Brasileirão Série A

Em ritmo de finalista na Copa do Brasil, Cruzeiro recebe o Santos no Mineirão e tenta encerrar sequência invicta do Peixe no Brasileirão 2017

Foto: Ricardo Nogueira/Getty Images

Jogo entre Cruzeiro e Santos acontece no Mineirão, às 19 horas de domingo, e é válido pela 22ª rodada do Brasileirão Série A.

Ainda nem deu tempo dos cruzeirenses terminarem aquela rodada de cerveja em comemoração. Depois de conquistar o placar agregado de 1 a 1 com o Grêmio, o Maior de Minas venceu nos pênaltis e avançou para a final da Copa do Brasil. O adversário será o Flamengo, e o jogo de ida acontece no feriado de dia 7 de setembro. Mas vamos com calma! Antes disso, tem Campeonato Brasileiro pela frente.

Nesse domingo, dia 27 de agosto, o Cruzeiro enfrenta o Santos em partida válida pela 22ª rodada do Brasileirão. O duelo acontece no Mineirão, às 19 horas. Com a tabela do campeonato tão espremida, os três pontos podem ser a diferença entre a Raposa ganhar duas posições ou perder duas posições. Para o Santos, há a possibilidade de encostar no Grêmio e se tornar o próximo time a perseguir o líder Corinthians — diga-se de passagem que o Peixe e o Timão se enfrentam na próxima rodada.

 

Cruzeiro

O Cruzeiro está na final da Copa do Brasil. Caso consiga vencer o Flamengo, terá sua vaga garantida na Libertadores 2018. Mas ainda é cedo para abandonar o Campeonato Brasileiro, é preciso segurar a emoção e manter a cautela. A Raposa está no G-6 e quer se manter ali. Se possível, ultrapassar o Flamengo e o Palmeiras e entrar no G-4. Seria pedir muito? Segundo o site de matemática da UFMG, as chances de conquistar uma vaga na Libertadores via Brasileirão são de 29,8%. A atual pontuação é boa, mas precisa se precaver para não ser ultrapassado pelo Atlético-PR em sua escalada repentina.

Após um período de seca, o time de Mano Menezes emplacou duas importantes vitórias em casa, sendo uma na Copa do Brasil — o 1 a 0 na semifinal contra o Grêmio — e uma no Brasileirão — 2 a 0 contra o Sport Recife. A última vez em que enfrentou o Santos foi na 3ª rodada do Brasileirão 2017, ocasião em que derrotou os mandantes na Vila Belmiro, com o placar de 1 a 0. O último confronto no Mineirão foi na 36ª rodada do Brasileirão 2016. Àquela época, o Santos precisava muito da vitória para continuar perseguindo o líder Palmeiras. Porém, após estar à frente no marcador, viu o time Celeste igualar em 2 a 2.

Ainda faltam duas semanas para a decisão da Copa do Brasil, então o Cruzeiro deve ir a campo com força máxima.

Provável escalação do Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Léo, Arthur e Bryan; Lucas Silva, Hudson, Thiago Neves e Robinho; Rafael Sóbis e Sassá. Técnico: Mano Menezes.

 

Santos

O Peixe vive um momento iluminado no Brasileirão. Após a saída de Doviral Júnior, houve apenas uma derrota em 17 jogos comandados por Elano (interino) e Levir Culpi. O aproveitamento no campeonato nesse período pós-quarta rodada chega a 66%. Somando as demais competições, o Santos atualmente está em uma impressionante sequência de 14 jogos de invencibilidade: 11 no Brasileirão, 1 na Copa do Brasil e 1 na Copa Libertadores da América.

Está firme e forte no G-4, com 5 pontos a mais que o quinto colocado, Flamengo. Também continua de olho no Corinthians. O líder do campeonato é seu próximo adversário, e os jogadores santistas sabem que precisam vencer hoje se quiserem manter alguma chance, mesmo que mínima, de desbancar o Timão em 2017. O momento é bom e ainda há esperança.

Por outro lado, a quantidade de empates é um fator preocupante.

Nas três últimas rodadas, o Peixe não sofreu gols, mas também não marcou. Foram três jogos que precisava vencer, mas terminou no 0 a 0. Avaí fora, Fluminense em casa e Coritiba fora: uma sequência de empates interrompira apenas pela vitória contra o Atlético-PR na Libertadores. Além disso, o retrospecto do confronto entre Cruzeiro x Santos em Belo Horizonte traz uma quantidade considerável de empates. De 30 jogos oficiais, 11 foram vencidos pelo Cruzeiro, 7 deram Santos e 12 terminaram com tudo igual. Isso significa 40% de empates. Em jogos pelo Brasileirão, essa porcentagem sobe para 46%. Inclusive, o último encontro no Mineirão resultou em 2 a 2.

Para o duelo, Levir Culpi terá Ricardo Oliveira à disposição. O atacante desfalcou o Santos no jogo contra o Coritiba, por ter sofrido uma pancada nas costas durante o treino, mas já está de volta à equipe. Lucas Lima está pendurado e precisa tomar cuidado para não ficar de fora do clássico da próxima rodada. Renato deve entrar no lugar de Léo Cinttadini.

Provável escalação do Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Alison, Renato e Lucas Lima; Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi.

 

Palpite

Cruzeiro x Santos será um duelo de defesas! O Santos atualmente possui a segunda melhor defesa do campeonato, com apenas 13 gols sofridos em 21 jogos. É uma média de 0,6 gols sofridos por partida, perdendo apenas para o Corinthians. Mas o Cruzeiro não fica muito atrás. Está empatado com o Grêmio em terceira melhor defesa do Brasileirão, vazada 19 vezes. Vencerá o time que não vacilar. Definitivamente, eu aposto em um jogo com menos de 2,5 gols. Além disso, são grandes as chances de empate.

 

Jogos da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Sábado, 26 de agosto
  • 16:00 – Fluminense x Vasco da Gama
  • 19:00 – Corinthians x Atlético Goianiense
Domingo, 27 de agosto
  • 16:00 – Bahia x Botafogo
  • 16:00 – Flamengo x Atlético Paranaense
  • 16:00 – Palmeiras x São Paulo
  • 16:00 – Ponte Preta x Atlético Mineiro
  • 19:00 – Avaí x Chapecoense
  • 19:00 – Cruzeiro x Santos
Segunda-feira, 28 de agosto
  • 20:00 – Coritiba x Vitória
Sábado, 2 de setembro
  • 16:00 – Grêmio x Sport Recife

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 50 – Libertadores
  2. Grêmio, 40 – Libertadores
  3. Santos, 37 – Libertadores
  4. Palmeiras, 33 – Libertadores
  5. Flamengo, 32 – Pré-Libertadores
  6. Cruzeiro, 30 – Pré-Libertadores
  7. Atlético Paranaense, 30 – Copa Sul-Americana
  8. Fluminense, 30 – Copa Sul-Americana
  9. Sport Recife, 29 – Copa Sul-Americana
  10. Botafogo, 28 – Copa Sul-Americana
  11. Ponte Preta, 27 – Copa Sul-Americana
  12. Bahia, 26 – Copa Sul-Americana
  13. Atlético Mineiro, 26
  14. Coritiba, 26
  15. Chapecoense, 25
  16. Vasco, 25
  17. São Paulo, 23 – Rebaixamento Série B
  18. Vitória, 22 –Rebaixamento Série B
  19. Avaí, 22 –Rebaixamento Série B
  20. Atlético Goianiense, 15 –Rebaixamento Série B