas, ao contrário dos outros. Sim, e estamos falando também de Curry, que precisa vencer primeiro sua inconstância antes de se comparar a LeBron.

A segunda grande vantagem que LeBron leva é a longevidade. Nós falamos dele há uns 13 anos – desde 2004, quando foi eleito o “Rookie of the Year”. E jogar em alto nível em uma liga tão elitista e desgastante como a NBA é só mesmo para os escolhidos.

“King James” faz questão de confirmar, a cada playoff, que é mesmo um deles. Que pode se sentar na mesma mesa que Jordan, Johnson, Jabbar, Bryant e Larry Bird – o Larry Bird que viu bem e com seus próprios olhos, como manda-chuva do Indiana que é…

 

Em 24 segundos…

…O Memphis se igualou ao Chicago como maior surpresa do playoff: amassou, em casa, os Spurs por 105×94. A série agora está 2×1 San Antonio.

…No outro duelo de quinta, Bucks x Raptors, o Milwaukee também falou alto em casa e também alcançou seu 2×1: 104×77. Khris Middleton foi o destaque, e não Antetokounmpo.

…O fim de semana vai ser imperdível. “Haja coração”, falaria Galvão Bueno, se narrasse a NBA.

…Já reserve a sexta (20h) e o domingo (19h30) para os próximos capítulos do emocionante Bulls-Celtics, desta vez na casa do Chicago. Excelentes horários, excelente atração.

…Outras grandes pedidas são os duelos Harden x Westbrook, agora em Oklahoma – às 22h30 desta sexta e 16h30 de domingo.

…Para ajudar, deixamos aqui uma tabela com todos os jogos da NBA neste feriado e fim de semana. Aproveitem!

 

JOGOS DOS PLAYOFFS DA NBA

SEXTA-FEIRA (21 DE ABRIL)
20h00 – Chicago Bulls x Boston Celtics (Bulls vão liderando a série por 2-0)
22h30 – Oklahoma City Thunder x Houston Rockets (Rockets 2-0)
23h00 – Utah Jazz x LA Clippers      (1-1)

SÁBADO (22 DE ABRIL)
16h00 – Milwaukee Bucks x Toronto Raptors (Bucks 2-1)
18h30 – Atlanta Hawks x Washington Wizards (Wizards 2-0)
21h00 – Memphis Grizzlies x San Antonio Spurs (Spurs 2-1)
23h30 – Portland Trail Blazers x Golden State Warriors (Warriors 2-0)

DOMINGO (23 DE ABRIL)
14h00 – Indiana Pacers x Cleveland Cavaliers (Cavs 3-0)
16h30 – Oklahoma City Thunder x Houston Rockets
19h30 – Chicago Bulls x Boston Celtics
22h00 – Utah Jazz x Los Angeles Clippers