Gaúcho

Gre-Nal 412 agita o fim de semana no Campeonato Gaúcho

Foto: Lucas Uebel/Getty Images

Sábado é dia de clássico: Grêmio x Internacional. Com expectativa de 46 mil torcedores, Arena do Grêmio vai ferver! Como este ano o Inter joga na Série B do Campeonato Brasileiro, é possível que este seja o único Gre-Nal de 2017. Outra possibilidade em torneio oficial seria na Primeira Liga, mas isso requer a classificação do Tricolor para o mata-mata e uma bela coincidência no sorteio, o que pode não acontecer.

 

O Retrospecto

O último Gre-Nal foi no final do ano passado, em partida válida pela 32ª rodada do Brasileirão. Na época, o Colorado vivia o pesadelo da luta contra o rebaixamento, enquanto o Grêmio estava com a cabeça na Copa do Brasil, preparando-se para as semifinais. Porém, clássico é clássico. E a garra dos dois times gaúchos resultou em uma partida agitada. Muita pressão, muito esforço, e até uma briga generalizada entre jogadores. Após expulsão para os dois lados, a partida terminou no 0 a 0.

Antes disso, houveram mais dois Gre-Nais no ano de 2016. Na 13ª rodada do Brasileirão, quem levou a melhor foi o Tricolor. Mesmo jogando fora de casa, venceu por 1 a 0, com gol de Douglas. O primeiro Gre-Nal do ano passado valeu tanto pelo Campeonato Gaúcho quanto pela Primeira Liga, e resultou em um empate sem gols na Arena do Grêmio. Na realidade, o retrospecto para quando o Tricolor joga em casa favorece o empate. Desde o ano 2000, foram 32 jogos, com 9 vitórias para o Inter visitante, 10 para o Grêmio mandante e 13 empates, ou seja, 41% dos jogos terminou com o placar igual.

Mas voltemos a 2017.

 

O Momento

Sob a batuta de Antônio Carlos Zago, o Internacional está aproveitando o início de temporada para se reorganizar depois do traumatizante rebaixamento para a Série B do Brasileirão. Começou devagar no Campeonato Gaúcho, contando até agora com três empates, uma derrota em casa para o Novo Hamburgo — atual líder da competição — e uma única vitória diante do Brasil de Pelotas, em seu último compromisso. Porém, agora começou a pegar embalo. Nos últimos três jogos, levou a melhor também para cima do Criciúma, em partida válida pela Primeira Liga, na qual jogou fora de casa e com time alternativo, e venceu o Oeste por 4 a 1 na Copa do Brasil. A última derrota foi em 4 de fevereiro. Desde então, foram dois empares e cinco vitórias nos três campeonatos em que participa.

Com três vitórias, um empate e uma derrota, o Grêmio anota 10 pontos e ocupa a 3ª posição na tabela do Gauchão. Ao contrário do adversário, ainda não precisa se preocupar com a Copa do Brasil: por ser o atual campeão, tem vaga garantida nas oitavas de final. Joga a Primeira Liga, mas não parece se importar muito com a possibilidade de ficar de fora do mata-mata. O Gre-Nal é no sábado, dia 4 de março. O último jogo da Primeira Liga foi na quinta-feira, dia 2, contra o Ceará. O Tricolor não se fez de rogado. Escalou um time C — apenas jovens talentos, sem reservas diretos do time titular — e, mesmo não contando com a presença do técnico Renato Gaúcho, segurou o empate. Enquanto isso, o treinador e o time principal dedicavam a semana inteira na preparação para o clássico.

Os dois times têm treinado com portas fechadas para a imprensa, a fim de preservar as estratégias e a escalação a serem utilizadas. Porém, sabemos que esta poderá ser a estreia do paraguaio Lucas Brarrios no Tricolor, ele que acabou de ser regularizado perante a CBF. Do lado colorado, D’Alessandro é a grande dúvida. Após deixar o campo com dores no jogo contra o Oeste, o meia não tem participado de todos os treinos.

 

Prognóstico

O empate tem sido resultado comum nos últimos Grenais. Porém, o Tricolor vive momento melhor, e o fato de jogar em casa decreta seu favoritismo. Além disso, é esperada uma partida com poucos gols. Eu diria um placar com menos de 2,5 (odds de 1,65). Palpite: Grêmio 1×0 Internacional.

 

Horário e odds dos jogos da 6ª Rodada do Gauchão:

  • 04/03, 18:30 – Grêmio (2.00) x Internacional (3.25); empate (3.30)
  • 05/03, 16:00 – Brasil de Pelotas (2.10) x São Paulo-RS (3.10); empate (3.20)
  • 05/03, 17:00 – Caxias (1.57) x Cruzeiro-RS (5.00); empate (3.60)
  • 05/03, 18:30 – São José (2.00) x Ypiranga (3.40); empate (3.10)
  • 05/03, 18:30 – Veranópolis (2.30) x Juventude (2.80); empate (3.10)
  • 06/03, 20:15 – Novo Hamburgo x Passo Fundo (sem odds até o momento)

 

Tabela atual do Campeonato Gaúcho 2017:

  1. Novo Hamburgo – 15 pontos
  2. Caxias – 10 pontos, saldo de 5 gols
  3. Grêmio – 10 pontos, saldo de 4 gols
  4. Juventude – 8 pontos
  5. Internacional – 6 pontos, saldo de 0 gols, 6 gols pró
  6. Veranópolis – 6 pontos, saldo de 0 gols, 4 gols pró
  7. Cruzeiro-RS – 6 pontos, saldo de -1 gol
  8. São Paulo-RS – 5 pontos
  9. Brasil de Pelotas – 4 pontos, saldo de -2 gols
  10. Passo Fundo – 4 pontos, saldo de -3 gols
  11. Ypiranga – 3 pontos, 1 vitória
  12. São José – 3 pontos, 0 vitórias