Copa Sul-Americana

Hoje é dia de Mengão pela Copa Sul-Americana

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Flamengo vai com tudo em busca de um troféu para salvar sua temporada

Meu colega Flávio Soares diz que o Fluminense ganha do Flamengo. Como assim? Eles já se enfrentaram seis vezes e a torcida Tricolor não cansa de sair cabisbaixa do Maracanã! Além do mais, parece que este elenco rubro-negro finalmente despertou de que, como time, não está se encaixando. Pode até ser favorito no papel, pois cada jogador custou caro, mas ainda não conseguiu provar os milhões pagos dentro de campo. As cobranças da nação e o clima nada amigável nos bastidores têm obrigado o grupo a se cobrar. É a última chance de título. Flávio, agora vai! Mengô!

 

Histórico

Em 411 clássicos disputados até hoje, o Flamengo venceu 148, o Fluminense 129 e tivemos 134 confrontos sem ganhador.

Este ano, eles se digladiaram em seis oportunidades, quatro pelo Estadual e duas pela Série A. O rubro-negro venceu duas vezes e aconteceram quatro igualdades.

 

Mais do que a vitória, é preciso se classificar

Não se pode culpar a diretoria pelos fracassos em campo. O cofre foi aberto e o Urubu praticamente contratou quem quis para as competições das quais participou. Só participou mesmo, porque ficou muito aquém de quem visava brigar pelos títulos. Estadual não conta, né gente?

Pelo menos, o retrospecto nesta edição da Copa Sul-Americana é positivo para o Mengão. Em quatro pelejas, Muralha e companhia prevaleceram em três e empataram apenas uma. Palestino e Chapecoense sofreram com os gols cariocas.

O desfalque para encarar o Fluzão é importante, porém. Trata-se de Guerrero, que não curou as dores na coxa esquerda. Os da Gávea perdem então o homem de referência no ataque. Berrío passou por uma cirurgia para recuperar o tendão patelar do joelho esquerdo e só volta em 2018. Já era? Nem tanto! Reinaldo Rueda, mal chegado e já contestado, confia muito em Lucas Paquetá, que deve começar entre os onze. Vinícius Junior é outro que se encontra à disposição, depois de se recuperar de uma entorse no joelho direito.

Durante a partida, o Flamengo sabe que precisa melhorar três aspectos: fazer um primeiro tempo do mesmo nível do segundo, pois o rubro-negro começa o jogo sonolento, parecendo um bando de sonâmbulos. Outro ponto é os laterais, que precisam avançar em velocidade para apoiar a estratégia ofensiva e voltar para reforçar a marcação. Finalmente, a ansiedade na hora de decidir o lance. Todos querem sair da crise, mas chutar de qualquer maneira não vai resolver.

Nos bastidores, aconteceu uma briga feia entre o vice-presidente geral, Maurício Mattos, e o vice-presidente financeiro, Claudio Pracownik. Sinal de que a crise começa a mostrar sua cara.

 

Mais problemas financeiros para o Flu

O pai tricolor e o filho rubro-negro têm decepcionado seus fãs. Pelo menos na Gávea, a tesouraria não tem os problemas de falta de caixa das Laranjeiras. Além do atraso nos salários caíram mais duas bombas ontem: a primeira é que a justiça autorizou o Maracanã a aumentar o aluguel para o Pó de Arroz. A segunda, é que apesar de ter feito um novo acordo, a instituição terá de pagar o que deve a Levir Culpi.

Para o espetáculo desta noite, Henrique Dourado, que foi poupado contra a Chapecoense, está de volta. Richard foi inscrito na CONMEBOL e é outro que pode somar. Douglas e Sornoza continuam no estaleiro.

O marketing lançou a terceira camisa, na cor de sangue encarnado. Flávio Soares pode até considerar que os dois oponentes estão mal das pernas. Com a escassez de grana e essa camisa, o America (RJ) mesmo é o Flu, além do próprio Mecão.

 

As possíveis escalações

Fluminense: Diego Cavalieri; Luas, Gum, Reginaldo e Marlon; Richard, Marlon Freitas, Wendel, Gustavo Scarpa e Marcos Junior; Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga.

Flamengo: Diego Alves; Pará, Réver, Rhodolfo e Trauco; Cuéllar, Willian Arão e Éverton Ribeiro; Geuvânio, Lucas Paquetá e Everton. Técnico: Reinaldo Rueda.

 

Serviço

Com preços variando entre R$ 35,00 e R$ 245,00, as vendas de ingressos para assistir ao primeiro Fla-Flu da Copa Sul-Americana já começaram. Até o momento, 15 mil pessoas já garantiram seu lugar no Maracanã.

Os portões serão abertos às 19h45.

 

Palpite

O Flamengo tem um maior apoio vindo das arquibancadas e tem uma obrigação maior de vencer para salvar o ano dos dirigentes rubro-negros, que investiram pesado e devem uma satisfação aos sócios, à imprensa e à nação.

Eu não sei se Reinaldo Rueda trouxe café da Colômbia, mas o que o Urubu precisa é do energético Carabao, patrocinador do rubro-negro. Talvez seja isso que esteja faltando para os flamenguistas decolarem.

Previsão é de Mengão 2 a 0, para desespero do Flávio, que sofreu ao apostar no Bahia, semana passada. Clique aqui para o “recordar é viver”.

 

Jogos de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana 2017

Terça-feira, 24 de outubro

  • 22h45: Libertad x Racing – palpite: Racing.

Quarta-feira, 25 de outubro

  • 20h15: Nacional-PAR x Independiente – palpite: Independiente.
  • 21h45: Fluminense x Flamengo – palpite: Flamengo.

Quinta-feira, 25 de outubro:

  • 21h45: Sport x Atlético Júnior – palpite: Atlético Júnior.