Brasileirão Série A

Ponte Preta x Botafogo pela 21ª rodada do Brasileirão; Macaca com boas chances de vencer após quatro jogos

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Além de jogar em casa, campineiros podem se beneficiar do fato de que o Glorioso deve entrar em campo com uma formação mista ao priorizar a disputa por uma vaga na final da Copa do Brasil contra o Flamengo na próxima quarta-feira

Ponte Preta e Botafogo voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro de 2017 neste domingo (20), às 16h (horário de Brasília). Pela 21ª rodada, a Macaca recebe o Glorioso no estádio Moisés Lucarelli com a responsabilidade e obrigação de marcar os três pontos. Afinal, o time não sabe o que é vencer há quatro jogos – uma derrota e três empates. Pelo lado do Alvinegro de General Severiano, o foco é todo na Copa do Brasil e na Libertadores, quando o empate fora de casa seria um resultado bastante comemorado.

 

PONTE PRETA X BOTAFOGO

Não é um bom momento para a Ponte, que estacionou na 14ª posição (24 pontos) depois de uma série de tropeços – derrota para Vitória (fora) e os empates diante de Fluminense (casa), Vasco (casa) e Sport Recife (fora). É difícil, mas existe a chance de a equipe comandada por Gilson Kleina entrar na zona de rebaixamento ao término da rodada. Tal situação aconteceria em caso de derrota para o Bota combinada aos triunfos de Bahia, São Paulo e Chapecoense.

Já com relação aos cariocas, a boa colocação – oitavo posto com 28 pontos – garante certa tranquilidade para que o time priorize a Copa do Brasil, quando o jogo de volta das semifinais contra o Flamengo será realizado na próxima quarta-feira (23). Assim como aconteceu na rodada passada contra o Grêmio, o técnico Jair Ventura deve escalar uma formação mista. Porém, mesmo sem a maioria dos titulares, o Fogão superou o Tricolor (1 a 0), que atuou com os reservas.

 

HISTÓRICO DO CONFRONTO

Ao longo da história, Botafogo e Ponte Preta se enfrentaram em 23 confrontos oficiais. A vantagem no retrospecto é do Glorioso, que venceu os campineiros em 11 ocasiões. Já a Macaca triunfou diante dos cariocas sete vezes, além dos cinco empates entre as equipes.

Últimos jogos

  • Na segunda rodada do Brasileirão deste ano, o Time da Estrela Solitária ganhou por 2 a 0;
  • Porém, a última derrota da Ponte como mandante aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2013, também pelo marcador de 2 a 0.

 

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

A Ponte terá novidades. Além do mais recente contratado, Léo Gamalho, estar à disposição de Kleina, o treinador contará com os retornos de atletas que estavam no departamento médico: Emerson Sheik, Marllon, Fernando Bob, Elton e Yago. Pelo lado do Botafogo, Jair Ventura deve ir a campo com apenas dois titulares: Gatito e Lindoso.

Ponte Preta: Aranha; Jeferson, Marllon, Luan Peres e Danilo Barcelos; Naldo, Fernando Bob, Jean Patrick e Léo Artur; Emerson Sheik e Lucca – Técnico: Gilson Kleina

Botafogo: Gatito Fernandez, Arnaldo, Emerson Silva, Marcelo e Gilson; Dudu Cearense, Fernandes, Leandrinho e Léo Valencia; Guilherme e Brenner – Técnico: Jair Ventura

 

PALPITE

A possibilidade de contar com cinco jogadores que estavam afastados, além de mais um reforço para o ataque (Gamalho), dão um gás a mais para a Ponte Preta, que não balança as redes há três rodadas. Como o Botafogo está com a cabeça em outras competições, a Macaca precisa se aproveitar desta grande oportunidade de conquistar os três pontos. Mas os reservas do Glorioso já mostraram muita competitividade em outras partidas. Porém, com muita superação, a Ponte alcançará o triunfo.

 

JOGOS DA 21ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2017

Sábado, 19 de agosto

  • 16:00 – Corinthians x Vitória – Palpite: Corinthians
  • 19:00 – Flamengo x Atlético-GO – Palpite: Flamengo

Domingo, 20 de agosto

  • 11:00 – Grêmio x Atlético-PR – Palpite: empate
  • 16:00 – Avaí x São Paulo – Palpite: empate
  • 16:00 – Bahia x Vasco – Palpite: Bahia
  • 16:00 – Ponte Preta x Botafogo – Palpite: Ponte Preta
  • 16:00 – Cruzeiro x Sport Recife – Palpite: empate
  • 19:00 – Coritiba x Santos – Palpite: Santos
  • 19:00 – Palmeiras x Chapecoense – Palpite: Palmeiras

Segunda-feira, 21 de agosto

  • 20:00 – Fluminense x Atlético-MG – Palpite: Fluminense

 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2017

  1. Corinthians, 47 – Libertadores
  2. Grêmio, 39 – Libertadores
  3. Santos, 36 – Libertadores
  4. Palmeiras, 33 – Libertadores
  5. Sport Recife, 29 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-PR, 29 – Pré-Libertadores
  7. Flamengo, 29 – Copa Sul-Americana
  8. Botafogo, 28 – Copa Sul-Americana
  9. Cruzeiro, 27 – Copa Sul-Americana
  10. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  11. Atlético-MG, 27 – Copa Sul-Americana
  12. Coritiba, 25 – Copa Sul-Americana
  13. Vasco, 25
  14. Ponte Preta, 24
  15. Bahia, 23
  16. São Paulo, 22
  17. Chapecoense, 22 – Série B
  18. Avaí, 21 – Série B
  19. Vitória, 19 – Série B
  20. Atlético-GO, 15 – Série B