Notícias

UFC Fight Night 90: Rafael Dos Anjos Defende Cintuaro Dos Leves Contra Eddie Alvarez

O mundo das lutas estará de olho bem aberto em Las Vegas na noite desta quinta-feira (7), quando será realizado o UFC Fight Night 90. Como de costume, o evento contará com uma presença brasileira de peso. Neste caso, peso leve – a categoria de Rafael dos Anjos – de 31 anos, que vai colocar seu cinturão em disputa contra o americano Eddie Alvarez, de 32.

As expectativas para a atuação de Rafael são das melhores. “Podem esperar o melhor Rafael de todos os tempos”, disse seu treinador, o xará Rafael Cordeiro. “Está muito motivado e muito forte, pronto para fazer uma grande luta e conservar seu cinturão em grande estilo.”

O desafiante americano é reconhecido pela agressividade e ótimo físico, mas a técnica brasileira no duelo deve prevalecer, segundo o treinador: “O Alvarez é muito experiente e dificilmente vai ficar surpreso com alguma coisa. Ele gosta de andar para frente. Os dois vão buscar o nocaute, é isso que esperamos. O Rafael pegou atletas mais duros e de nível mais alto que o Alvarez”, finalizou.

Embora visto como inferior pelo técnico brasileiro, Alvarez tem um cartel de muito respeito. Em 31 lutas, ganhou 27 e foi campeão no Bellator. Ele soma 27 vitórias e quatro derrotas na carreira. Estreou no UFC em setembro de 2014, sendo derrotado por pontos pelo compatriota Donald Cerrone. Ganhou na sequência de Gilbert Melendez e Anthony Pettis, ambos por decisão dividida dos juízes.

Já o carioca Rafael dos Anjos tem 35 lutas e 27 vitórias. É detentor do cinturão desde março do ano passado ao superar o americano Anthony Pettis por decisão unânime dos juízes. Esta é a segunda defesa de cinturão do lutador nascido em Niterói. A primeira foi contra o também americano Donald Cerrone, em dezembro, quando atropelou o adversário com um surpreendente nocaute logo no primeiro assalto, um dos mais espetaculares da temporada.

Rafael é o #4 no ranking peso por peso do UFC. Oriundo do jiu-jitsu, sua trocação evoluiu ao ponto atual depois de muito treino de muay thai. Sua luta em Las Vegas nesta quinta, na verdade, era para ter ocorrido em março. Ele enfrentaria o irlandês Conor McGregor, mas quebrou o pé e a luta foi cancelada.

Segundo seu estafe, a lesão não deixou nenhuma sequela física ou psicológica, tanto que o treinador indicou uma melhora grande em sua condição em comparação até mesmo com a performance de antes da contusão.

De acordo com estatísticas do Odds Shark, Rafael dos Anjos tem margem de probabilidade para vencer de 1.29 – ou seja, a cada 1 dólar apostado, o apostador leva apenas 29 cents de lucro com sua vitória. Quem optar por Alvarez tem chances de levar bem mais. A margem para isso está em 3.85, ainda segundo o Odds Shark.
MAIS BRASIL EM LAS VEGAS

Rafael dos Anjos não será o único representante do país no UFC Fight Night 90. Vale muito observar também as lutas preliminares. São oito no total. E sete delas com a presença de brasileiros (veja lista abaixo).

De todas, a que tem a melhor margem de lucro segundo o Odds Shark é para a vitória do amazonense Dileno Lopes contra o americano Anthony Birchark: 3.05.
O curioso é que dessas sete lutas envolvendo brasileiros, cinco são contra lutadores da casa. As exceções são Gilbert Durinho contra o polonês Lukasz Sajewski e Vicente Luque contra o mexicano Álvaro Herrera.

O UFC Fight Night é a abertura da semana internacional de lutas, o primeiro dos três eventos em sequência que vão render assunto para sempre entre os fãs do UFC. Vêm depois do #90 o TUF 23 Finale, também no MGM, em Las Vegas, na sexta-feira, e o muito esperado UFC 200, na nova arena de Las Vegas, a T-Mobile, com três cinturões em disputa.

UFC Fight Night 90

Data: 7 de julho de 2016
Local: MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas

Card principal
Cinturão peso leve – Rafael dos Anjos (BRA) x Eddie Alvarez
Pesados – Derrick Lewis x Roy Nelson
Médios – Alan Jouban x Belal Muhammad
Leves – Mitch Clarke x Joseph Duffy

Card preliminar

Meio-médios – Alberto Mina (BRA) x Mike Pyle
Leves Mehdi Baghdad x John Makdessi
Galos Anthony Birchark x Dileno Lopes(BRA)
Galos Russell Doane x Pedro Munhoz(BRA)
GalosFelipe ‘Sertanejo’ (BRA) x Jerrod Sanders
Leves –Gilbert ‘Durinho’ (BRA) x Lukasz Sajewski
Galos – Marco Beltran x Reginaldo Vieira(BRA)
Meio-médios Álvaro Herrera x Vicente Luque(BRA)