Paulista A1

Corinthians e Santos fazem o clássico da rodada no Paulistão; confira os palpites

Foto: Friedemann Vogel/Getty Images

Após sequência de vitórias, Corinthians ficou a um passo de uma eliminação surpreendente na Copa do Brasil; Santos tem o retorno de titulares importantes

Corinthians e Santos chegam em momentos muito distintos para o clássico de sábado, jogo mais importante da sétima rodada do Paulistão. O Corinthians é líder de seu grupo com folga e conseguiu escapar da crise se salvando na disputa de pênaltis contra o Brusque, pela Copa do Brasil.

Já o Santos é apenas o terceiro colocado no grupo D, atrás de Mirassol e Ponte Preta e, entre os grandes, é o único ameaçado de ficar fora do mata-mata. Dorival Júnior está sofrendo para montar times competitivos e, apesar dos vários desfalques importantes, a torcida não mostra qualquer sinal de piedade ou paciência.

Boa notícia para o Peixe é que a semana cheia sem jogos permitiu a recuperação dos três jogadores mais importantes do time, o veterano volante Renato, o meia Lucas Lima e o atacante Ricardo Oliveira estão recuperados fisicamente e podem começar o clássico.

Renato é a grande chave para o equilíbrio no meio de campo, enquanto os outros dois são atletas com talento muito acima da média do campeonato e podem fazer a balança pender para o lado santista a qualquer momento.

Após o 0 a 0 em Brusque, o Corinthians deve ter mudanças. Jadson, que voltou ao clube, pode ser titular no meio ao lado de Rodriguinho, recuperado de uma virose.

Este é um clássico que tem sido dominado pelo time mandante nas últimas décadas. Na Vila Belmiro, o Santos costuma se dar bem. Mas, em São Paulo, o Corinthians tem melhor retrospecto. Em jogos válidos pelo Paulistão desde 1997, o Corinthians, quando mandante, ganhou oito e só perdeu uma vez nos últimos 13 duelos contra o Santos.

Na Arena Corinthians, até hoje, foram cinco duelos – três vitórias do Corinthians, sempre pelo Brasileirão, um empate (Paulistão-15) e uma vitória santista (Copa do Brasil-15).

No entanto, o retrospecto geral de jogos pelo Paulistão tem sido bom para os santistas: nos últimos seis anos, ganhou quatro, empatou quatro e só perdeu uma para o Corinthians, em maio de 2013 – foi o último duelo entre eles no Pacaembu.

Enquanto o Santos de Dorival se notabiliza por ser um time agressivo e ofensivo, o Corinthians de Carille joga de forma mais cautelosa. Sofre poucos gols, mas tem dificuldade para criar chances na frente – salvo em lances de contra ataque.

Prognóstico: com os titulares de volta e uma semana para treinar, o Santos, que tem um time melhor do que o Corinthians, chega forte para o clássico. O palpite é Corinthians 1 x 2 Santos.

 

SÃO PAULO X SANTO ANDRÉ

No domingo, o São Paulo é franco favorito no Morumbi contra o Santo André. O time do ABC conseguiu sua única vitória no campeonato justamente em Itaquera, sobre o Corinthians. É o segundo pior ataque do Paulistão.

Oportunidade de ouro para Rogério Ceni conseguir armar bem o time na defesa, para estancar a sangria. O São Paulo tem o ataque mais positivo do Brasil em 2017, mas até agora, em oito jogos oficiais na temporada, sofreu dois ou mais gols em sete deles. É muita coisa.

No meio de semana, o São Paulo avançou na Copa do Brasil com um 4 a 2 sobre o PSTC, em Londrina. Mais um jogo de muitos gols, pró e contra. O xerifão Maicon, que saiu machucado deste jogo, é desfalque certo. O zagueiro Breno pode ter mais uma oportunidade no time, após as falhas que resultadas no empate contra o Novorizontino na última rodada.

Prognóstico: a diferença, desta vez, é que o São Paulo vai conseguir fazer um jogo mais sólido na defesa: 3 a 1.

 

Demais jogos da 7ª Rodada do Campeonato Paulista

Logo após perder a invencibilidade, o Mirassol vai a Ribeirão Preto para enfrentar o Botafogo-SP. Enquanto isso, o Palmeiras ameaça afundar a Red Bull Brasil no rebaixamento e o Ituano recebe a Ponte Preta. Confira os prognósticos para os demais jogos da 7ª rodada do Paulistão.