Brasileirão Série A

Botafogo recebe o Palmeiras pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017; confira nosso prognóstico para este jogo

Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

Depois de levar uma virada surpreendente diante do São Paulo no último final de semana, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, em pleno Engenhão, o Botafogo recebe o Palmeiras amanhã – jogando novamente em seus domínios, a partir das 21:45 (na TV: Globo e Premiere) –, precisando vencer para se manter próximo dos líderes e na briga por uma vaga na Libertadores 2018. Será que o Fogão terá futebol para segurar o Verdão na quarta-feira?

 

A virada é coisa do passado

Desesperado para fugir do Z-4, o São Paulo foi até o Engenhão no último sábado e, de modo surpreendente, virou um jogo que estava (muito) perdido e, de certa maneira, deixou o Botafogo ligeiramente sem rumo. O alvinegro vencia o duelo até o 38 minutos do segundo tempo por 3 a 1 e, em menos de 10 minutos (o último gol do São Paulo saiu aos 47), levou a virada por 4 a 3. Um resultado que abala a confiança de qualquer equipe e faz deste Botafogo e São Paulo um dos melhores jogos do campeonato até aqui (possivelmente, o melhor).

Mas, no futebol, isso é passado.

Olhando hoje o desempenho do Botafogo no Brasileirão – seis vitórias, seis empates e cinco derrotas – é evidente que o objetivo do técnico Jair Ventura é classificar o time, novamente, para a Libertadores. Para isso, precisará vencer o Palmeiras amanhã. Uma tarefa complicada que poderá ficar mais simples com o retorno no goleiro Jefferson e a possível estréia do meia chileno Léo Valência que estará à disposição de Ventura. Por outro lado, o lateral-esquerdo Victor Luis e o meia Marcos Vinicius, que mostraram cansaço no duelo contra o São Paulo, deverão ser poupados. Ganha-se por um lado e perde-se por outro. Assim é a vida.

 

Será que agora vai?

Eliminado da Copa do Brasil e longe toda vida do líder do Brasileirão, o Palmeiras aposta as suas fichas na  Libertadores – onde precisa reverter no próximo dia 9, no Allianz Parque, o 1 a 0 sofrido diante do Barcelona do Equador para seguir adiante. Para isso, o técnico Cuca pretende levar os jogadores que considera titulares para um “retiro” de alguns dias visando ganhar conjunto – e finalmente “encontrar” o time que pode salvar a temporada 2017 do Verdão.

É possível, entretanto, que para o duelo contra o Botafogo amanhã o treinador leve força máxima para o Engenhão e deixe para poupar os principais nomes na 19ª rodada, no final de semana. Claro que tudo isso é especulação. Em se tratando de Cuca, nunca dá para saber com certeza que time ele escalará e qual tática usará. É bem provável, entretanto, que Guerra e Mina – que pediram substituição durante a partida contra o Avaí no último sábado – sejam poupados. Ausência 100% certa mesmo apenas a de Felipe Melo que, dispensado pelo treinador, aguarda propostas para se transferir para outro clube.

 

Nosso prognóstico

Botafogo e Palmeiras estão, evidentemente, com a cabeça neste momento na Libertadores. Não será surpresa se os jogadores “se pouparem” um pouco no duelo de amanhã – afinal de contas, ninguém quer ficar de fora da “Libertas”. Time por time, o Palmeiras é mais. Porém, o Verdão ainda procura uma formação titular para chamar de sua e isso faz diferença – além de explicar os altos e baixos da equipe na temporada. O Botafogo, por outro lado, embora tecnicamente inferior, está pronto: tem um esquema de jogo definido, titulares que sabem o que fazer em campo e jogará em casa. Isso pode pender a balança para o lado do alvinegro – que também quer mostrar que a virada do último sábado não só foi um “ponto fora da curva”, como ficou pra trás.

Minha aposta é de uma vitória dos donos da casa, mas o empate não seria uma surpresa tão grande assim.

Como apostar na futebol 2021