Brasileirão Série B

Inter recebe o CRB para tentar se redimir com o torcedor; Gaúchos precisam de seis pontos para garantir o acesso

Foto: Ricardo Duarte/SCI

A apreensão toma conta da torcida colorada, que espera ansiosamente pelo retorno de seu time à elite do futebol brasileiro. Para sua tristeza, não será nesta rodada que o Internacional carimbará seu passaporte para a Série A. Os gaúchos deixaram escapar três pontos importantíssimos no último sábado (28), e ainda por cima para um adversário direto, o vice-líder Ceará, que agora entrou de cabeça na briga pelo título. A vitória do Oeste, fora de casa, diante do Paraná, na abertura da 33ª rodada, também não foi um bom resultado. Quinto colocado, o time de Barueri soma 55 pontos, apenas seis a menos que o Inter, e já passa a ser uma ameaça.

Porém, é preciso levar em conta que este tipo de percalço é natural em uma reta final de campeonato, e uma análise fria mostra que o Colorado segue como o principal candidato ao título, além de ter presença praticamente garantida na primeira divisão em 2018. O que o time precisa é retomar a confiança, e para isso nada como uma boa vitória no jogo da próxima sexta-feira (03), diante do CRB, no Beira-Rio.

O time alagoano é o 16º colocado, com 38 pontos, e luta contra o rebaixamento. Já não vence há quatro jogos, e na rodada passada foi derrotado por 3×1 pelo Figueirense. Diferentemente do Ceará, não chega a inspirar grandes preocupações.

 

Tropeço e ânimos acirrados no embate contra o Vozão

Internacional e Ceará fizeram uma ótima partida na tarde do último sábado, no Beira-Rio. Depois de um início truncado, o Vozão se soltou no segundo tempo, e abriu o placar com Elton. O Inter bem que pressionou, mas para a frustração dos 38 mil torcedores presentes, não conseguiu chegar ao gol de empate. Após o apito final, o meia D’Alessandro não se conformou com as vaias vindas das arquibancadas e deixou o campo gesticulando muito, demonstrando irritação.

Com a derrota, o Colorado estacionou nos 61 pontos. O Ceará chegou aos 58, e espera manter a boa sequência vencendo outro time gaúcho, o Juventude, também fora de casa, na próxima sexta-feira. A depender de uma combinação de resultados, poderá até terminar a rodada com a mesma pontuação dos líderes.

 

Pottker e Damião são dúvidas para a próxima partida

Duas das principais esperanças ofensivas do Internacional, os atacantes William Pottker e Leandro Damião, ainda não têm presença confirmada na partida contra o CRB.  Ambos se queixam de desconforto na região da coxa. Damião já desfalcou o time contra o Ceará, e fará testes até a véspera do jogo para avaliar suas condições. Quem deve ganhar uma nova chance é o uruguaio Nico Lopez, vice-artilheiro da equipe na competição, com sete gols.

Na lateral-direita, quem retorna é Cláudio Winck, que havia sido barrado para a entrada de Alemão, mas diante das más apresentações do companheiro, será alçado novamente ao time titular. O volante Rodrigo Dourado estará à disposição do técnico Guto Ferreira após cumprir suspensão.

Os gaúchos são favoritíssimos para vencer a partida. Caso conquistem mais três pontos em casa, poderão garantir o retorno à Série A na rodada seguinte, quando terão como adversário o Luverdense.

 

América Mineiro mantém a esperança

Ainda na terça-feira, o América Mineiro, terceiro colocado, com 57 pontos, joga fora de casa contra o Guarani, que soma 39, ocupa a 15º posição e ainda tem chance de cair para a Série C. O Coelho está invicto há cinco rodadas, mas vem de uma incômoda sequência de três empates. A perspectiva de alcançar liderança, contudo, pode servir como motivação para o time, que ganhou um novo fôlego com o tropeço do Internacional. O Bugre já chegou a liderar o campeonato, mas caiu vertiginosamente na tabela depois de uma sequência de nove jogos sem vitória. Porém, o time campineiro conseguiu somar cinco pontos nas últimas três partidas, e já começa a dar sinais de recuperação.

 

Luverdense pode deixar o Z-4

Na luta contra a degola, o 17º colocado, Luverdense, vai até Natal para enfrentar o lanterna, ABC. Com apenas 28 pontos somados, o time potiguar já está virtualmente rebaixado. Para os mato-grossenses, ainda resta uma esperança, mas será preciso vencer e torcer por um tropeço do CRB diante do Internacional. O problema é que o time não tem feito a sua parte, e já não vence há quatro jogos.

 

Santa Cruz e Náutico fazem clássico esvaziado

No sábado, Santa Cruz e Náutico, 18º e 19º colocados, respectivamente, farão um jogo que vale pela rivalidade, já que os pernambucanos têm suas quedas praticamente sacramentadas. De qualquer forma, com mais três pontos os anfitriões ganharão uma sobrevida, e diante de seus apaixonados torcedores, que costumam marcar presença, têm tudo para levar a melhor neste melancólico Clássico das Emoções.

 

Jogos da 33ª rodada:

Terça-Feira, 31/10
  • 19:30 – Goiás 1×1 Criciúma
  • 21:30 – Paraná 1×2 Oeste
Sexta-Feira, 03/11
  • 19:15 – Juventude x Ceará  Palpite: Ceará
  • 19:15 – Internacional x CRB  Palpite: Internacional
  • 21:30 – ABC x Luverdense  Palpite: Luverdense
  • 21:30 –Paysandu x Vila Nova  Palpite: Empate
Sábado, 04/11
  • 16:30 – Figueirense x Brasil de Pelotas  Palpite: Empate
  • 17:30 – Santa Cruz x Náutico  Palpite: Santa Cruz
  • 17:30 – Guarani x América-MG  Palpite: América-MG
  • 17:30 –Boa Esporte x Londrina  Palpite: Empate