Copa Libertadores

Com a vantagem de 1 a 0 no placar, basta um empate diante do Lanús para o Grêmio conquistar sua terceira Libertadores

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Se não tomar nenhum gol no duelo de amanhã o Grêmio se consagrará tricampeão da América.

Todos os olhos gremistas estarão em cima de Marcelo Grohe – e do restante da defesa tricolor – hoje no estádio do Lanús, na Argentina, no jogo que decidirá o campeão da Libertadores em 2017. Se não levar nenhum gol, o Grêmio conquistará o seu tão sonhado tricampeonato – um título que motivou a equipe de Renato Gaúcho abandonar precocemente a disputa do Campeonato Brasileiro e, desafiando a paciência da torcida, apostar todas as suas chances de título no ano nos mata-mata.

A hora da verdade é hoje e Marcelo Grohe – que foi tão decisivo nos jogos anteriores – poderá ser o herói que o Grêmio procura (e o terceiro goleiro que Tite precisa).

 

Força em casa

Da mesma forma que o Grêmio no jogo de ida na semana passada, o Lanús aposta em seu bom desempenho doméstico para reverter o placar de 1 a 0 sofrido na última quarta-feira. Nos 30 jogos mais recentes, a equipe Argentina teve 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas como visitante enquanto que, como mandante, registrou 12 vitórias e 3 derrotas. Pela Libertadores, seus últimos 6 jogos como mandante registraram 5 vitórias e apenas 1 derrota. O empate não é um resultado comum no estádio do Lanús – o que pode ser uma má-notícia para o Grêmio.

O tricolor, aliás, é um time que não costuma ser afetado quando joga fora de casa, mantendo um desempenho estável como vistante e como mandante. Nos últimos 30 jogos que disputou (global) registrou 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas como visitante e teve 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas em seus domínios. Pela Libertadores, nos últimos 6 jogos como visitante, o Imortal conquistou 3 vitórias, 2 empates e sofreu 1 derrota – um retrsopecto que, à exemplo do que apresenta o Lanús – lhe é favorável.

 

Como chegam

O Grêmio lutou muito pela vitória no duelo de ida em sua casa. Martelou a defesa do Lanús e aguentou a catimba argentina até que, no finalzinho da partida, Cícero marcou o gol recompensador que dá ao Imortal a vantagem de jogar pelo empate – resultado que não aconteceu em 6 jogos do Lanús pela Libertadores como mandante. A catimba argentina também fez uma vítima no lado tricolor: o zagueiro Kannemann levou o terceiro cartão amarelo e desfalca o Grêmio. Bressan assume seu lugar na zaga do Imortal. No mais, o time será o mesmo que foi à campo no duelo de ida.

O Lanús por seu lado, apesar do placar adverso, conseguiu uma condição favorável: decidirá ao lado de sua torcida, em seu estádio e precisa tirar uma diferença de apenas 1 gol para zerar a fatura e atrapalhar os planos do Grêmio. Precisará, é claro, pressionar o time brasileiro desde o início e cuidar para não cair no rápido contra-ataque tricolor. Do mesmo modo que o Grêmio, o Lanús também perdeu um zagueiro para o duelo decisivo: Baghieri levou o terceiro amarelo em Porto Alegre e, suspenso, não vai para o jogo. No mais, o técnico Jorge Almirón contará com força máxima na luta pelo título de Campeão da Libertadores 2017.

 

Nosso palpite

Precisando fazer 1 gol para acabar com a vantagem do Grêmio, o Lanús deve partir para cima da meta gaúcha desde os primeiros momentos do jogo. Isso deixará sua defesa exposta ao contra-ataque tricolor que contará com Luan, Fernandinho e Barrios, um trio que vem jogando muito bem na temporada. Com Marcelo Grohe em grande fase e operando verdadeiros milagres embaixo das traves, basta um gol ao Grêmio para fazer o Lanús derreter em campo. Mas como tem que ser com emoção, eu acredito que o Grêmio conquista seu tricampeonato com um sofrido 1 a 1 – e dá ao Brasileirão um G-8.