Ciclismo

Le Tour de France de 2017

Foto: Michael Steele/Getty Images

Volta ciclística mais tradicional do planeta será disputada entre 01 e 23 de julho.

A Volta da França é a prova de ciclismo mais famosa do planeta e inspira diversas competições da modalidade, como o Tour do Rio. Junto com o Giro d’Itália e a Vuelta a España, ela é parte do circuito dos Les Grands Tours, que reúnem as três provas mais importantes do mundo.

 

Le Grand Départ

A largada do Tour de France se dará em Düsseldorf. Será a quarta vez na história que a competição sairá da Alemanha e a primeira nesta cidade. Tradicionalmente, a abertura da Volta da França é uma grande festa que reúne toda a elite ciclística do planeta, além de seus patrocinadores. O custo aproximado desta primeira etapa foi orçado em 35 mil Euros. Um grande relógio faz a contagem regressiva no centro da cidade, desde março.

Ao longo da história, outros países (Bélgica, Espanha, Holanda, Irlanda, Luxemburgo, Mônaco, Reino Unido e Suíça, além de França, claro), já tiveram a honra de assistir ao Grand Départ.

 

Resumo das etapas

A primeira etapa será curta, com apenas 13 quilômetros e será um contrarrelógio individual. Na segunda, os ciclistas pedalarão do território alemão até Liège, na Bélgica. Somente no terceiro dia é que eles cruzarão a fronteira francesa. Intercalando retas e subidas leves, a primeira etapa de montanha será em 09 de Julho no percurso entre Nantua e Chambéry. As etapas 12 e 13, entre Pau e Foix se darão nos Pirineus. O sul da França terá também dias de etapas rápidas, em retas. A maior distância a ser percorrida num único dia acontecerá em 21 de julho, entre Embrun e Salon-de-Provence. Serão 220 quilômetros. Em Marselha, no penúltimo dia, teremos o segundo e último contrarrelógio individual. A decisão da Volta francesa se dará numa etapa sem subidas, entre Montgeron e a famosa avenida dos Champs-Élysées, em Paris. Eles cruzarão a linha de chegada após percorrerem 105 quilômetros.

 

Quem é quem na edição 2017?

O atual bicampeão do Tour de France é o britânico Chris Froome, que também o venceu em 2013. Ele ganhou ano passado com o tempo total de 89h04m48s. O ciclista é atleta da Team Sky, equipe britânica, que também ficou com a taça. O vice-campeão foi o francês Romain Bardet, da equipe francesa AG2R La Mondiale, que ficou há quatro minutos do ponteiro. O colombiano Nairo Quintana, da espanhola Movistar, chegou logo atrás.

Especialistas no esporte sobre duas rodas apontam que Chris Froome é o principal favorito ao lugar mais alto do pódio, seguido do colombiano. O australiano Richie Porte é o terceiro mais cotado, à frente da lenda espanhola Alberto Contador, que já conquistou a França (duas vezes), a Itália (outras duas) e em domicílio (em três oportunidades).

O britânico Mark Cavendish poderá ser a grande ausência do campeonato deste ano. Ele foi diagnosticado semana passada com mononucleose e não está conseguindo se preparar como deveria.

Ao todo, deveremos ter 198 ciclistas de 22 times pedalando pela França.

 

Conheça as camisas da Volta da França

Você conhece as camisas dos atletas e sabe o que elas significam? Quem usa a camisa amarela é o líder da classificação geral. Ela sempre atrai o olhar do espectador e da câmera de televisão.

A camisa verde é vestida pelo líder por pontos (se atribui pontos ao vencedor de cada etapa, como na fórmula um). A camisa quadriculada branca e vermelha é do líder por pontos em provas de montanha. A camisa toda branca é para o líder da categoria novato.

Há também camisas brancas com números amarelos e pretos para os ciclistas da equipe primeira colocada e a camisa branca com números em vermelho para quem está na frente no prêmio de combatividade, ou seja, que busca as ultrapassagens.

    

O Brasil no Tour de France

O Brasil só venceu uma etapa na história da Volta da França. O feito coube a Mauro Ribeiro, em 1991, na etapa entre Alençon e Rennes. Apesar deste triunfo, nosso atleta terminou a classificação geral em 47o.

Com tradição praticamente inexistente, é improvável que o Brasil tenha qualquer competidor este ano.

 

Antes e depois do Tour

Uma prévia do Tour de France será o Giro d’Itália, que acontecerá de 05 a 28 de maio. A competição italiana existe desde 1909. Este ano, a largada ser dará em Alghero e a chegada está prevista para Milão. Ao todo serão 21 etapas. O italiano Vincenzo Nibali defenderá seu título.

A Vuelta a España será disputada em 21 etapas entre 19 de agosto e 10 de setembro. Os atletas sairão de Nîmes, na França. Apesar de que quase todo o circuito se dará em território espanhol, um terceiro país terá uma etapa: Andorra. O campeão cruzará a linha de chegada em Madri. A prova existe desde 1935 e seu atual campeão é Nairo Quitana.