UFC

Em luta tensa, José Aldo é derrotado por Alexander Volkanovski no UFC 237

José Aldo foi derrotado por Alexander Volkanovski na decisão dos juízes pelo UFC 237
Foto: Alexandre Loureiro/UFC

A luta principal do UFC 237 aconteceu entre Rose Namajunas e Jéssica Andrade, e valia o cinturão peso palha feminino do Ultimate, mas se você fizesse uma breve pesquisa a respeito da luta mais aguardada da noite era entre José Aldo e Alexander Volkanovski. O “Rei do Rio” bem que tentou, mas acabou derrotado pelo australiano depois de três rounds de uma luta tensa. Volkanovski quebrou a banca diante do brasileiro dentro do Rio.

Aldo foi incrivelmente aclamado pelo público em sua caminhada ao octógono. Em sua quinta apresentação no Brasil em evento do UFC, o manauara contou com o massivo apoio do público, que o recebeu de forma calorosa na Jeunesse Arena e o incentivou com gritos de “vai pra cima dele Aldo”.

O início da luta foi tenso. Aldo esperou o australiano atacar para medir a distância e soltar aos poucos o cruzado de esquerda. Volkanovski atacou mais, mas o brasileiro ameaçou quando soltou suas combinações. O ex-campeão dos penas esquivou de golpes fortes do rival durante a primeira etapa e levou perigo com um cruzado enquanto fazia pressão na grade. No segundo round, Volkanovski melhorou e passou a encurralar o brasileiro, andando mais para frente. Aldo foi pressionado na grade algumas vezes, e teve o ímpeto diminuído pela força gasta para sair da grade. No último round, Volkanovski mudou a estratégia e, mais inteiro na luta, esboçou uma breve trocação até amarrar o combate na grade, onde travou o confronto com Aldo.

Com o resultado, Aldo tem interrompida a sequência de duas vitórias consecutivas dentro do octógono. O brasileiro agora tem apenas mais uma luta no contrato com o UFC e pretende fazê-la no Brasil, provavelmente em São Paulo, em evento previsto para novembro.

Já Alexander Volkanovski, amplia sua invencibilidade para 17 lutas. São quase cinco anos sem derrota no MMA. Depois de bater Chad Mendes e José Aldo, o australiano se aproxima de uma chance ao cinturão da categoria dos penas, que atualmente tem Max Holloway como campeão.

Confira os resultados do UFC 237

Jéssica Andrade nocauteou Rose Namajunas no segundo round
Jared Cannonier nocauteou Anderson Silva no primeiro round
Alexander Volkanovski venceu José Aldo na decisão dos juízes
Laureano Staropoli venceu Thiago Alves na decisão dos juízes
Irene Aldana venceu Bethe Correia na decisão dos juízes
Card preliminar
Ryan Spann nocauteou Rogério Minotouro no primeiro round
Thiago Moisés venceu Kurt Holobaugh na decisão dos juízes
Warlley Alves nocauteou Sergio Moraes no terceiro round
Clay Guida venceu BJ Penn na decisão dos juízes
Luana Dread venceu Priscila Cachoeira na decisão dos juízes
Raoni Barcelos venceu Carlos Huachin por nocaute no segundo round
Viviane Araújo venceu Talita Bernardo por nocaute no terceiro round