Brasileirão Série B

Com o dever cumprido, Internacional mira título da Série B com arrancada final diante do Goiás

Inter Série B acesso
Foto: Ricardo Duarte/SCI

Quatro pontos atrás do líder América-MG, colorados tentam quebrar sequência de seis jogos sem vitória; sem pretensões no campeonato, goianos também acumulam resultados negativos

Não foi do jeito planejado, mas o Internacional está de volta ao Campeonato Brasileiro da Série A. Apesar de muitos percalços ao longo de 2017, como a queda de dois técnicos na temporada – Antônio Carlos Zago e Guto Ferreira – e muita oscilação dentro de campo, o Colorado atingiu o objetivo e retorna à elite do futebol brasileiro em 2018. Mas enquanto o ano não acaba, o clube gaúcho encara as últimas duas rodadas da Série B com uma meta ousada: ganhar a segunda divisão. Quatro pontos atrás do América-MG, líder da competição, o Inter inicia neste sábado (18 de novembro) a arrancada final contra o Goiás, 10º colocado, às 17h, no Serra Dourada. Confira a análise da partida!

 

Sem festas

O modo como celebrou o retorno à Série A diz muito o que foi o Internacional na temporada. Tímido! Com mais motivos para se preocupar do que para comemorar, o Colorado tirou um peso das costas com o empate sem gols diante do Oeste, na última terça-feira, em Barueri.

Com a “obrigação cumprida”, é hora de os jogadores recompensarem o sofrimento da torcida no último ano com dois resultados positivos ao final da jornada da Série B. A primeira missão tem como adversário o Goiás, que também está em má fase.

Para acabar com a sequência negativa, o técnico interino Odair Hellmann terá um importante retorno: o capitão D’Alessandro. Fora do jogo do meio de semana por estar suspenso, o argentino é presença certa em Goiânia. Quem também pode pintar é o goleador Leandro Damião, que tem convivido com dores musculares. Com ele, as chances de vitória do Inter são bem maiores.

 

Matemática simples

Com o discurso de ser campeão da Série B, o Internacional sabe que a realidade não é bem essa. O clube precisa vencer os dois próximos jogos, contra Goiás e Guarani, e ainda torcer para que o rival mineiro não some três pontos nas rodadas restantes. Neste cenário, os dois clubes terminariam empatados na ponta do torneio com 61 pontos, mas o Colorado levaria a melhor no critério de desempate – número de vitórias.

 

Dois pontos

Pelo lado goiano, a sensação é de que a temporada 2017 deve ser esquecida. Considerado um dos fortes candidatos a uma das quatro vagas para a Série A, o Goiás decepcionou a tanto que lutou praticamente todo o campeonato na parte debaixo da tabela. Na verdade, a equipe dirigida pelo andarilho Hélio dos Anjos ainda não está totalmente livre da Série C. Com 44 pontos, os esmeraldinos dependem de dois pontos para se livrarem de qualquer problema. A diferença é de quatro pontos para o Luverdense, 17º colocado e primeiro time do Z-4.

Para derrubar qualquer tipo de problema, os goianos precisam voltar a vencer. Isso significa que os recentes resultados negativos precisam ser deixados de lado. O clube não ganha uma partida há cinco jogos. São três empates e duas derrotas no período. Para “sorte” do clube, o Goiás pega um time que também está no marasmo.

 

Restam duas vagas

Com América-MG e Internacional já garantidos antecipadamente na Série A, as duas últimas rodadas servirão para conhecermos os últimos clubes que ganharão o acesso. Quatro equipes brigam por duas vagas: Ceará, Paraná, Londrina e Oeste. O mais perto da façanha é o Vovô, que está na terceira posição com 63 pontos, sendo três de distância para o quarto colocado Paraná. Uma vitória fora de casa contra o Criciúma, 10º colocado e que não briga por mais nada no torneio, coloca os cearenses de volta à elite do futebol brasileiro.

Já a quarta posição pode ser decidida na derradeira rodada final da Série B. Com 60 pontos, o Tricolor Paranaense pega o CRB em Alagoas. Um triunfo deixa o clube muito perto do acesso. Na cola paranaense estão Londrina e Oeste, ambos com 58 pontos. Para continuar na briga, o Tubarão precisa bater o líder América-MG, que vem de quatro vitórias consecutivas, no estádio do Café. Já o rubro-negro paulista vai a Natal encarar o já rebaixado ABC.

 

Jogos da 37ª rodada do Brasileirão da Série B 2017

Sexta-feira, 17 de novembro

  • 19:15 – Guarani x Luverdense – Palpite: Guarani
  • 21:30 – Juventude x Figueirense – Palpite: Juventude

Sábado, 18 de novembro

  • 17:00 – Goiás x Internacional – Palpite: empate
  • 17:00 – Londrina x América-MG – Palpite: Londrina
  • 17:30 – ABC x Oeste – Palpite: Oeste
  • 17:30 – CRB x Paraná – Palpite: empate
  • 17:30 – Náutico x Vila Nova – Palpite: Vila Nova
  • 17:30 – Boa Esporte x Brasil de Pelotas – Palpite: Boa Esporte
  • 17:30 – Paysandu x Santa Cruz – Palpite: Paysandu
  • 19:30 – Criciúma x Ceará – Palpite: Criciúma