Notícias

A 5ª etapa Brasileiro de Poker acontece entre 21 e 26 de julho

Nesta quinta-feira (21/07) começa a 5ª etapa do Brazilian Series of Poker (BSOP) 2016. As competições acontecerão até o dia 26 de julho, no salão do WTC Sheraton, em São Paulo. Serão 19 torneios e um prêmio de no mínimo R$ 500 mil para o campeão do Main Event, o principal do campeonato nacional. A expectativa é que esse valor seja ainda superado de acordo com o número de inscritos. No ano anterior, foram 1649 participantes, com Jorge Moutella como campeão.

A etapa é muito aguardada principalmente pelo fato do ranking BSOP estar muito disputado até aqui. Kelvin Kerber lidera até o momento, mas vê Gustavo Kamei se aproximar, com apenas 134 pontos de distância da ponta. Após a última etapa, Rodrigo Caprioli e Luiz Duarte Filho apareceram entre os dez melhores.

O ranking do BSOP está: 1º – Kelvin Kerber – 1740 pontos 2º – Gustavo Kamei – 1606 pontos 3º – Fernando “Groww” Garcia – 1050 pontos 4º – Rodrigo Caprioli – 980 pontos 5º – Leandro “Brasa” Pimentel – 965 pontos 6º – Ignácio Bernard – 925 pontos 7º – Rafael Pandolfo – 900 pontos 8º – Luiz Duarte Filho – 865 pontos 9º – Éder Ferronato – 830 pontos 10º – Luiz “Tofu” Higashi – 800 pontos

Brasileiro expondo na América do Sul

O campeonato retorna ao país após a última etapa ter ocorrido na cidade de Punta del Este, no Uruguai. Foi a primeira na história que foi realizada em outro país, dando uma maior oportunidade de participação dos nossos vizinhos sul-americanos. Com isso, dois uruguaios decidiram o evento principal e o vencedor foi o experiente Jaime Ateneloff, de 85 anos, que se tornou o jogador mais velho a conquistar um título no BSOP.

Ateneloff já começou com a vantagem na grande final, mas em poucas mãos ela foi revertida. Mesmo assim, o campeão conseguiu ter paciência para derrotar o compatriota Omar Heynart. O melhor brasileiro dessa etapa foi Caio Machado. Em seguida, apareceram André Eskinazi e Luiz Duarte. Ao todo participaram 786 jogadores.

Etapas anteriores e calendário

Na última etapa ocorrida em território brasileiro, o grande vencedor foi Luiz Ricardo Higashi, o “Tofu”. Ele levou a melhor entre 694 participantes e faturou o bracelete prateado. Ele superou Silvio Garcia na grande final, em uma caminhada bastante complicada e com grandes chances de ser derrotado.

Nas duas primeiras etapas do ano, os campeões foram Rafael Pandolfo e Kelvin Kerber. Eles superaram nomes fortes como o paraguaio Miguel Dorsa, o chileno Oscar Alache e os brasileiros Fernando Grow, Gustavo Kamei

Depois dessa etapa em São Paulo nesse mês, ainda acontecerão mais três até o fim do ano para conhecermos o grande campeão. Em agosto, as competições serão realizadas em Natal, RN. Setembro será a vez do BSOP acontecer em Balneário Camboriú, SC. E em novembro acontece o principal evento, o BSOP Millions, novamente em São Paulo, fechando a classificação.

Na última temporada, o campeão brasileiro foi Rafael Caiaffa, um dos maiores nomes do Poker no Brasil. Ele terminou em sexto na última etapa, mas viu Igor Marani, seu principal adversário no ranking ficar em 10º e conquistou o nacional com 1800 pontos.

Anteriormente, nove atletas da mente já conquistaram o BSOP: Rodrigo Garrido (2014), Fernando Grow (2013), Leonardo Martins (2012), Flávio Reis (2011), André Doblas (2010), Marco Marcon (2009), Claudio Baptista (2008), Sergio Brun (2007) e Leandro Pimentel (2006).

BSOP segue em crescimento

O BSOP está ganhando cada vez mais destaque no mundo do esporte da mente. Atualmente já é considerado um dos mais importantes do cenário mundial e já contou com 2930 participantes em uma etapa.

Na primeira edição, em 2006, o torneio teve média de 60 participantes por etapa. Apesar de elevar o nível no ano seguinte, foi apenas em 2008 que o volume de jogadores sofreu um grande crescimento, chegando a 100 por torneio. Depois disso, novas cidades passaram a receber eventos. Até que em setembro de 2009, o Rio de Janeiro foi o responsável por bater o recorde de participantes de um evento de poker na América Latina, com 641 jogadores.

Porém, foi questão de tempo para essa marca ser superada. Em 2011, mais dois recordes: uma premiação de R$ 1 milhão e a participação de 1446 jogadores. Nos últimos anos, a expansão continuou acontecendo, com eventos no centro-oeste e nordeste. Ultrapassou a marca dos 2000 participantes ainda em 2013, aumentou as premiações e contou com a presença de transmissão televisiva. Para saber mais sobre odds de poker e outros torneios visite oddsshark.com/poker.