NASCAR

A NASCAR está voltando! Conheça os principais favoritos para a temporada 2017

Foto: Sean Gardner/Getty Images

Os amantes da velocidade podem comemorar: a NASCAR está de volta! Os motores já estão esquentando para a tradicional Daytona 500 – corrida que abre a temporada 2017 da Monster Energy NASCAR Cup Series no dia 26 de Fevereiro. Caso não esteja acompanhando as notícias da modalidade, vai estranhar esse nome gigantesco citado acima, mas é exatamente como a principal divisão da maior categoria do automobilismo norte-americano vai se chamar de 2017 em diante.

Além do patrocínio com a empresa de bebidas energéticas, algumas outras mudanças foram feitas no regulamento para aumentar ainda mais a competitividade entre os pilotos. As pistas da terra do Tio Sam prometem pegar fogo! Com a proximidade do primeiro evento do ano, as listas de favoritos para conquista do tão sonhado título em 2017 não param. Quem vai levar essa?

Sempre é muito complicado cravar o vencedor de um campeonato com 36 corridas, mas as bancas em Las Vegas já escolheram o seu favorito: Kevin Harvrick. O californiano de 41 anos é um piloto extremamente regular e já faturou o título na temporada 2014. Será que vem o bicampeonato por aí? A grande novidade para ele é que sua equipe, a Stewart-Hass Racing, trocou da Chevrolet para a Ford em 2017.

Harvrick realmente é uma boa pedida, entretanto, é extremamente complicado investir em um nome que não seja o de Jimmie Johnson. Também com 41 anos,o piloto da Hendrick Motorsports é considerado por alguns especialistas o maior de todos os tempos! Ele é o Tom Brady da NASCAR. Johnson venceu a última edição do campeonato e se igualou a Richard Petty e Dale Earnhardt como os maiores vencedores da história. Será que o oitavo caneco chega e ele se torna de forma isolada o maior campeão de todos os os tempos? Ele já mostrou que possui gasolina no tanque para isso (com trocadilho).

Claro que os veteranos são espetaculares, mas a aposta de muitos para 2017 é que o campeonato será vencido por um dos bons pilotos que surgiram na categoria nos últimos anos. Dentre eles, o que mais chama atenção é Joey Logano – piloto da Pensk. O jovem de 26 anos bateu na trave em 2016 e por pouquíssimo não faturou a disputa. Além do vice-campeonato, a última temporada mostrou que Logano possui talento suficiente para conquistar seu primeiro título! Ele é a principal escolha de muitos especialistas no esporte e uma ótima opção de investimento – é o terceiro na lista de favoritos.

Falando dos azarões, um nome para se ficar de olho é Clint Bowyer. O americano já mostrou muito potencial para ir longe, inclusive um vice-campeonato em 2012, mas não chegou ao patamar que muitos esperavam. Após um 2016 bem ruim, ele tem tudo para dar a volta por cima em seu primeiro ano na Stewart-Haas Racing. Falando dos calouros, o que aparenta ter mais possibilidade de brigar por vitórias é Erik Jones – o jovem foi contratado pela Furniture Row Racing e promete dar o que falar em 2017.

 

Favorito na Daytona 500

Embora não tenha ficado entre os principais nomes para a disputa do título, vale muito a pena ficar de olho na performance de Dale Earnhardt Jr. na primeira corrida do ano na Flórida. Embora tenha perdido quase toda a segunda metade da última temporada por conta de uma concussão, o piloto de 42 anos vai muito bem nas corridas grandes e deve voltar com tudo após o tempo de inatividade. Earnhardt Jr. já venceu quatro vezes em Daytona e seis em Talladega… por que não mais uma? Ele é o principal favorito para levantar o caneco desta primeira etapa.

 

Você sabia que a NASCAR possui playoffs?

Uma coisa você já deve ter percebido: os americanos amam playoffs. A chamada disputa de pós-temporada acontece nos grandes ligas esportivas na Terra do Tio Sam como NFL, NBA, MLB, NHL e MLS. Acredite ou não, eles deram um jeito de incluir playoffs também em corridas automobilísticas!

Apelidado de Chase, a pós-temporada da NASCAR é muito bem pensada e torna os finais de “season” bem emocionantes ano após ano. Os 16 pilotos melhor colocados após as primeiras 26 provas se classificam para a disputa – que ocorre nas últimas dez corridas do ano. Três pilotos são eliminados a cada três desses eventos – restando apenas quatro brigando pelo campeonato na última corrida em Homestead, Miami, a famosa Ford Ecoboost 4000. Os outros pilotos seguem nas pistas durante a disputa do Chase, mas recebem pontuação inferior, o que impossibilita a disputa pelo título.

 

Veja os dez principais candidatos ao título da Monster Energy NASCAR Cup Series em 2017:

  • Kevin Harvick da Stewart-Hass Racing (6.00)
  • Jimmie Johnson da Hendrick Motorsports (7.50)
  • Joey Logano da Team Penske (8.00)
  • Kyle Busch da Joe Gibbs Racing (9.00)
  • Martin Truex Jr. Furniture Row Racing (9.50)
  • Brad Keselowski da Team Penske (11.00)
  • Chase Elliott da Hendrick Motorsports (13.00)
  • Matt Kenseth da Joe Gibbs Racing (14.00)
  • Dale Earnhardt Jr. da Hendrick Motorsports (15.00)
  • Denny Hamlin da Joe Gibbs Racing (16.00)