NBB

Varejão x Leandrinho: quando a gente pensou que teria este duelo no NBB?

Foto: AP Photo/Andres Leighton

Dois dos maiores jogadores da história do Brasil se enfrentam pela 1ª vez no campeonato nacional nesta quinta (15), às 21h15 (de Brasília), na Arena Carioca 1                 

Não dá para discutir: Leandrinho e Anderson Varejão são as grandes estrelas da atual edição do NBB, campeonato que está empolgante como nunca. E vai valer demais ficar de olho no que vai acontecer às 21h15 (de Brasília) desta quinta (15) na Arena Carioca 1, quando ambos vão se enfrentar na partida em que o Flamengo vai receber justamente a equipe de Franca. O duelo vai poder ser visto ao vivo também pelo Facebook e pelo canal SporTV 2.

 

Dos EUA para o Brasil

Tanto Leandrinho quanto Anderson Varejão tiveram destaque na NBA por um período específico. É possível analisar a trajetória dos dois tanto de maneira breve, pegando apenas o ápice de cada um, ou olhando com admiração para o quanto duraram as suas carreiras no melhor basquete do mundo. Ambos, afinal, estiveram juntos nos EUA por nada menos que 13 temporadas, e é esta a bagagem que o agora basquete nacional absorve.

O que poucos se lembram neste mundo frenético de hoje é que Leandrinho e Varejão chegaram a atuar inclusive juntos. Foi há dois anos, pelo Golden State Warriors.

E engana-se quem pensa que a dupla brasileira durou pouco por lá. Ambos jogaram juntos por 38 partidas, somando 29 vitórias e 9 derrotas. Foram campeões da Conferência Oeste, mas perderam o título da NBA ao levar uma virada histórica do Cleveland Cavaliers na grande decisão.

Tudo isso, porém, faz parte de uma história que merece ser atualizada e contextualizada para o jogão desta quinta (15).

Leandrinho, por exemplo, está invicto desde que chegou ao NBB. Ele disputou sete partidas pelo Franca e ganhou todas – contra Vitória, Basquete Cearense, Vasco da Gama, Botafogo, Caxias, Joinville e Bauru. As médias do ala de 35 anos são de 15,0 pontos, 2,3 assistências e 1,6 roubos de bola.

Varejão, de também 35 anos, estreou há menos tempo: fez quatro partidas, com três vitórias e uma derrota. Obteve 9,5 pontos e 6,5 rebotes por jogo.

 

Confronto direto pelo 2º lugar

Flamengo e Franca têm um enorme motivo para dar tudo nesta noite: o duelo vale nada menos que a vice-liderança do NBB. O clube carioca é hoje o dono da posição, com 16 vitórias e três derrotas. O time de Franca aparece em terceiro, com uma vitória a menos. A vitória nesta quinta (15) representa a ultrapassagem de Franca porque o primeiro turno teve vitória da equipe comandada pelo técnico Helinho (100×82).

Terminar na melhor colocação possível faz toda a diferença na sequência dos playoffs e no mando de quadra. Em uma hipotética manutenção das colocações, o Flamengo, por exemplo, receberia o Franca na semifinal do NBB podendo jogar três partidas em casa. Convenhamos: é uma grande vantagem, e antecipar a obtenção dela faz todo o sentido desde as fases iniciais.

Quem tomar o confronto do primeiro turno como referência pode imaginar um jogo realmente de arrepiar nesta quinta (15). O histórico Ginásio Pedrocão, em Franca, esteve lotado como sempre, e até por isso o time do interior de São Paulo atingiu seu melhor desempenho ofensivo na temporada.

A partida vale demais também para o Flamengo, que liderava o NBB com nove vitórias seguidas e foi desbancado pelo Paulistano. A equipe se recuperou com dois triunfos contra o Joinville (91×81) e o Caxias do Sul (98×75), mas ainda falta uma vitória maiúscula, sobre um rival de ponta.

O Flamengo confia bastante no camisa 11 Marquinhos, cestinha do NBB, com média de 18,4 pontos por partida. Ele costuma ser muito eficiente também nos confrontos decisivos. Na derrota do começo do mês para o Paulistano, ele cravou simplesmente 37 pontos – recorde da temporada até aqui.

O histórico é favorável ao Flamengo, que ganhou 16 das 26 partidas que realizou contra o Franca no NBB. O time de São Paulo, porém, vem de duas vitórias seguidas diante do rival. A última delas no Rio, por exemplo, foi em um emocionante 83×80, com uma cesta de três no estouro do cronômetro.

Quem também vai ficar de olho no jogaço desta quinta (15) são as equipes que estão ao redor na ponta do NBB. O top 5 hoje do basquete brasileiro contém os seguintes times: Paulistano, Flamengo, Franca, Mogi e Bauru.

 

Jogos da 16ª semana da temporada regular do NBB 2017/2018

Quinta-feira, 15 de fevereiro

  • 19:00 – Minas x Bauru – Palpite: Minas
  • 20:30 – Basquete Cearense x Paulistano – Palpite: Paulistano
  • 20:30 – Vitória x Campo Mourão – Palpite: Vitória
  • 21:15 – Flamengo x Franca – Palpite: Flamengo

Sexta-feira, 16 de fevereiro

  • 19:30 – Pinheiros x Joinville – Palpite: Pinheiros
  • 20:00 – Botafogo x Vasco – Palpite: Vasco
  • 20:00 – Mogi x Caxias – Palpite: Mogi

Sábado, 17 de fevereiro

  • 14:00 – Flamengo x Bauru – Palpite: Flamengo
  • 19:00 – Basquete Cearense x Campo Mourão – Palpite: Basquete Cearense
  • 20:00 – Vitória x Paulistano – Palpite: Paulistano