Copa Libertadores

Vasco x Cruzeiro: drama cruz-maltino e proximidade de vaga da Raposa nas oitavas deixam duelo brasileiro com caráter decisivo na Libertadores

Foto: Vinnicius Silva/Site Oficial Cruzeiro EC

Lanternas do Grupo 5, cariocas só continuarão com chances de seguir na competição caso vençam os mineiros; equipe celeste pode encaminhar classificação caso saia de São Januário com os três pontos

 

Considerada a “chave da morte” da Copa Libertadores, o Grupo 5 pode ver o “circo pegar fogo” neste meio de semana (2 e 3 de maio). Isso, é claro, vai depender do desempenho do Vasco da Gama, lanterna com dois pontos, e que faz o jogo de vida ou morte diante do vice-líder Cruzeiro (cinco pontos), em São Januário. Próximos de uma eliminação na competição, os cariocas têm a obrigação de vencer os rivais brasileiros para seguirem com chances de classificação para as oitavas faltando uma rodada. Já pelo lado do time de Belo Horizonte, que vem de uma goleada imponente de 7×0 sobre o Universidad de Chile, um triunfo na Cidade Maravilhosa, aliado a um tropeço chileno diante do líder Racing, na Argentina, significa um grande passo rumo ao mata-mata. Confira tudo sobre este jogaço válido pela quinta rodada do torneio continental!

 

Vasco x Cruzeiro

Amargando três jogos sem vitórias, sendo dois empates e uma derrota, o Vasco da Gama entra em campo nesta quarta-feira com a “corda no pescoço”. O time dirigido por Zé Ricardo terá de superar o Cruzeiro se quiser continuar na Copa Libertadores. Um triunfo logo mais, aliado a uma vitória do Racing sobre o Universidad de Chile, pode deixar chilenos, mineiros e cariocas com os mesmos cinco pontos na tabela. Aí, a definição ficará para a sexta e última rodada, na qual o time da Colina pega o rival de Santiago fora do Brasil e a Raposa recebe os já classificados argentinos.

Em meio aos problemas extracampo, como atrasos de salários e aumento da dívida do clube na gestão Eurico Miranda, e importantes saídas, como a venda da revelação Paulinho para o Bayer Leverkusen, o time Cruz-Maltino vai para partida na base da superação. Ainda mais porque o clube não tem gozado de tanta força quando atua como mandante. A equipe venceu apenas uma das últimas seis partidas disputadas no Rio de Janeiro. E o que faz o clube ter chances contra a Raposa?

É o que chamamos de união. Apesar dos desempenhos abaixo do esperado, o clube vem lutando até o fim, como o empate alcançado no fim contra o Racing, na semana passada. E é nisso que o plantel vascaíno acredita para derrubar o estrelado elenco celeste.

O problema é a equipe carioca terá de parar um jogador que está acostumado a superá-la. Estamos falando de Thiago Neves, que já marcou sete gols em 16 jogos contra os rivais. São cinco vitórias, oito empates e três vitórias do meio-campista da Raposa diante do Cruz-Maltino, que teve suas melhores apresentações nos tempos em que defendia as cores do Fluminense.

Ele é uma das armas do técnico Mano Menezes, que deve repetir a formação titular da impiedosa goleada sobre a Universidad de Chile. Isso significa que Rafinha, Arrascaeta e Sassá, que ganharam descanso na terceira rodada do Brasileirão, no empate de 0x0 contra o Internacional no Beira-Rio, estarão de volta e prometem encaminhar a classificação celeste na chave.

 

Palpite

O Vasco da Gama manda pela segunda vez consecutiva uma partida de Copa Libertadores em São Januário, mas assim como na semana passada, quando precisou correr atrás do prejuízo contra o Racing, terá novas dificuldades diante do Cruzeiro. Precisando se impor dentro de casa, o time da Colina tem tudo para ser expor e então sofrer com o ataque letal celeste. Por isso, acredito num triunfo da Raposa, que colocará praticamente os dois pés nas oitavas.

 

Racing x Universidad de Chile

Líder da chave com oito pontos, o Racing recebe a Universidad de Chile dependendo de uma vitória no El Cilindro para carimbar a classificação para o mata-mata da Copa Libertadores. Dono do melhor ataque desta edição do torneio com 10 gols e contando com o vice-artilheiro do certame Lautaro Martínez com cinco tentos, a La Academia é franca favorita para vencer pela terceira vez na competição e sacramentar a sua vaga.

 

Confira os jogos da 5ª rodada da Copa Libertadores 2018

Terça-feira, 1º de maio de 2018

  • 19:15 – Grêmio 5×0 Cerro Porteño – Palpite: Grêmio
  • 19:15 – Real Garcilaso 0x0 Estudiantes – Palpite: Real Garcilaso
  • 21:30 – Nacional-URU 1×0 Santos – Palpite: Nacional-URU

Quarta-feira, 2 de maio de 2018

  • 19:15 – Atlético Tucumán x Peñarol – Palpite: Atlético Tucumán
  • 19:15 – Junior Barranquilla x Boca Juniors – Palpite: empate
  • 21:45 – Delfín x Colo-Colo – Palpite: empate
  • 21:45 – Vasco x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro
  • 21:45 – Corinthians x Independiente – Palpite: Corinthians

Quinta-feira, 3 de maio de 2018

  • 19:15 – Racing x Universidad de Chile – Palpite: Racing
  • 21:30 – The Strongest x Libertad – Palpite: empate
  • 21:30 – Santa Fe x River Plate – Palpite: River Plate
  • 21:30 – Alianza Lima x Palmeiras – Palpite: empate