Copa Sul-Americana

E agora, professor Luxemburgo? Os prognósticos para Sport x Ponte Preta e demais jogos das oitavas da Sul-Americana

Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

Sport vem de três derrotas seguidas e sofre com o inacreditável jejum de Vanderlei Luxemburgo em competições internacionais

O Sport e Vanderlei Luxemburgo têm razão mais que especial para buscar a classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana diante da Ponte Preta, às 19h15 (de Brasília) desta quarta (13). O clube jamais atingiu este estágio da competição. Já o treinador, que tanto se orgulha de suas conquistas, também jamais ergueu uma taça internacional comandando clubes. Apenas na seleção brasileira, e em uma Copa América, o excêntrico Luxa sentiu o gostinho de triunfar fora do país.

Sport sofre com histórico negativo

A partida desta quarta (13) na Ilha do Retiro será a terceira entre Sport e Ponte Preta neste ano – e o rubro-negro pernambucano não ganhou nenhuma. No primeiro turno do Brasileirão, em Campinas, a Macaca arrasou com uma goleada por 4×0. O segundo confronto foi há exatamente um mês e terminou 0x0.

 

“É um jogo muito importante. Espero que nessa primeira partida, dentro de casa, a gente não tome gols. Temos que fazer e não tomar”, analisou Durval, zagueiro e uma das referências do Sport que vem de três derrotas seguidas no Brasileirão, para Avaí, Grêmio e Cruzeiro. “A Ponte Preta é um adversário muito difícil, mas precisamos da vitória e vamos atuar na Ilha do Retiro. Estamos pressionados para conseguir vencer. Nada melhor do que conseguir um bom resultado e no jogo da volta termos tranquilidade para nos classificarmos.”

 

Para complicar, o Sport terá o desfalque do meio-campista Everton Felipe. No fim de semana, ele rompeu os ligamentos e só volta aos campos em 2018. O zagueiro Henríquez está suspenso, e Wesley e Osvaldo não estão inscritos na Sul-Americana.

Ponte surge reforçada e com boas chances

A Ilha do Retiro vai ver uma Ponte Preta bastante animada depois de arrancar o empate por 2×2 com o São Paulo no sábado no Morumbi. A equipe está em fase tão boa que conta até com um reforço pouco comum. O técnico Gilson Kleina já cumpriu sua suspensão e estará normalmente no banco de reservas nesta quarta (13).

 

A Macaca tampouco tem problemas físicos. O veterano Emerson Sheik foi poupado e não joga. E Gilson Kleina ainda vai decidir se escala Elton ou Renato Cajá para fazer parceria com Naldo e Fernando Bob.

 

“A nossa pretensão é fazer um grande jogo e saber usar o regulamento. Isso é o mais importante. O Sport na Ilha do Retiro tem força, e por não estarem tendo resultados positivos, sabemos que haverá mudanças no sentido de cobrança. Temos que estar com atitude e com postura”, analisou o treinador.

Escalações

Sport e Ponte vão a campo com as seguintes formações:

 

Sport – Magrão; Samuel Xavier, Durval, Ronaldo Alves e Mena; Patrick, Rithely, Anselmo e Diego Souza; André e Rogério. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

 

Ponte Preta – Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Luan Peres e Danilo Barcelos; Naldo, Fernando Bob e Elton (Renato Cajá); Felipe Saraiva, Lucca e Léo Gamalho. Técnico: Gilson Kleina

Palpite

Jogos de ida em mata-matas são marcados por muita defesa e pela altíssima possibilidade de empate. Os famosos “jogos de 180 minutos” não têm mesmo razão para ver nenhuma das equipes desesperadas em atacar logo de cara.

 

Por estranho que pareça, faz sentido esperar um Sport apostando no empate em casa e mantendo sua posse de bola para correr o menor risco possível. Embora a Ponte não seja necessariamente um adversário dos mais temidos, o time de Luxemburgo mostrou dificuldades até mesmo para suportar as investidas de times que estão sofrendo na rabeira do Brasileirão – caso específico do Avaí no último final de semana.

 

O ambiente no Sport não é bom e Luxemburgo já deu um de seus famosos chiliques com os jogadores. Esta talvez seja a chave deste confronto, pois a Ponte está com a cabeça no lugar como bem mostrou no 2×2 com o São Paulo no Morumbi. Emerson Sheik faz falta, mas se Lucca estiver em uma boa noite, é bem capaz que a Macaca possa fazer um gol que já a ajudaria para a definição em casa. Um gol da Macaca, um outro gol do desesperado Sport: para a gente, 1×1 na Ilha do Retiro.

Jogos de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana 2017

Quarta-feira, 13 de setembro
  • 19:15 – Chapecoense x Flamengo. Palpite: Flamengo
  • 19:15 – Sport x Ponte Preta. Palpite: Empate
  • 21:45 – Corinthians x Racing-ARG – Palpite: Corinthians
Quinta-feira, 14 de setembro
  • 19:15 – Fluminense x LDU-EQU. Palpite: Fluminense
  • 21:45 – Santa Fe-COL x Libertad-PAR. Palpite: Empate