Ganhador.com

Estratégias básicas de poker

Agora que você já aprendeu como jogar poker, chegou a hora de aplicar os conceitos e termos aprendidos! Nessa página você vai encontrar estratégias para iniciantes. Entre os tópicos cobertos está a diferença de jogar com posição e sem posição. Além disso, também vamos cobrir algumas das porcentagens básicas do poker.

O poker é um jogo com muitos formatos e variáveis. No entanto, existem algumas estratégias e teorias que podem ser aplicadas a qualquer modalidade. Seja No-Limit Hold’em, Pot-Limit Omaha, ou Stud, esses conceitos são importantes para qualquer jogador. Assim sendo, preste bastante atenção às seguintes dicas, independentemente do tipo de poker de sua preferência.
Aliás, não deixe de conferir os melhores sites de poker do Ganhador para começar a colocar em prática o seu aprendizado!

Melhores Sites de Poker Online

Bônus

de

boas-vindas

+4

Bônus de - boas-vindas

Programa

de

Fidelidade

+4

Programa de - Fidelidade

Awar Points

para

torneios

+5

Awar Points para - torneios

A importância da posição no poker

Um dos conceitos essenciais de poker que jogadores iniciantes devem saber é a importância de sua posição na mesa. O termo posição não se refere a seu assento na mesa, e sim sua posição em relação ao botão.

O botão também é chamado de dealer, e é a posição de referência no poker. O botão gira no sentido horário, passando de jogador em jogador a cada mão. É a partir da primeira pessoa a esquerda do botão que as cartas começam a ser distribuídas. Esse primeiro jogador é o small blind daquela mão, e a pessoa logo à sua esquerda é o big blind. São esses os jogadores que devem colocar uma aposta obrigatória além do ante (lembrando que o big blind é normalmente o dobro do small blind).

O botão também dita a ordem a qual os jogadores tomam suas ações. No pré-flop, a pessoa à esquerda do big blind (chamado de UTG) é a primeira pessoa a jogar. Após o flop, esse papel passa a ser do small blind. Ou seja: após o flop, o botão é sempre a última pessoa a jogar, tendo uma enorme vantagem sobre seus oponentes.

Antes de nos aprofundarmos nas estratégias básicas atrás de cada posição, porém, você precisa entender quais são essas posições.

>> Para entender melhor os termos aqui usados, visite a página regras básicas do poker

 

As posições na mesa de poker

Botão

É o ponto de referência da mão. As cartas são distribuídas a partir da primeira pessoa de sua esquerda. É considerada a melhor posição no poker, porque você será sempre a última pessoa a jogar pós-flop.

Small Blind

A primeira pessoa à esquerda do botão. Esse jogador tem que pagar o small blind, que normalmente gira em torno de 3 a 5 vezes o valor do ante. É a primeira pessoa a jogar pós-flop.

Big Blind

A segunda pessoa à esquerda do botão. Esse jogador tem que pagar o big blind, que normalmente gira em torno de 7 a 10 vezes o valor do ante. É a última pessoa a jogar pré-flop e a segunda pessoa a jogar pós-flop.

UTG

O jogador à esquerda do big blind. É considerada a pior posição, pois o jogador sentado ali é o primeiro a jogar pré-flop.

UTG+1

A pessoa à esquerda do UTG.

MP

O jogador à esquerda do UTG+1. MP é a abreviação de mid-position/middle position.

MP2

A pessoa à esquerda do MP.

Hijack

O jogador à esquerda do MP2. Também chamado às vezes de MP3.

Cutoff

A pessoa à esquerda do hijack e à direita do botão. É considerada a segunda melhor posição do poker.

Agora que você conhece as posições no poker, é a hora de entender como jogar em cada uma delas.

 

Estratégias básicas para cada posição

É preciso entender que sua posição na mesa influencia diretamente o tipo de mão que você deve jogar. Um conjunto de mãos no poker é chamado de range. Esse termo é usado para descrever duas coisas:

  1. Um grupo de possíveis mãos que um adversário pode ter, baseado nas ações que ele tomou.
  2. Um grupo de mãos que deve ter para tomar certa ação. Ou seja, a cada decisão que você tomar existe um range de fold, call e raise.

O range de mãos varia muito dependendo de sua posição na mesa. Isso quer dizer que você será mais ou menos ativo baseado em onde estiver sentado em relação ao botão. Seguem abaixo algumas dicas para cada posição.

UTG e UTG+1

São as duas piores posições no poker. Assim sendo, você deve jogar poucas mãos quando estiver nessa situação. Evite dar calls e se proteja de raises posteriores sendo meticuloso. Jogue apenas pares médios/altos (66 ou melhor) e combinações como Ás e Rei, e Rei e Dama.

Quando entrar numa mão, você provavelmente terá que jogar primeiro pós-flop, o que é uma desvantagem no poker. Afinal, poker é um jogo de informações, e jogar primeiro dá a seu oponente uma informação sobre sua mão.

MP e MP2

Essas são posições complicadas de jogar. É aconselhável ter um range de raise um pouco maior, mas ainda ser cauteloso. Se a ação chegar a você sem nenhum call ou raise anterior, é possível ser agressivo e jogar mãos “especuladoras”.

Essas mãos são chamadas de suited connectors, o que se refere a cartas conectadas do mesmo naipe (ex: 78 de ouros, 45 de paus, etc.). As suited connectors são boas mãos para jogar porque aumentam suas chances de acertar uma sequência ou flush.

Ainda assim existem muitas chances de estar jogando sem posição — ou seja, ter pelo menos um oponente agindo depois de você. Uma boa dica é jogar entre ⅓ e metade de seus suited connectors quando nessas posições.

Hijack e Cutoff

Ótimas posições para tomar a iniciativa na mão e ser agressivo. Ter a dianteira é sempre importante, pois estabelece um padrão. Nem sempre é necessário ter mãos boas para dar raise nessas posições. Se todos foldarem antes de você jogar, considere dar raise com mãos como J8, J9 e T7.

Caso algum jogador já tenha dado um raise, pense bem antes de agir. Afinal, existem boas chances do jogador que deu o raise ter uma mão forte. Opte pelo call com mãos decentes, como QJ e pares médios. No entanto, não tenha medo de dar uma 3-bet (quando um jogador dá raise num raise anterior) com mãos fortes.

Botão

Como esta é a melhor posição do poker, também é a que você vai jogar mais mãos. O recomendável é dar raise 90% das vezes quando a mão chega em você em fold. Além disso, é possível 3-betar com mãos mais fracas, como AT de naipes diferentes ou pares baixos.

Jogar agressivamente a partir do botão é essencial, em função de você sempre ser o último a jogar. Essa vantagem lhe possibilita acompanhar todas as ações dos adversários antes de tomar uma decisão.

Small Blind e Big Blind

Essas posições têm seus prós e contras. Por um lado, você tem a vantagem de já ter colocado um valor obrigatório pré-flop. Ou seja, dar call em raises fica mais barato. O lado negativo, porém, é que a aposta obrigatória acaba custando caro quando você recebe mãos ruins. Além disso, o big blind e o small blind são os primeiros a jogar pós-flop.

A dica nessa situação é “defender os blinds” sempre que possível, dando calls em raises com mãos decentes. Não se sinta impedido de foldar, no entanto, quando receber mãos horríveis, como 72 e 83. Às vezes é preciso não se apegar às fichas e se despedir delas sem lutar.

 

O papel das porcentagens no poker

Além das posições, outra parte grande do poker é a matemática. Entender todas as estatísticas do jogo é muito complicado, mas não se desanime. Ao longo deste guia você vai poder aprender diversos conceitos matemáticos, como pot odds e implied odds. Antes disso, porém, é preciso compreender o quanto — e por que — as porcentagens influenciam suas decisões.

Existe uma grande diferença no papel das porcentagens em torneios de poker ao vivo e torneios de poker online. Afinal, quando você está jogando ao vivo existem um número maior de variáveis influenciando o jogo. Por que o jogador X tira os óculos antes de dar raise? Por que o oponente na posição 7 insiste em cobrir as veias do seu pescoço? Quem fala muito na mesa e quem fala pouco? O que isso quer dizer sobre os seus estilos de jogo?

Essas questões são a parte social e psicológica do poker ao vivo. Entretanto, elas não estão presentes no jogo online. Isso significa que o poker online se baseia muito mais nos números. Não é a toa que existem dezenas de softwares que auxiliam os jogadores a tomarem decisões.

Para poder aprender os conceitos avançados, primeiro você deve entender as diversas áreas influenciadas por estatística:

As combinações

A estatística está presente mais claramente nas suas chances de fazer certas combinações. É baseado nesses números que foi criado o ranking de mãos. Ou seja, o royal flush vale mais do que um full house porque, matematicamente, ocorre com menos frequência.

All-in

Em situações em que ao menos um jogador está em all-in (todas suas fichas estão no pot), temos um showdown. Nesse momento, independentemente de que rodada de aposta está sendo jogada, os jogadores envolvidos mostram suas cartas.

Quando as cartas estão expostas e ainda restam cartas comunitárias a serem abertas, entra em jogo a estatística. A partir das combinações completas e das que ainda podem ser feitas, é possível saber as chances de cada jogador.

É aí que entre o termo “chase”, popularmente chamado no Brasil de correr atrás. O termo se refere a quando o jogador está perdendo a mão e precisa acertar algo para ganhar. Às vezes isso pode ser uma carta única, e outras vezes um conjunto grande de cartas.

Independentemente, no showdown você está à mercê da sorte. Não há mais nada a fazer além de torcer para que sua combinação termine como a mais forte.

 

Adaptando seu estilo de jogo

No poker, é preciso modificar a maneira que você joga dependendo da situação em que estiver. Com experiência, se torna mais fácil saber como se adaptar, mas por enquanto, lembre-se dessas dicas.

Uma das principais situações que influencia seu modo de jogo é a bolha. A bolha acontece exclusivamente em torneios de poker. Essa fase do torneio ocorre quando faltam poucas eliminações para entrar na faixa de premiação.

A bolha é um momento tenso, mas muito esperado pelos jogadores. Iniciantes normalmente ficam nervosos e com medo de serem eliminados na bolha. Não jogue desta forma! Se estiver com uma boa quantidade de fichas, a bolha é ótima para você. Afinal, outros jogadores vão ser mais cautelosos e você pode ser agressivo.

Caso tenha poucas fichas, no entanto, a bolha requer que você jogue tight. Jogar tight significa ter um range de mãos menor e mais selecionado. Um dos piores sentimentos no poker é ser eliminado na bolha. Então, opte por jogar apenas mãos fortes como pares altos (88 ou maior), Ases fortes (AK, AQ, AJ, AT) e outras combinações como KQ e QJ do mesmo naipe.

Outra situação onde se adaptar é necessário é quando a mesa está short-handed. Isso quer dizer que a mesa tem menos jogadores do que o normal. Enquanto um jogo regular de poker tem 9 jogadores por mesa, alguns torneios jogam com 6, 4 ou 2.

Quanto menos jogadores estiverem na mesa, mais mãos você deve jogar. Menos jogadores significa menos chances dos oponentes terem mãos fortes. Então não se esqueça de ser mais agressivo e flexível com seu range.

 

Estratégias específicas

Existem dezenas de outras dicas e conceitos básicos, mas estes são alguns dos principais. A partir de agora vamos entrar em estratégias mais específicas. As próximas páginas vão te ensinar sobre teorias aplicadas aos jogos de Texas Hold’em e Omaha. Já se sente mais preparado para entrar nos feltros e encarar adversários? Aos poucos você vai se tornar em um jogador de poker que seus amigos vão invejar! Continue estudando e boa sorte nas mesas de poker online e ao vivo.

 

Voltar