Baiano

Vitória e Bahia pegam lanternas para engrenar no Campeonato Baiano

Palpites Baianão
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Após primeiro triunfo, rubro-negros e tricolores tentam convencer seus torcedores com melhores exibições na terceira rodada da competição

Como era previsto, Vitória e Bahia finalmente alcançaram seus primeiros triunfos no Campeonato Baiano de 2018. E nada melhor como uma vitória para dar tranquilidade aos dois grandes da Bahia, não é? Mais um menos… Enquanto o rubro-negro mostrou consistência tática no 2×0 sobre o xará Vitória da Conquista, o Esquadrão foi vaiado mesmo com os três pontos diante do Jacuipense, na Arena Fonte Nova. Tentando embalar na competição, as duas equipes voltam a campo neste fim semana (27 e 28 de janeiro), no mesmo estádio. Sem sua arena, que será palco de um evento de música, o Bahia é o mandante contra o Fluminense de Feira no Pituaçu. Já no domingo, o Leão mede forças com o Atlântico no mesmo caldeirão. Confira o resumo da terceira rodada!

 

Aprovado

O Vitória fez apenas três jogos oficiais na atual temporada – um pela Copa do Nordeste e outros dois pelo Campeonato Baiano -, mas o pouco tempo de preparação não é motivo para Vagner Mancini segurar a empolgação. Após vencer o Vitória da Conquista fora de casa, o comandante rubro-negro gostou do que viu. Principalmente em relação ao setor defensivo, alvo de críticas durante o último ano.

Mais do que não tomar gols na rodada passada, o Leão não sofreu grandes ameaças do adversário. Ainda é cedo para prever a temporada do clube baiano, mas uma coisa é certa. O Vitória é um dos favoritos para alcançar o tricampeonato consecutivo estadual. E, se o quinteto defensivo, que é formado por Fernando Miguel (goleiro), Lucas (lateral-direito), Kanu e Wallace (zagueiros) e Bryan (lateral-esquerdo), tiver um entrosamento rápido e, é claro, for eficiente, o clube pode sonhar com voos mais altos no Brasileirão, que começa em alguns meses.

 

Baixa inevitável

Vagner Mancini comemorou o resultado, mas nem tudo são flores no Barradão. Isso porque a elogiada defesa acaba de ganhar um importante desfalque para a temporada. Cria da casa, o zagueiro Wallace, que também teve passagens por Flamengo e Grêmio, está de saída. O xerife tem transferência encaminhada para a Turquia, onde já jogou pelo Gaziantepspor. Esta é a segunda passagem do jogador pelo Vitória, que em 2017 atuou em 23 jogos e anotou dois gols.

Sem o defensor, o técnico rubro-negro tem como opções Bruno Bispo, Kanu, e Léo Xavier. Poderemos ver a escolha de Mancini já neste domingo, no embate contra o Atlântico. Por falar no time azul e branco, o Tubarão é um dos três clubes que ainda não pontuaram na competição. São dois jogos e duas derrotas. E com um poderoso adversário pela frente, as chances de o último colocado seguir zerado são grandes…

 

Para convencer

O Bahia enfim venceu a primeira na temporada, mas o futebol apresentado na Arena Fonte Nova não foi animador. Se a vitória sobre o Jacuipense valeu pelos três pontos, a atuação da equipe foi bastante questionada pela torcida tricolor, que sem paciência, vaiou os jogadores ao final do placar de 2×1.

Tentando “domar” os exigentes torcedores, o técnico Guto Ferreira terá a oportunidade de jogar pela segunda vez consecutiva em 2018 como mandante. E, por isso, não se espera um outro resultado do que a vitória. O Esquadrão recebe no sábado o Jacobina, que ainda não pontou no campeonato. Por isso, a pressão será grande no Pituaçu.

Aguardando o anúncio oficial do retorno do meia Allione, Guto sabe que terá dois importantes desfalques logo mais. O primeiro é Régis, que continua no departamento médico desde o jogo da estreia, quando sofreu uma lesão muscular, e recentemente Nino, com entorse no tornozelo. A expectativa é que Vinicius e João Pedro ocupem as vagas dos contundidos. Em sétimo lugar, o Bahia busca paz diante de seu torcedor.

 

Surpresa

Tivemos apenas duas rodadas do Baianão, mas podemos considerar o Jequié como uma das boas surpresas do estadual. Com quatro pontos, o caçula do campeonato ocupa a vice-liderança na tabela de classificação. O Jipão, como também é conhecido, retorna à primeira divisão baiana após 21 anos. Tentando manter a invencibilidade no torneio, o time dirigido por Eduardo Bahia joga fora de casa contra o Vitória da Conquista, o sexto colocado. O embate promete ser pegado, já que os mandantes vêm de derrota para o líder Vitória.

 

Confira os jogos da terceira rodada do Campeonato Baiano 2018

Sábado, 27 de janeiro

  • 16:00 – Juazeirense x Jacuipense – Palpite: Juazeirense
  • 17:00 – Bahia x Flu de Feira – Palpite: Empate
  • 19:00 – Vitória da Conquista x Jequié – Palpite: Empate

Domingo, 28 de janeiro

  • 16:00 – Atlântico x Vitória – Palpite: Vitória
  • 16:00 – Bahia de Feira x Jacobina – Palpite: Bahia de Feira