Copa Sul-Americana

Em crise e sem técnico, Flamengo busca paz diante do Palestino no jogo de hoje pela Copa Sul-Americana

Foto: AP Photo/Esteban Felix

Com enorme vantagem diante dos chilenos, rubro-negro quer resultado convincente frente à sua torcida

Em ebulição, o Flamengo joga pela paz nesta quarta-feira (9 de agosto), diante do Palestino, às 21h45, na Ilha do Urubu, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa Sul-Americana. A eliminação na primeira fase da Copa Libertadores, aliada à campanha irregular – quinto colocado, sendo 18 pontos atrás do líder Corinthians – no Brasileirão tamanho o investimento feito em 2017, é o principal foco da crise, que no início da semana derrubou o técnico José Ricardo. O duelo contra os chilenos marca o primeiro embate da equipe sem o ex-comandante, que foi demitido depois de vexatória derrota em casa para o Vitória por 2×0.

 

Vantagem faz Flamengo poupar estrelas

Apesar do momento de instabilidade no Ninho do Urubu, o Flamengo vai para a partida “tranquilo”. Pelo menos em termos de resultado. Isso porque o Mengão fez um “senhor” placar no estádio San Carlos Apoquindo ao aplicar 5×2. Assim, o time brasileiro que será dirigido por Jayme de Almeida – aquele mesmo que já venceu a Copa do Brasil de 2013 dirigindo o próprio clube – inicia o duelo podendo perder por até dois gols de diferença ou por placares como 3×0 ou 4×1, que se classifica automaticamente para as oitavas de final. Se o marcador do Chile se repetir, o que convenhamos, parece ser muito improvável devido à fragilidade adversária, o confronto será decidido nos pênaltis.

Com enorme vantagem em mãos, o Fla deve ter uma série de desfalques, seja por desgaste físico ou por conta de jogadores que não puderam ser inscritos a tempo. A lista rubro-negra de ausências começa com o meia Diego e o zagueiro Réver, poupados, além de Rodinei, que se recupera de dores no tornozelo, e Mancuello, com uma entorse. No gol, o reforço Diego Alves não joga já que não foi inscrito para esta fase. Quem também não foi relacionado para a partida é o argentino Conca, mas este por decisão do técnico-interino.

 

Clube se aproxima de acordo com técnico estrangeiro

Em meio ao importante jogo pela Sul-Americana, o Flamengo trabalha nos bastidores para anunciar seu novo técnico. Depois de consultar Roger Machado, ex-Grêmio e ex-Atlético-MG, e ver o treinador recusar qualquer tipo de trabalho antes do término da temporada, o foco se tornou o colombiano Reinaldo Rueda, atual campeão da Libertadores com o Atlético Nacional-COL. Com praticamente tudo acertado, o novo chefe rubro-negro deve reencontrar Berrío, com quem trabalhou nos Verdolagas, e ainda conhece Cuéllar, a quem tentou tirar do time carioca no início de 2017.

 

Palestino muda quase meio time

Nem o mais otimista torcedor do Palestino acredita numa virada épica, mas o clube tenta terminar sua participação no torneio da melhor forma. Insatisfeito até agora com o rendimento da equipe – o clube acabou o Torneio Clausura em 14º e é apenas o 7º no Apertura -, Germán Cavalieri deve fazer uma série de alterações entre os 11 titulares.

Isso significa que Romo deve perder a titularidade da lateral-direita para Sebastían Toro. Na zaga, Marcos González e Tapia, que se destacaram na vitória sobre o Curido Unido, devem permanecer no time. Já no meio de campo, Rosende e Eric Pino podem ganhar uma chance, enquanto Yerko Rojas deve desbancar Sebastian Pinto na formação da dupla de ataque com Gutiérrez.

 

Prováveis escalações

O Flamengo deve ir para campo com: Muralha, Pará, Rhodolfo, Juan e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão e Éverton Ribeiro; Everton, Geuvânio e Vizeu.

Já o Palestino terá a seguinte formação: Melo, Diego Torres, Tapia e Toro; Julian Fernandez, Rosende, Cereceda, Arario e Eric Pino; Yerko Rojas e Gutiérrez.

 

Chapecoense é o próximo adversário

Quem passar terá a Chapecoense como próximo rival nas oitavas de final. Atual campeão do torneio continental, o Verdão do Oeste superou o Defensa y Justicia, da Argentina, após emocionante decisão nos pênaltis. Vale lembrar que a primeira partida ocorrerá na cidade de Chapecó (SC).

 

Palpite

Aquela máxima de que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar deve prevalecer no duelo de logo mais. Isso porque se você se não recorda, o Mengão foi eliminado pelo clube chileno na edição passada da Sul-Americana. Após vencer o Palestino por 1×0 fora de casa, o Flamengo foi surpreendido no Brasil por 2×1. Os gols marcado pelos adversários longe de seus domínios deram a classificação ao time do Chile.

Mas isso não deve ocorrer novamente, até porque a vantagem rubro-negra, como já abordamos, é gigantesca. E mesmo em crise, o time brasileiro deve fechar o confronto com mais uma vitória. Olho no garoto Vizeu, que deve comandar a enxurrada de gols contra os chilenos.

 

Jogos da segunda fase da Copa Sul-Americana 2017

Quarta-feira, 9 de agosto

  • 21:45 – Flamengo x Palestino – Palpite: Flamengo