Ganhador.com

NBB

Tudo pronto para a temporada 2018/19 do NBB!

Jogo entre Flamengo e Mogi pela semifinal da NBB 2018/19
Foto: Staff Images/Flamengo

Catorze clubes disputarão o título de melhor time masculino de basquete do Brasil

A Liga Nacional de Basquete divulgou o nome das catorze agremiações que disputarão o Novo Basquete Brasil da próxima temporada. A maior expectativa é o do retorno do tradicional Corinthians. Assim, o grande clássico nacional das duas maiores torcidas do país voltará a acontecer nas quadras, já que o Flamengo é um dos maiores investidores na modalidade. Confira abaixo as últimas notícias.

 

Crise financeira afeta o basquete

O Brasil atravessa uma crise financeira há alguns anos. A falta de dinheiro e de investidores faz com que muitos optem em não apostar no basquete. Desde junho, logo após a confirmação do título do Paulistano, já se especulava que algumas equipes não se manteriam na elite.

O Vitória foi o primeiro a desistir. A equipe baiana não honrou os compromissos assumidos com a Universo, dona da franquia. A rede de universidades levou seu time para Brasília, que não havia conseguido emplacar um quinteto na primeira divisão.

O São José dos Campos, mesmo terminando na segunda posição da Liga Ouro, foi convidado pela Liga Nacional de Basquete a ingressar na elite, pois temia-se por mais desistências. E ela aconteceu em agosto. O Caxias Basquete oficializou sua saída por falta de caixa.

Além dos já mencionados, Basquete Cearense, Minas Tênis Clube, Botafogo, Flamengo, Vasco da Gama, Joinville, Bauru, Corinthians, Franca, Mogi das Cruzes, Paulistano e Pinheiros estão confirmadíssimos no Brasileirão de 2018/19.

O regulamento é simples. Teremos turno e returno na temporada regular. Os quatro melhores avançam para as quartas de final. Do quinto ao décimo-segundo se classificam para as oitavas de final. Teremos melhor de cinco pelejas em cada mata-mata.

O último colocado da primeira fase é rebaixado para a Liga Ouro de 2020.

Os internacionais

A FIBA Americas ainda não deu nenhuma informação sobre a Liga Sul-Americana de 2018, nem da Liga das Américas de 2019. Os representantes brasileiros deverão seguir a classificação final do NBB de 2017/18. Assim, Paulistano e Mogi das Cruzes carimbaram o passaporte para a Liga das Américas, que é classificatória para o Mundial Interclubes. Enquanto isso, Bauru, Flamengo e Franca devem competir pela Liga Sul-Americana, que vale vaga na Liga das Américas.

 

Estaduais em andamento

Com a participação de América, Bauru, Corinthians, Franca, Liga Sorocabana, Mogi das Cruzes, Osasco, Paulistano, Pinheiros e São José dos Campos, o Campeonato Paulista é o principal torneio estadual do país, que serve de preparação para o NBB.

O Estadual do Rio de Janeiro ainda não começou, mas ele terá Botafogo, Flamengo, Vasco da Gama e o novato Niterói Basquete.

O Campeonato Catarinense tem o maior número de inscritos. São catorze times, incluindo os representantes do NBB e da Liga Ouro.

 

Liga Ouro

Poucos detalhes sobre a Liga Ouro foram anunciados. As inscrições para os clubes participarem começam em setembro e vão até o dia 02 de outubro. A bola quica a partir de janeiro.

Espera-se a participação dos times que jogaram a edição de 2018, assim como as dos rebaixados do Novo Basquete Brasil. Assim, deveremos contar com Pé Vermelho-PR, Macaé, UNIFACISA-PB, APAB Blumenau, AD Brusque, Cerrado Basquete-DF, Campo Mourão-PR e Liga Sorocabana.

O Caxias Basquete, que não conseguiu patrocinadores para se manter na elite, é outro que poderá retornar na série B.

Finalmente, a Copa Brasil, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basquetebol e que funciona como uma espécie de terceira divisão, deve indicar mais um concorrente. Estas equipes são Ponta Grossa-PR, Maringá, Fênix Basquete-BA e Pato Basquete-PR.

 

Palpite

Ainda é cedo para apontar o favorito ao título, pois muitas equipes ainda não jogaram. Para sair de cima do muro, digo que os reforços que o Flamengo trouxe fazem do rubro-negro carioca meu favorito para dar a volta olímpica.

 

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar