Brasileirão Série A

Em meio à crise da prancheta, São Paulo busca reabilitação contra o Avaí no Brasileirão

Foto: AP Photo/Andre Penner

Santos tenta derrubar o Coritiba e somar os primeiros pontos na competição; modificado, Palmeiras vai a Chapecó.

O Brasileirão nem bem começou e já ganha ares de decisão para algumas equipes. Que o diga o São Paulo, que após ser eliminado de todas as demais competições, como Paulistão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, começou o Nacional com o pé esquerdo – derrota para o Cruzeiro – e tenta se recuperar o mais rápido possível. Para piorar, o “caso da prancheta” estourou nesta semana e alimentou ainda mais uma possível que crise no clube, que será testada em jogo contra o Avaí, na segunda-feira (22 de maio). Quem também tenta se reabilitar é o Santos, derrotado na estreia pelo Fluminense em um jogo de cinco gols no Maracanã. O Peixe pega o Coritiba na Vila Belmiro e tem tudo para somar os primeiros pontos no torneio. Por fim, o Palmeiras encara a Chapecoense em Santa Catarina. Com a cabeça na Copa Libertadores, o Verdão pode ter um time alternativo diante dos catarinenses. Confira o resumo do trio paulista na segunda rodada!

   

São Paulo x Avaí

São Paulo e Avaí fecham a segunda rodada, mas talvez seja um dos jogos mais aguardados. Isso porque o Tricolor Paulista vive instabilidade – para não cravar “crise” – entre seu treinador Rogério Ceni e jogadores. Uma nova derrota irá aumentar ainda mais a pressão sobre o ídolo são-paulino.

Depois de uma “bomba” estourar ao longo da semana, no famoso caso da prancheta – RC teria atirado, involuntariamente e, em momento de fúria, o objeto, que acertou o jogador Cícero, em duelo contra o Corinthians pelo Paulista -, nada como uma vitória no Morumbi para colocar panos quentes. Para isso, Cueva e Lucas Pratto precisam funcionar, fato que não ocorreu no Mineirão.

Do lado do Avaí, a aposta fica na possível escalação de Simão, atacante que jogou pelo Ituano no Estadual e que foi responsável pelo empate contra o Tricolor no Morumbi. O time comandado por Claudinei Oliveira vem de 0x0 contra o Vitória, na Ressacada.

Palpite: apesar do momento instável, o São Paulo alcança sua primeira vitória no Brasileirão e dará uma semana de paz a Rogério Ceni. Vitória são-paulina por dois gols de diferença é uma alternativa.

    

Santos x Coritiba

Depois da classificação heroica para o mata-mata da Libertadores, em empate em 1×1 na altitude de La Paz, na Bolívia, contra o The Strongest, o Santos volta o foco para o Brasileirão, onde ainda não venceu. Passada a euforia da vaga antecipada na competição continental, que veio com dose de crueldade, já que a equipe teve o atacante Bruno Henrique expulso aos 22 minutos da primeira etapa, o Peixe espera fazer o dever de casa contra o Coritiba.

Ainda sem divulgar a equipe que estará logo mais em campo, em razão do desgaste físico, o técnico Dorival Júnior, ao menos, terá o retorno de duas peças: Zeca e David Braz. Ambos estavam no departamento médico e agora vão reforçar o setor defensivo contra o Coxa, que chega bastante motivado para o confronto. Liderados por Kleber, o Gladiador, os paranaenses golearam o Atlético-GO por 4×1 e querem continuar em ascensão.

Palpite: apesar da possibilidade de poupar alguns titulares, como Ricardo Oliveira e Lucas Lima, o Santos deve encaixar sua primeira vitória, que deve ocorrer com diferença mínima.

   

Chapecoense x Palmeiras

De olho no Atlético Tucumán, o Palmeiras deve ir para Chapecó com um time bastante modificado daquele que bateu o Vasco na semana passada. A ideia do técnico Cuca é descansar os titulares para o jogo da Copa Libertadores, que ocorre na próxima quarta-feira (25 de maio) e que vale vaga nas oitavas de final. Mas falta de opção não é nenhum problema para o treinador alviverde, que conta com peças de reposição à altura para fazer um jogo competitivo contra os catarinenses.

Nomes como Keno, Raphael Veiga, Erik e Antonio Carlos, até então pouco utilizados, devem aparecer entre os titulares. As novidades também podem ficar por conta das estreias dos novos reforços: o zagueiro Juninho e o lateral-direito Mayke. Ambos dependem de regularização na CBF.

O duelo promete ser nada fácil para o Verdão, que vai enfrentar uma Chapecoense com a confiança em alta depois de derrotar o Lanús, na Argentina. No entanto, assim como o adversário de logo mais, o Verdão do Oeste pode poupar alguns atletas, já que vem de uma maratona de jogos.

Palpite: mesmo sem suas principais estrelas, o Palmeiras é favorito para o confronto. Mas isso não deve se transmitir em campo, já que um empate com gols é a dica da vez.

   

Jogos da 2ª rodada do Brasileirão:

  • 20/05 – 16:00 – Santos x Coritiba
  • 20/05 – 19:00 – Atlético-GO x Flamengo
  • 20/05 – 19:00 – Chapecoense x Palmeiras
  • 21/05 – 11:00 – Vasco x Bahia
  • 21/05 – 16:00 – Atlético-MG x Fluminense
  • 21/05 – 16:00 – Atlético-PR x Grêmio
  • 21/05 – 16:00 – Vitória x Corinthians
  • 21/05 – 18:00 Botafogo x Ponte Preta
  • 21/05 – 19:00 – Sport x Cruzeiro
  • 22/05 – 20:00 – São Paulo x Avaí