Brasileirão Série A

21ª rodada: Cruzeiro poupa time e Sport busca os três pontos no Mineirão. Veja o prognóstico desta e de outras partidas do Brasileirão

Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

Equipe mineira precisa reverter desvantagem no mata-mata com o Grêmio e deve poupar titulares. Melhor para o time de Luxemburgo

Em condições normais, o Cruzeiro seria favorito ao receber o Sport no Mineirão. Só que o calendário da equipe celeste alterou o planejamento do técnico Mano Menezes, e deixou a partida de domingo (20) à tarde, válida pela 21a rodada do Brasileirão 2017, totalmente imprevisível. Não se sabe nem qual Cruzeiro estará em campo em Belo Horizonte no fim de semana – ainda que seja quase certo que a comissão técnica decida poupar pelo menos alguns dos titulares. Tudo por causa da Copa do Brasil, que decide seus finalistas no meio de semana.

Na última quarta, a Raposa foi a Porto Alegre e acabou perdendo para o Grêmio, 1×0, no jogo de ida da semifinal. Enquanto isso, o Sport treinou e descansou, pois sua competição paralela, a Copa Sul-Americana, só volta em meados de setembro, com os jogos das oitavas-de-final (o Leão da Ilha enfrenta a Ponte Preta). Com tudo isso, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo ganha uma brecha para tentar beliscar três pontos fora de casa e reforçar sua perseguição ao Palmeiras, que está logo à frente na briga por uma vaga na fase de grupos da Libertadores do ano que vem.

 

Na Toca da Raposa, alvo é o Grêmio

O elenco cruzeirense certamente adotará o discurso de que está pensando no Sport e que o foco no Grêmio só virá depois do jogo de fim de semana. É inegável, porém, que o clube esteja depositando todas as suas fichas na Copa do Brasil. Em posição apenas intermediária no campeonato nacional, os cruzeirenses sabem que a melhor chance de terminar o ano em grande estilo é despachar os rivais gaúchos (dando o troco pela eliminação na última Copa do Brasil) e disputar uma final importante, com chance de taça, festa e vaga direta nos grupos da Libertadores.

No desembarque da delegação na volta de Porto Alegre, pouco se falou no Sport. O assunto era sempre a chance de vencer por dois gols de diferença na quarta e eliminar o Grêmio. Ainda que não tenha anunciado publicamente qual será a formação titular no Mineirão, Mano Menezes já deu pistas de que repetirá a estratégia do último jogo pelo Brasileirão, quando escalou um time misto diante do São Paulo. A Raposa acabou sendo derrotada, mas fez boa partida e mostrou que é competitiva mesmo que poupe alguns de seus principais jogadores.

Um deles entrou só no finzinho contra o São Paulo mas já avisou que pretende estar em campo: Thiago Neves afirmou, na chegada a Belo Horizonte, que gostaria de atuar para ganhar ritmo de jogo e chegar embalado à partida de quarta. “Mesmo com um time misto, nosso time vem muito forte para jogar no domingo. Quem decide é a comissão técnica, que vai ver quem está bem. Mas eu, particularmente, vou pedir para jogar, porque preciso atuar, já que fiquei vários dias sem treinar. Vamos ver.”, afirmou,

Um desfalque certo é o volante Ariel Cabral, que não se recuperou de uma lesão no tornozelo e terá de ser submetido a uma cirurgia no local, perdendo todo o resto da temporada. Outro atleta do setor, Lucas Romero, sofreu uma pancada no jogo contra o Grêmio e teve de ser substituído. Mesmo que o diagnóstico seja de lesão leve, ele dificilmente será aproveitado contra os pernambucanos.

 

Luxemburgo quer a vitória fora de casa

Depois de três jogos sem vencer (dois empates e uma derrota), o Sport espera aproveitar a ausência de alguns titulares do Cruzeiro para quebrar essa série de tropeços e voltar à coluna dos ganhadores. O objetivo é claro: garantir um lugar na Libertadores do ano que vem. Em quinto lugar na classificação, o Leão está bem posicionado para seguir nessa briga, mas não quer se contentar com um lugar no G-6: o ideal seria ficar entre os quatro melhores, para entrar direto na fase de grupos da competição continental.

Para isso, o Sport conta com a experiência e a ambição de Vanderlei Luxemburgo. Ao falar sobre a campanha da equipe, numa entrevista concedida na quinta-feira, Luxa deixou claro que não vai se contentar com pouco. “Não vim para cá para ser mais um. Essa é uma cobrança que estou fazendo com os jogadores”, afirmou. Para isso, ele conta com os gols de Diego Souza e André, que devem ir para o jogo no domingo. Ambos foram poupados das atividades de quarta, mas já retornaram na quinta e não preocupam.

Outra definição está na zaga, que terá Ronaldo Alves e Henríquez. Durval, que vinha participando de um rodízio no setor, foi avisado por Luxa de que agora é reserva. Mas nada que vá tumultuar o ambiente de uma equipe que parece pronta para tentar voos mais altos.

 

Palpite

Mesmo com as atenções divididas, o Cruzeiro vai para o jogo com uma equipe de respeito, já que tem muita gente boa tentando ganhar espaço no elenco. O Sport quer voltar a vencer, mas não ficará tão insatisfeito se retornar de Belo Horizonte com um pontinho. Partida com jeitão de empate, em que a igualdade no placar vai acabar satisfazendo os dois treinadores. Vamos de 1×1. E você?

 

Jogos da 21ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 19 de agosto

  • 16:00 – Corinthians x Vitória – Palpite: Corinthians
  • 19:00 – Flamengo x Atlético-GO – Palpite: Flamengo

Domingo, 20 de agosto

  • 11:00 – Grêmio x Atlético-PR – Palpite: Grêmio
  • 16:00 – Cruzeiro x Sport – Palpite: empate
  • 16:00 – Bahia x Vasco – Palpite: empate
  • 16:00 – Ponte Preta x Botafogo – Palpite: empate
  • 16:00 – Avaí x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 19:00 – Palmeiras x Chapecoense – Palpite: Palmeiras
  • 19:00 – Coritiba x Santos – Palpite: Santos

Segunda-feira, 21 de agosto

  • 20:00 – Fluminense x Atlético-MG – Palpite: empate