NASCAR

A NASCAR voltou com tudo! Quem vai vencer a ‘Folds of Honor QuikTrip 500’ em Atlanta?

Foto: Jared C. Tilton/Getty Images

Agora é oficial: a NASCAR está de volta! A principal categoria do automobilismo americano deu o pontapé inicial da temporada no último domingo com a tradicionalíssima Daytona 500. Após muita emoção, e muitos acidentes, Kurt Busch recebeu a bandeira quadriculada na Flórida e, de forma surpreendente, venceu a primeira prova de 2017. Agora todo o mundo da velocidade se volta ao Atlanta Motor Speedway, na Georgia, para a segunda das 36 corridas do ano: a Folds of Honor QuikTrip 500. Aperte o cinto! O evento acontece no próximo domingo (5) às 16h30 (de Brasília). Quem vai levar essa?

Embora alguns nomes já apareçam como os grandes favoritos ao troféu, a Daytona 500 mostrou muito bem que isso pouco importa quando o giro dos motores sobe lá no alto. Talvez nenhum especialista em NASCAR previu o triunfo de Busch em Miami – um dos grandes azarões dos últimos tempos. Um a um, os grandes favoritos foram deixando a prova, e eis que o piloto da Joe Gibbs Racing assumiu a liderança apenas na última volta e venceu – se tornando o que menos liderou a Daytona e saiu com a vitória de todos os tempos.

Será que o americano repete a dose e volta a levantar o caneco na Geórgia? Claro que é sempre possível, mas não muito provável, pois desde o distante ano de 2002 Busch não vence duas corridas de forma consecutiva. Apesar desse incômodo tabu, o americano tem um histórico muito bom na pista: ele ficou no top 10 em seis das últimas nove corridas no Atlanta Motor Speedway e foi o pole position no ano passado. Uma vitória na Daytona 500 enche o piloto de confiança; e talento, Busch já mostrou que possui… fique de olho na zebra!

Se quiser vencer, Kurt Busch terá que bater nada menos do que o mito Jimmie Johnson – atual campeão e maior vencedor da história da NASCAR ao lado das lendas Dale Earnhardt e Richard Petty. Johnson pode ser considerado o “Rei de Atlanta” nos dias atuais – venceu as duas últimas edições e é o maior campeão da prova com 4 conquistas. O veterano é o piloto a ser batido na Geórgia: quebrou o recorde com a vitória mais rápida no ano passado (3h15) e terminou no top 5 em cinco das últimas sete aparições por lá. Um monstro!

>>Veja os favoritos para a NASCAR em 2017

Outro grande favorito é Joey Logano – piloto da Pensk. O jovem de 26 anos é o atual vice-campeão da temporada e chega com tudo para finalmente conquistar o título em 2017. O desempenho dele na Daytona 500 já mostrou que Logano deve ser considerado favorito em todas as corridas que disputar este ano: ele esteve muito perto da vitória na Flórida, mas acabou caindo nas 20 voltas finais.

Falando um pouco dos grandes azarões, volte suas atenções para Ryan Blaney. O jovem de 23 anos vem mostrando um potencial absurdo e por pouco, muito pouco, não faturou a Daytona 500 no último domingo! Blaney tirou da cartola uma arrancada fora de série na volta final, passou de 5º para segundo e quase venceu a corrida mais tradicional da NASCAR. Será que o piloto da Wood Brothers Racing vence a primeira corrida de sua vida na Monster Energy NASCAR Cup Series em Atlanta? É esperar para ver.

 

Um dos circuitos mais tradicionais da NASCAR

Vencer a Folds of Honor QuikTrip 500 conta como qualquer outra vitória na categoria atualmente, mas no passado o glamour era muito maior. Isso porque de 1987 a 2001 a corrida em Atlanta era a que encerrava o calendário, portanto, vários campeonatos foram comemorados no circuito da Geórgia. As curvas do Atlanta Motor Speedway respiram tradição: são 57 anos de muita história para contar.

São 325 voltas no circuito de 1,54 milhas (2,46km) de Atlanta – o primeiro da temporada estritamente oval. A transferência do calendário para o mês de março tornou a Folds of Honor QuikTrip 500 uma prova particular pelo clima mais frio e pelo fato da prova geralmente ter sua parte final no anoitecer – o que muda totalmente as referências e o jeito de dirigir.

Quatro lendas da categoria estão empatadas com o maior número de vitórias por lá (4): Richard Petty, Dale Earnhardt, Bobby Labonte e Jimmie Johnson. Será que o mito da Hendrick Motorsports vencerá pelo terceiro ano consecutivo e se se tornará o “Rei de Atlanta” de forma isolada? Veremos!

 

Veja os principais favoritos para a Folds of Honor QuikTrip 500:

  • Jimmie Johnson da Hendrick Motorsports (5.00)
  • Kyle Busch da Joe Gibbs Racing (6.00)
  • Kevin Harvick da Stewart-Hass Racing (6.00)
  • Joey Logano da Team Penske (8.00)
  • Martin Truex Jr. Furniture Row Racing (8.00)
  • Brad Keselowski da Team Penske (8.00)
  • Matt Kenseth da Joe Gibbs Racing (10.00)
  • Dale Earnhardt Jr. da Hendrick Motorsports (12.00)
  • Chase Elliott da Hendrick Motorsports (12.00)
  • Denny Hamlin da Joe Gibbs Racing (12.00)
  • Kurt Busch da Stewart-Hass Racing (20.00)
  • Ryan Blaney da Wood Brothers Racing (80.00)

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar