Paulista A2 e A3

Lusa faz confronto direto contra rebaixamento; Guarani luta pelo G-4: prognósticos da última rodada da Série A2!

Foto: Divulgação/Lusa

Quando parecia que a Portuguesa havia reagido na Série A2 do Campeonato Paulista, duas derrotas consecutivas em casa transformaram a chance de brigar por uma das vagas do G-4 pela ameaça real de rebaixamento para a terceira divisão do estadual. Ah, Lusinha! Com o sonho de voltar à elite do futebol paulista extinto, a equipe viaja à Piracicaba e precisa desesperadamente de pelo menos um empate contra o XV de Piracicaba para se manter na A2 sem depender de outros resultados. Todos os dez duelos da na 19ª e última rodada acontecem ao mesmo tempo: domingo (23) às 16h.

Para piorar a situação da Lusa, o XV está com a corda no pescoço e precisa obrigatoriamente vencer para escapar da degola – o Nhô Quim é o 15º e atualmente abre a zona de rebaixamento da A2 com 22 pontos – um a menos do que a Portuguesa em 12º. A promessa é de um Barão de Serra Negra completamente lotado para empurrar o time da casa e salvar o XV de mais um rebaixamento. A Lusa que se cuide!

Isso tudo principalmente porque a equipe vem se mostrando extremamente instável ao longo da competição. Ainda brigando por uma hipotética vaga no G-4, a Portuguesa teve duas chances seguidas em casa para, pelo menos, garantir a permanência na Série A2, mas derrotas no Canindé para São Caetano e Oeste obrigaram o time agora a ter que buscar o resultado fora de seus domínios. Infelizmente a Lusa mais uma vez esbarra na incompetência administrativa de uma diretoria que demorou demais para mandar o técnico Tuca Guimarães embora – após um trabalho muito ruim na montagem e manutenção do elenco.

A boa notícia para o torcedor da Portuguesa é que o time pode escapar da degola mesmo em caso de derrota – basta Votuporanguense (13º) ou Velo Clube (14º) não vencerem seus compromissos. Os dois times terão compromissos fora de casa: a Pantera faz um embate dificílimo no Nabizão contra um Bragantino (5º) ainda sonhando com G-4, já o time de Rio Claro enfrenta o Barretos (16º) que precisa de um milagre para escapar do rebaixamento. A briga contra o Z-6 promete ser acirrada até o final! Fica esperta, Lusa!

 

Guarani e Rio Claro fazem confrontos diretos pelo G-4

Apesar de, em teoria, três vagas estarem em aberto no G-4 da Série A2, apenas um desastre de proporções épicas tira o lugar do Água Santa – que deve confirmar participação na semifinal ao lado do líder e já classificado São Caetano. Na prática, cinco times seguem na disputa das duas vagas restantes para manter o sonho de retornar à elite do futebol paulista ainda vivo: Rio Claro (3º), Guarani (4º), Bragantino (5º), Batatais (6º) e Sertãozinho (7º). Quatro deles fazem confrontos diretos no domingo… a disputa será espetacular!

A matemática para o Bugre é bem simples: se vencer está classificado – independente de outros resultados – já a derrota significa eliminação. Será o “o jogo do ano” para o time de Campinas! O técnico Vadão terá força máxima contra o Batatais – que jogará em casa e ainda mantém chances de classificação. Apesar do tropeço diante do Juventus na Rua Javari na última rodada, o Fantasma da Mogiana precisa vencer o Guarani de qualquer maneira no Oswaldo Scatena e ainda torcer para um tropeço do Bragantino para garantir a vaga. Será um duelo de tirar o fôlego!

Quem também depende somente de suas forças para terminar a primeira fase no G-4 é o Rio Claro. Na 3ª colocação com 30 pontos, o Galo Azul recebe o Sertãozinho no Schmidtão e precisa de uma vitória simples para carimbar o passaporte para a próxima fase. O Rio Claro pode se classificar até com um empate – desde que o Bragantino não vença. Ainda vivo, o Touro dos Canaviais promete fazer jogo duro, pois pode chegar aos mesmos 30 pontos e ultrapassar o Galo nos critérios de desempate. Mesmo assim, o Sertãozinho só garante uma vaga no G-4 se o Bragantino tropeçar.

Percebeu como o Braga foi bastante citado nos parágrafos acima? O Massa Bruta é o único dos cinco times na briga por classificação que não faz um confronto direto e será o fiel da balança em toda essa confusão pelas duas vagas restantes. Para se classificar, o Braga precisa vencer o Votuporanguense, que, como dito acima, está com a corda no pescoço, e ainda por cima torcer por um tropeço de Guarani ou Rio Claro. Que rodada espetacular, senhores! Fiquem ligados!

 

Confira a rodada completa:

Dom 23/04/2017 Barão da Serra Negra 16:00
XV de Piracicaba x Portuguesa

Dom 23/04/2017 Anacleto Campanella 16:00
São Caetano x Penapolense

Dom 23/04/2017 Distrital do Inamar 16:00
Água Santa x Taubaté

Dom 23/04/2017 Vail Chaves 16:00
Mogi Mirim x Rio Preto

Dom 23/04/2017 Augusto Schmidt 16:00
Rio Claro x Sertãozinho

Dom 23/04/2017 Nabi Abi Chedid 16:00
Bragantino x Votuporanguense

Dom 23/04/2017 Fortaleza 16:00
Barretos x Velo Clube

Dom 23/04/2017 Arena Capivari 16:00
Capivariano x União Barbarense

Dom 23/04/2017 Osvaldo Scatena 16:00
Batatais x Guarani

Dom 23/04/2017 Arena Barueri 16:00
Oeste x Juventus-SP