Ganhador.com

Calculadora de odds no poker

Existem diversas ferramentas importantes que jogadores de poker devem aprender a usar para melhorarem. Uma das ferramentas mais importantes é a calculadora de odds. Uma calculadora de odds é importante porque ela diz quais são as probabilidades de cada jogador ganhar a mão em diferentes situações. A calculadora de odds é essencial para jogadores que querem estudar e se tornarem jogadores melhores. Por meio desta calculadora é possível analisar mãos passadas que você jogou ou até imaginar situações que você pode encontrar no futuro e entender a matemática por trás dessas mãos.

Melhores Sites de Poker Online

Programa

de

Fidelidade

+4

Programa de - Fidelidade

Antes de aprender exatamente como usar uma calculadora de odds e as vantagens de usar esta ferramenta, é preciso saber o que são odds e sua importância no poker.

 

O papel das porcentagens no poker

Existe uma grande diferença no papel das porcentagens em torneios de poker ao vivo e torneios de poker online. Afinal, quando você está jogando ao vivo existem um número maior de variáveis influenciando o jogo. Por que o jogador X tira os óculos antes de dar raise? Por que o oponente na posição 7 insiste em cobrir as veias do seu pescoço? Quem fala muito na mesa e quem fala pouco? O que isso quer dizer sobre os seus estilos de jogo?

Essas questões são a parte social e psicológica do poker ao vivo. Entretanto, elas não estão presentes no jogo online. Isso significa que o poker online se baseia muito mais nos números. Não é a toa que existem dezenas de softwares que auxiliam os jogadores a tomarem decisões.

Para poder aprender os conceitos avançados, primeiro você deve entender as diversas áreas influenciadas por estatística:

AS COMBINAÇÕES:

A estatística está presente mais claramente nas suas chances de fazer certas combinações. É baseado nesses números que foi criado o ranking de mãos. Ou seja, o royal flush vale mais que um full house porque, matematicamente, ocorre com menos frequência.

ALL IN:

Em situações em que ao menos um jogador está em all-in (todas suas fichas estão no pot), temos um showdown. Nesse momento, independente de que rodada de aposta está sendo jogada, os jogadores envolvidos mostram suas cartas.

Quando as cartas estão expostas e ainda restam cartas comunitárias a serem abertas, entra em jogo a estatística. A partir das combinações completas e das que ainda podem ser feitas, é possível saber as chances de cada jogador.

 

O que faz uma calculadora de odds

Agora você já sabe onde os odds estão presentes. Além disso, por mais que você odeie números e matemática, não é complicado entender o papel de uma calculadora comum. Mas o que é, exatamente, uma calculadora de odds? Compreender o objetivo desta ferramenta é mais simples do que parece. Uma calculadora de odds, como o nome deixa a entender, calcula algumas probabilidades relacionadas ao jogo do poker.

Mais especificamente, a calculadora de odds serve para que o jogador tenha números concretos que lhe dizem quais são suas chances de acertar combinações X e Y ou ganhar a mão, além do número de outs.

Abaixo segue uma explicação de cada uma dessas ferramentas, incluindo o porquê delas serem tão importantes.

Chances de acertar combinações:

Entender essas probabilidades é essencial para jogadores que estão começando a jogar poker. Essa ferramenta oferece um olhar interessante em cada situação de uma mão. Ela lhe dá informações, por exemplo sobre suas chances de fazer um flush de ouros num flop que vem 228 com duas de ouros, quando você tem 98 de ouros. Nesse caso, a calculadora leva em consideração todas as cartas que forem inseridas na ferramenta. Basicamente, a calculadora usa todas as informações que forem colocadas nela e lista a probabilidade de você fazer todas as mãos do ranking — desde um e dois pares até flushes, sequências e full houses.

O ranking de mãos é o seguinte:

  1. Royal Flush: sequência de dez a Às, todas do mesmo naipe
  2. Straight Flush: qualquer sequência do mesmo naipe
  3. Quadra: quatro cartas do mesmo número (ex: 5555)
  4. Full-House: três cartas de um número e duas cartas de outro número (ex: 55588)
  5. Flush; cinco cartas do mesmo naipe
  6. Sequência: qualquer tipo de sequência de cinco cartas (ex: 34567)
  7. Trinca: três cartas de um número (ex: QQQ)
  8. Dois pares: duas cartas de um número e duas cartas de outro número (ex: 4477)
  9. Par: duas cartas de um número (ex: 99)
  10. Carta alta: a melhor carta individual que você tiver, sendo o As a mais alta e o 3 a mais baixa

As chances de fazer cada uma dessas mãos, no geral, variam muito. Os pares são fáceis de fazer e você vai acertar vários pares com frequência. Já o Royal Flush, por outro lado, é extremamente raro, e você tem muita sorte se fizer um ou dois royal flushes em toda sua vida. A porcentagem de fazer cada combinação de poker (no Texas Hold’em, já que as odds no Omaha, Stud e 5-Card Draw são diferentes) é a seguinte:

 

Combinação de mão      Possibilidades    Probabilidade    Prob. Cumulativa           Odds

Royal flush                     4.324                   0.0032%             0.0032%            30.939 : 1

Straight flush                  37.260                 0.0279%             0.0311%            3.589.6 : 1

Quadra                           224.848                0.168%               0.199%              594 : 1

Full house                      3.473.184             2.60%                 2.80%                37,5 : 1

Flush                              4.047.644             3.03%                 5.82%                32,1 : 1

Sequência                      6.180.020             4.62%                 10.4%                20,6 : 1

Trinca                             6.461.620             4.83%                 15.3%                19,7 : 1

Dois pares                     31.433.400           23.5%                 38.8%                3,26 : 1

Um par                           58.627.800           43.8%                 82.6%                1,28 : 1

Carta alta                        23.294.460           17.4%                 100%                 4,74 : 1

Total                              133.784.560         100%                  100%                 0 : 1

 

 

Chances de ganhar a mão:

Essa seção da ferramenta é a mais simples de entender. Resumidamente, o objetivo de usá-la é entender quais suas chances de ganhar aquela mão, independente da quantidade de adversários e número de cartas restantes. Ou seja, a ferramenta leva as cartas inseridas em consideração e analisa a porcentagem de vezes que cada mão envolvida no pote ganha a mão. É interessante usar essa ferramenta para analisar mãos passadas que você jogou e julgar se você tomou as decisões corretas.

 

Calculadora de outs:

Essa é a ferramenta mais importante. Após colocar as informações que você tem, além de receber a porcentagem de chances de acertar cada mão e a probabilidade de você ganhar a mão, a calculadora também vai lhe dizer quais as cartas que te dão a vitória e quais as cartas resultam em você perdendo a mão. A calculadora não te diz exatamente o número de outs que você tem, mas calcula quais são estes outs. Caso você queira saber o número de outs, basta somar todas as cartas que lhe servem para ganhar a mão.

 

Como usar a calculadora do Ganhador

A calculadora do Ganhador é uma das mais acessíveis e mais fáceis de usar dentro da indústria do poker. Ainda assim, vamos explicar como usar cada uma das ferramentas. O primeiro passo para usar a calculadora é colocar o maior número possível de informações possível — para que você tenha as mais precisas e úteis probabilidades.

Para colocar todas as informações possíveis, basta clicar nas cartas respectivas a sua mão, às mãos dos adversários e às cartas comunitárias que forma expostas. Ou seja, todas as cartas que você sabe quais são devem ser inseridas na calculadora. Se a mão ainda está na fase pré-flop e não há uma situação de all-in e call, por exemplo, a única informação que você terá são suas próprias cartas. Se esse for o caso, coloque as duas cartas que você tem.

Depois de colocar as informações, é hora de saber interpretar os resultados que vão aparecer na tela. No canto esquerdo, vai aparecer a sua porcentagem total de ganhar a mão e a porcentagem dos seus oponentes. No centro da calculadora aparece a lista de combinações possíveis com a probabilidade de você aceitá-la, assim como as chances de seu adversário fazer aquela combinação. Por fim, o lado direito da calculadora mostra todas as cartas do baralho. As cartas verdes são os seus outs para vencer, enquanto as vermelhas são os outros dos seus adversários.

Quando já tiver interpretado todos os números e quiser estudar ou analisar outra mão, basta clicar no botão “Nova Mão” e os dados serão resetados. Aí você pode começar tudo de novo e inserir as cartas da próxima mão. Simples assim.

 

No geral, nossa calculadora é bem acessível e qualquer um pode aprender a usá-la. Depois que se acostumar, temos certeza que você vai aproveitar bastante a ferramenta na hora dos estudos. As probabilidades são de extrema importância na estratégia do poker, então ficamos felizes de poder te ajudar com a melhor calculadora de odds do Brasil!

 

Voltar