Brasileirão Série A

Fluminense e Vasco abrem a 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro; acompanhe nosso prognóstico

FOTO LUCAS MERÇON/FLUMINENSE F.C.

Vivendo momentos bem distintos no Campeonato Brasileiro 2017, Fluminense e Vasco se encontram neste sábado, a partir das 16 horas no Maracanã, em partida que abre a 22ª rodada da competição. Após uma semana bastante conturbada, o cruzmaltino precisa de uma vitória para não correr o risco de entrar no Z-4. O tricolor, por sua vez, busca se aproximar ainda mais do G-6 e entrar de vez na briga por uma das vagas para a Copa Libertadores.

 

A invencibilidade do Fluminense

Depois de enfrentar uma série de problemas para escalar o time, o técnico Abel Braga vem, há algumas rodadas, conseguindo manter uma base na equipe do Fluminense. E isso tem se refletido nos resultados em campo: com 3 empates e 2 vitórias, o tricolor está invicto há 5 rodadas e ocupa, neste momento, a 8ª posição, com os mesmos 30 pontos de Cruzeiro e Atlético-PR – à sua frente pelos critérios de desempate.

Podendo contar com jogadores importantes que estavam no departamento médico e tendo em seu elenco o artilheiro do Brasileirão, Henrique Dourado (12 gols, empatado com Jô do Corinthians na artilharia do campeonato), Abelão teve uma semana tranquila para preparar o Fluminense para o clássico. Nem mesmo a venda quase certa de Wendell para o Paris Saint Germain afetou o ambiente do clube – mesmo porque, caso seja confirmada, a transferência só deverá ser efetivada em janeiro de 2018.

Além disso, o meia equatoriano Sornoza – afastado por quase 2 meses – tem treinado normalmente com o elenco e deverá passar por uma avaliação antes do jogo, sendo grandes as chances dele ficar à disposição do técnico no banco do Flu. O volante Douglas também está em fase final de recuperação, mas só deverá ter condições de jogo no dia 10 de setembro, contra o Vitória, após a parada do Brasileiro na semana de jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo.

 

Sob nova direção

O Vasco, por outro lado, teve uma semana terrível.

Após completar 5 jogos sem vitórias (3 derrotas e 2 empates) e ficar a apenas 2 pontos do Z-4, a diretoria do clube entendeu que era “hora de mudar” e demitiu o técnico Milton Mendes – que, há bem da verdade, fazia milagres com o elenco vascaíno mas não gozava de um bom relacionamento com os jogadores. Para o seu lugar, os cartolas de São Januário foram atrás de Zé Ricardo, que há pouco mais de duas semanas era o (criticado) técnico do Flamengo.

Mas o novo treinador só deve assumir o comando da equipe na segunda-feira. O auxiliar Valdir Bigode deverá estar à frente do time neste sábado tendo como missão garantir que o time não entre no Z-4 (porque, como todo mundo sabe, depois que entra no Z-4, o Vasco sente saudades da Série B, se perde na nostalgia e esquece da série A).

 

Histórico dos times

O clássico entre Fluminense e Vasco aconteceu em 53 oportunidades no Brasileirão. O empate foi o resultado mais frequente: 20 vezes. O cruzmaltino ganhou 18 vezes – incluindo os 3 a 2 do primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano. O tricolor, por sua vez, levou a melhor em 15 jogos.

 

Nosso palpite

Embora a história do duelo dê uma (pequena) vantagem para o Vasco e a queda de Milton Mendes possa motivar o time a jogar mais do que vinha jogando, o Fluminense passa por um momento melhor, vem de uma boa vitória sobre o Atlético-MG neste mesmo Maracanã – 2 a 1 pela 21ª rodada – e seu ambiente, depois do primeiro turno conturbado, está livre de crises e problemas mais sérios. Os elencos meio que se equivalem, mas, taticamente, o tricolor está melhor. Por estes motivos é fácil acreditar em uma vitória do Fluzão – mas o empate não será um resultado inesperado.

 

Caneladas ao Vivo

E neste domingo estarei no Twitter do Ganhador comentando – e rezando para que não seja mais um jogo medonho – o clássico paulista entre Palmeiras e São Paulo, a partir das 16 horas. Vamos sofrer juntos.

 

Programação dos jogos  e emissoras de TV para a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 22ª rodada do Brasileirão, também será uma “rodada maluca”, e terá os seguintes jogos:

Sábado – 26/08/2017

  • 16:00 – Fluminense x Vasco – Maracanã (Premiere) – Palpite: Fluminense
  • 19:00 – Corinthians x Atlético-GO – Arena Itaquera (Premiere) – Palpite: Corinthians

Domingo – 27/08/2017

  • 16:00 – Palmeiras x São Paulo – Allianz Parque (Globo, Premiere) – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Ponte Preta x Atlético-MG – Moisés Lucarelli (Globo, Premiere) – Palpite: Ponte Preta
  • 16:00 – Flamengo x Atlético-PR – Ilha do Urubu (Globo, Premiere) – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Bahia x Botafogo – Fonte Nova (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 19:00 – Avaí x Chapecoense – Ressacada (Premiere) – Palpite: Chapecoense
  • 19:00 – Cruzeiro x Santos – Mineirão (Premiere, SporTV) – Palpite: Cruzeiro

Segunda-Feira – 28/08/2017

  • 20:00 – Coritiba x Vitória – Couto Pereira (Premiere, SporTV) – Palpite: empate

Sábado – 02/09/2017

  • 16:00 – Grêmio x Sport – Arena Grêmio (Premiere) – Palpite: Sport
Como apostar na futebol 2021