NBA

NBA: Spurs, Rockets e Warriors são os destaques da última sexta-feira de 2016

Foto: Ronald Cortes/Getty Images

Ano chega ao fim com novas exibições de gala dos grandes astros do basquete mundial

O tempo não para, já cantava Cazuza, e o basquete da NBA também não. Entre esta última sexta-feira de 2016 e o primeiro dia útil do novo ano serão realizados nada menos que 21 jogos.

Começamos com os confrontos desta sexta-feira que será aberta em um horário pouco convencional. Vai ser às 19h (de Brasília) que o Indiana Pacers recebe o Chicago Bulls na Bankers Life Fieldhouse, em Indianápolis.

Os Pacers têm cotação de favoritos (R$ 1,57, contra R$ 2,55 dos Bulls), mas sua atualidade não permite enxergar muita festa. A equipe está na décima posição da Conferência Leste, duas colocações atrás dos Bulls.

O que preocupa o time de Indiana é a má fase, pois perdeu os últimos quatro jogos que fez, um deles justamente para Chicago (90×85, na terça-feira desta semana). Os Bulls têm enorme chance de repetir a vitória e a margem de pontos.

Wizards x Nets vem a seguir com um duelo mais morno, às 22h. Os Wizards são bem favoritos e devem ganhar fácil. Os Nets não têm time ou saídas para o terrível momento de somente 25% de efetividade na temporada. Os Wizards têm 48%.

O jogo que começa às 23h promete muito mais. O Houston Rockets de James Harden e Nenê Hilário recebe o Los Angeles Clippers que não sabe exatamente qual a condição física de seu grande astro, o armador Chris Paul. Ele machucou o tendão do pé esquerdo há uma semana e tem sido apreciado com moderação.

O Houston pinta como favorito pelo seu excelente momento. Ganhou as duas últimas partidas. Na Conferência Oeste, é o terceiro colocado. E quem é o quarto? São os Clippers, que caíram demais desde a lesão de Paul: perderam as quatro últimas partidas e só uma grande zebra fará que a quinta não ocorra nesta noite.

Um pouco adiante, às 23h30, começa outro jogo que promete demais, San Antonio Spurs x Portland Trail Blazers.

Os Spurs seguem o time mais “suíço” da NBA. É o “reloginho” da liga. Executa tudo à perfeição, pois assim exige o seu comandante, o linha-duríssima Gregg Popovich. Popo cobra sempre as metas a ser obtidas.

Os Spurs têm 81% de vitórias na temporada e encaram os Blazers que carregam só 41% nesta efetividade. Será praticamente uma barbada, como foi na véspera de Natal, quando os dois jogaram entre si e deu San Antonio fácil, extremamente fácil, por 110×90.

Vai ser interessante seguir com atenção também Boston Celtics x Miami Heat. Menos pelo Miami, cheio de mimimi neste ano em que luta para fugir do vexame que tem sido a 13ª posição no Leste.

O Boston oscila, verdade, mas tem dois jogadores que estão dando o que falar, o armador Isaiah Thomas e o pivô Al Horford.

Outro timaço que entra em quadra com grande expectativa de vitória nesta sexta-feira é o Golden State Warriors, que recebe o Dallas Mavericks à 1h30.

Expectativa de massacre seria uma definição mais precisa, pois os Warriors estão em uma ponta da tabela e os Mavs na outra.  Será o duelo do líder contra o vice-lanterna da Conferência Oeste.

São quatro vitórias seguidas do Golden State contra o Dallas – a última delas, em 10 de novembro, um verdadeiro chocolate de 116×95. É de se esperar diferença tão grande de novo hoje, mesmo com a certa instabilidade que Stephen Curry tem demonstrado nas últimas semanas. Mas instável está o cestinha, não o time. São oito vitórias nos últimos nove jogos. E a única derrota foi justamente para o Cleveland Cavaliers, e por apenas um ponto na noite de Natal.

 

Confira a noitada da NBA nesta última sexta-feira de 2016:

  • 19h00 – Indiana Pacers (1,57) x Chicago Bulls (2,55)
  • 22h00 – Washington Wizards (1,25) x Brooklyn Nets (4,10)
  • 22h30 – Boston Celtics x Miami Heat *
  • 23h00 – Houston Rockets x Los Angeles Clippers *
  • 23h00 – Minnesota Timberwolves (1,90) x  Milwaukee Bucks (1,90)
  • 23h00 – Atlanta Hawks (1,62) x Detroit Pistons (2,40)
  • 23h00 – New Orleans Pelicans x New York Knicks *
  • 23h30 – San Antonio Spurs x Portland Trail Blazers *
  • 00h00 – Denver Nuggets x Philadelphia 76ers *
  • 01h30 – Golden State Warriors x Dallas Mavericks *

 

Vale ficar de olho no sábado em:

  • 22h00 – Charlotte Hornets x Cleveland Cavaliers
  • 23h00 – Houston Rockets x New York Knicks
  • 23h00 – Oklahoma City Thunder x Los Angeles Clippers
     

 

Os dois jogos interessantes do domingo:

  • 21h00 – Atlanta Hawks x San Antonio Spurs
  • 00h30 – Los Angeles Lakers x Toronto Raptors

* Odds indisponíveis até a publicação