NFL

Packers e Lions duelam pela NFC North; Quatro times brigam pelas duas vagas restantes dos playoffs

Foto: Joe Robbins/Getty Images

Para o fanático pela bola oval parece que a temporada regular da NFL começou ontem, mas, infelizmente, a derradeira semana 17 já chegou para selar o destino de quem ainda está na disputa e sacramentar quais times continuarão na briga pelo tão sonhado Super Bowl LI. Não vai faltar emoção nos 16 jogos realizados ao longo do dia 1º de janeiro – você pode curar aquela ressaca da virada do ano com muita NFL!  Dez das 12 vagas para a pós-temporada já foram decididas antes da última rodada! Todos os postulantes na AFC já são conhecidos – restam apenas duas vagas dentro da NFC: do campeão da NFC North e uma de Wild Card.

Green Bay Bay Packers, Detroit Lions e Washington Redskins lutarão ferozmente por elas, embora, tecnicamente, o Tampa Bay Buccaneers ainda respira por aparelhos e precisa de um verdadeiro milagre para se classificar. Pensa que parou por ai? Nada disso! Várias equipes já classificadas buscam posições melhores para a disputa dos playoffs: Kansas City Chiefs e Oakland Raiders jogam pensando no título da AFC West e em uma folga na primeira rodada da pós-temporada – assim como Seattle Seahawks e Atlanta Falcons dentro da NFC. Também já garantido, o New England Patriots precisa vencer o também classificado Miami Dolphins para assegurar a melhor campanha dentro da AFC sem depender de um tropeço dos Raiders.

São vários ângulos interessantes da semana 17, mas é impossível não dar destaque ao embate entre Packers e Lions: um confronto de divisão muito tradicional que vale o título da NFC North e, consequentemente, uma das vagas restantes na pós-temporada. Jogaço. Não foi à toa que a televisão americana deslocou a partida para o Sunday Night Football – que acontece às 23h30 (de Brasília). Quem será coroado como o Rei do Norte?

O Detroit Lions busca acabar com uma seca de 23 anos sem vencer o título da sua divisão – na última vez que isso aconteceu, em 1993, a lenda Barry Sanders ainda estava em campo pelo time de Michigan. Os Lions tiveram a grande chance de faturar a NFC North na última semana, mas não foram páreo para o Dallas Cowboys no Texas. O ataque não vem sendo o mesmo do começo da temporada após uma lesão constatada no dedo do QB Matthew Stafford: ele lançou um touchdown e quatro interceptações somando os três últimos jogos da equipe.

O melhor momento de Detroit na temporada já passou, e por isso a minha dica aqui é acreditar na grande recuperação do Green Bay Packers. O que o time de Wisconsin vem fazendo nessa reta final de temporada é assombroso: venceu cinco dos últimos seis compromissos com atuações impecáveis do quarterback Aaron Rodgers… O camisa 12 está simplesmente pegando fogo! Já são 14 touchdowns e nenhuma interceptação nessa arrancada de seis partidas – desempenho que já o coloca como um dos candidatos ao prêmio de MVP.

Sim, o jogo será no Ford Field, mesmo assim os Packers devem levar essa  até com certa tranquilidade. A melhor opção de investimento, de acordo com os nossos odds,  é um triunfo de mais de quatro pontos dos Packers – o que dobra o montante inicial. Go, Pack, Go!

Redskins jogam mais cedo e podem faturar a vaga restante de Wild Card

Sem dúvida o duelo entre Packers e Lions será um jogão, mas há um time que joga mais cedo e pode acabar com boa parte da graça do Sunday Night Football: o Washington Redskins. A equipe entra em campo mais cedo, às 19h25, contra o já classificado New York Giants e precisa vencer de qualquer maneira para garantir uma das vagas de Wild Card – desde que o jogo em Detroit mais tarde não acabe em empate. Portanto, se os Redskins tropeçarem, Packers e Lions entrarão em campo já classificados – brigarão apenas pelo mando de campo como campeão de divisão.

A tendência é que Washington vença o compromisso em casa e deixe o sangue escorrendo no domingo à noite, até porque o jogo não interessa em nada para os Giants em termos de classificação. Por mais que a ideia de eliminar um rival de divisão seja tentadora, dar um importante descanso aos principais atletas antes da pós-temporada parece ser melhor ainda. New York não correrá nenhum risco longe de seus domínios. A dica da vez aqui é acreditar em um triunfo de mais de sete pontos de Kirk Cousins e companhia – o que quase dobra o montante inicial investido (odd de 1,91).

À espera de um milagre na Flórida

Não, o assunto não tem nada a ver com Tom Hanks ou o belíssimo filme dirigido por Frank Darabont em 1999. O papo aqui é outro. Lembra que foi falado acima sobre uma remotíssima possibilidade de classificação do Tampa Bay Buccaneers aos playoffs? Pois é! Para isso acontecer, o time além de fazer sua parte e vencer o Carolina Panthers em Tampa precisa contar com a seguinte combinação: 1) empate entre Redskins e Giants (isso mesmo, empate); 2) os Packers perderem para os Lions; 3) os Titans vencerem os Texans; 4) os Colts baterem os Jaguars; 5) os Cowboys vencerem os Eagles; e 6) os 49ers baterem os Seahawks. Simplesmente bizarro! Está mais fácil o personagem de Michael Clarke Duncan sair livremente da prisão na Louisiana.