Brasileirão Série A

Em grande fase, Sport recebe o desfalcado Palmeiras pela 16ª rodada do Brasileirão; veja o prognóstico para este duelo

Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

Vivendo um grande momento no Campeonato Brasileiro desde que passou a ser comandado pelo “pofexô” Luxemburgo, o Sport recebe o “remendado” Palmeiras neste domingo, 23, a partir das 16 horas pela 16ª rodada do Cameponato Brasileiro. E, dependendo da combinação de resultados, o duelo pode valer vaga no G-4.

 

Sport renasce com Luxemburgo, que renasce no Sport

Depois de uma passagem sem nenhum brilho pelo futebol Chinês, Valderlei Luxemburgo estava meio que “esquecido” das diretorias dos clubes brasileiros. Não que seu nome não fosse lembrado. Pelo contrário: normalmente quando um técnico caia, ele era o primeiro a ser cogitado para o  cargo – e o primeiro a ser descartado. E foi com essa “moral baixa” – longe dos tempos de glória do final dos anos 90 e meados dos anos 2000 –, que ele aceitou o convite para assumir o Sport no lugar de Ney Franco. À época, eu mesmo cheguei a escrever (e dizer em minhas Caneladas de Segunda) que esta era, provavelmente, a última chance de Luxembrugo fazer um bom trabalho em um clube no Brasil. Um novo fiasco daria por encerrada sua carreira. E parece que o “pofexô” também tinha conscência disso.

Sob seu comando, o Sport cresceu de produção, faturou 12 dos últimos 15 pontos que disputou (4 vitórias e 1 derrota) e saiu das últimas posições do campeonato para o 5º lugar, imediatamente à frente do Palmeiras, seu rival na rodada. Com um detalhe importante: jogando bem. Neste momento, é muito mais do que pode-se dizer, por exemplo, do atual campeão brasileiro.

 

Palmeiras cheio de desfalques

Mais do que o decepcionante empate com o Flamengo na última quarta-feira – que não refrescou em nada sua posição no Brasileirão – o Palmeiras leva para o duelo do próximo domingo um caminhão de desfalques. Tchê-tchê, Dudu, Borja e Michel Bastos estão fora da partida – cumprem suspensão automática por terem levado o terceiro cartão amarelo. Além deles, William, autor de um dos gols do jogo anterior, sentiu uma lesão na coxa e dificilmente terá condições de jogo.

Com tantos problemas no ataque, é bem provável que o técnico Cuca já promova a estréia de Deyverson – recém-chegado ao clube e que ainda busca a melhor forma. Edu Dracena, Guerra e Felipe Melo – que permaneceram em São Paulo fazendo um trabalho de recuperação física – devem voltar ao time, que talvez conte novamente com o goleiro Jailson no 11 inicial. Uma boa notícia se analisarmos sua participação pela ótica “cucanense”: ano passado, com ele no gol, o Palmeiras não foi derrotado em nenhuma partida – um dado interessante para um time que precisa engrenar uma boa série de vitórias se quiser se aproximar dos líderes do campeonato. E com apenas 7 pontos conquistados nos últimos 15 disputados (2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas), toda boa superstição é bem-vinda.

 

Nosso palpite

Depois de golear (4 a 0) o Atlético-GO no charco que virou a Ilha do Retiro por conta das chuvas, o Sport recebe o Palmeiras com a moral alta e embalado na competição. Já o Verdão vai para o jogo com um time bastante desfigurado e com a pressão de buscar uma boa apresentação e um bom resultado – apesar de internamente já se considerar o título do Brasileiro uma impossibilidade, jogar bem e embalar na competição ajuda a garantir um bom desempenho nos mata-matas que o clube segue disputando.

No final das contas, os desfalques pesarão e o encontro neste domingo tem tudo para terminar com mais uma vitória do Sport.

 

Caneladas ao vivo

E neste domingo estarei comentando em tempo real o jogo entre Fluminense e Corinthians no Twitter do Ganhador à partir das 16 horas. Será que o Timão voltará a vencer ou o irregular Fluminense vai aprontar pra cima dos paulistas? Acompanhe nossas Caneladas ao Vivo e não perca um lance.

 

Jogos e a programação da TV para a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado – 22/07/2017

  • 16:00 – Vitória x Chapecoense – Barradão (Premiere) – Palpite: Chapecoense
  • 19:00 – Flamengo x Coritiba – Ilha do Urubu (Premiere) – Palpite: Flamengo

Domingo – 23/07/2017

  • 11:00 – Santos x Bahia – Pacaembu (Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Fluminense x Corinthians – Maracanã (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Sport x Palmeiras – Arena Pernambuco (Premiere) – Palpite: Sport
  • 16:00 – Avaí x Cruzeiro – Ressacada (Globo, Premiere) – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Atlético-GO x Botafogo – Olímpico (Premiere) – Palpite: Botafogo
  • 19:00 – Atlético-PR x Ponte Preta – Arena da Baixada (Premiere) – Palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Atlético-MG x Vasco – Independência (Premiere, SporTV) – Palpite: Atlético-MG

Segunda-feira – 24/07/2017

  • 20:00 – São Paulo x Grêmio – Morumbi (Premiere, SporTV) – Palpite: Grêmio