Copa Paulista

Segunda fase da Copa Paulista começa no final de semana; saiba como ficaram os grupos

Jogadores do São Caetano
Foto: Fabrício Cortinove

São Caetano e Ituano, times com as melhores campanhas da primeira fase, despontam como favoritos

A bola vai rolar a partir desta sexta-feira (28) para a segunda fase da Copa Paulista. Dos 27 clubes que iniciaram a disputa, 16 seguem vivos na briga pelo título, e foram dividos em quatro grupos dos quais se classificam às quartas de final os dois primeiros colocados.

Confira a seguir os prognosticos para os duelos do final de semana e saiba como ficaram as configurações das chaves nesta nova etapa do torneio.

 

XV de Piracicaba e Taubaté abrem a rodada

A abertura dos trabalhos na sexta-feira ficará por conta de XV de Piracicaba e Taubaté, que estão no Grupo 8, ao lado de Ituano e Novorizontino. Ambas as equipes foram derrotadas em seus últimos compromissos, e apresentaram viés de queda no momento mais agudo da disputa.

O Taubaté realizou uma campanha bem superior na primeira fase, chegando a rivalizar com o São Caetano pela liderança do Grupo 3. O XV de Piracicaba, por sua vez, terminou cinco pontos atrás da Ferroviária no Grupo 2, e tem a segunda pior defesa entre os times classificados.

A partida acontece às 20 horas (horário de Brasília), no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, e os visitantes contam com um ligeiro favoritismo.

 

Três partidas acontecem no sábado

No sábado, o Mirassol vai até Osasco para enfrentar o Audax-SP no Rochdalão, em partida válida pelo Grupo 5, que tem ainda RB Brasil e Santo André. Mais uma vez, o favoritismo será dos visitantes. O Leão da Alta Araraquarense terminou a primeira fase com 70% de aproveitamento, e foi o melhor time do Grupo 1, empatado com o Olímpia-SP. Já o Audax-SP, esteve a ponto de perder a vaga para a Portuguesa, e se classificou como quarto colocado no Grupo 4. O aproveitamento do time foi de 52,8%.

O Grupo 6 estará representado por São Bernardo e Ferroviária, que medem forças no Estádio Primeiro de Maio. A Ferrinha venceu apenas uma vez nos últimos cinco jogos, e vem de uma inesperada derrota para a Inter de Limeira. Na primeira fase, o time sobrou na liderança do Grupo 2, mas a situação não deixa de ser preocupante. O mesmo vale para o Tigre do ABC, que na última rodada da fase inicial sucumbiu diante dos garotos do Santos. Ambas as equipes precisam recuperar o bom futebol o quanto antes, pois Juventus-SP e Olimpia-SP, que completam o grupo, atravessam momentos mais favoráveis.

A Arena Plínio Marin, em Votuporanga, será o palco de um duelo que promete ser interessante entre a equipe local, o Votuporanguense, e o atual campeão paulista da Série A-3, Atibaia. Os times têm uma característica em comum, cresceram a partir da segunda metade da primeira fase para buscar classificações que pareciam complicadas. O Atibaia está invicto há cinco partidas, com quatro vitórias e um empate, ao passo que o Votuporanguense levou a melhor no duelo particular contra o Novorizontino, e garantiu a terceira colocação do Grupo 1 com um triunfo sobre o Batatais na última rodada.

As três partidas acontecem às 15 horas ( horário de Brasília).

 

Ituano, Juventus e São Caetano estarão em campo no domingo

A Copa Paulista segue a todo vapor no domingo, com duas partidas às 10 da manhã, e outras duas às 15 horas. Em campo, estarão os dois times de melhor campanha na primeira fase.

O Ituano, que com 26 pontos terminou quatro à frente do Atibaia no Grupo 4, estreia na segunda fase contra o Novorizontino, que com apenas 13, foi o quarto colocado do Grupo 1. O favoritismo claramente é dos visitantes, mas a tradicional equipe de Novo Horizonte conta com a força de sua torcida no Estádio Jorjão para largar na frente no Grupo 8.

Ainda pela manhã, Juventus-SP e Olímpia-SP complementam o Grupo 6 na Rua Javari. O Moleque Travesso aprontou na reta final da primeira fase, e emendou uma sequência de quatro vitórias, incluindo uma goleada por 6×1 sobre o Taboão da Serra, para sacramentar a classificação. No entanto, vem de um revés diante do Ituano na última rodada. O Olímpia-SP teve 70% de aproveitamento nos 10 primeiros jogos, e perdeu a liderança do Grupo 1 para o Mirassol apenas pelo critério de saldo de gols. São duas equipes competitivas que devem fazer um bom jogo.

Na faixa das 15 horas, será a vez de Santo André e RB Brasil ficarem frente a frente no Estádio Bruno José Daniel. Terceiro colocado do Grupo 3, com 58,3% de aproveitamento, o Santo André obteve seus resultados mais expressivos na primeira como visitante, mas parece ter tomado gosto por jogar em casa depois de levar a melhor sobre Bragantino (1×0) e Santos (1×0) nas rodadas finais. Do outro lado estará uma equipe dificil de ser batida. O RB Brasil sofreu apenas um revés na fase de grupos, mas com sete empates em 12 jogos, perdeu a liderança do Grupo 2 para a Ferroviária.

No mesmo horário, o São Caetano, único invicto da competição, enfrenta fora de casa o Rio Claro, pelo Grupo 7. Este será um duelo entre o time de melhor campanha na primeira fase, com sete vitórias e cinco empates, contra aquele que se classificou com um aproveitamento mais baixo, 38,9%. Mesmo na condição de visitante, o Azulão é de longe o mais cotado para conquistar os três pontos.

 

Jogos da 1ª rodada da segunda fase da Copa Paulista

Sexta-feira, 28 de setembro
  • 20:00 – XV de Piracicaba x Taubaté
Sábado, 29 de setembro
  • 15:00 – Audax-SP x Mirassol
  • 15:00 – São Bernardo x Ferroviária
  • 15:00 – Votuporanguense x Atibaia
Domingo, 30 de setembro
  • 10:00 – Novorizontino x Ituano
  • 10:00 – Juventus-SP x Olímpia-SP
  • 15:00 – Santo André x RB Brasil
  • 15:00 – Rio Claro x São Caetano