Copa do Brasil

Tudo ou nada para o Tricolor! São Paulo decide classificação em casa contra o Atlético-PR pela Copa do Brasil

O zagueiro Bruno Alves comemora gol pelo São Paulo no Brasileirão
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Furacão abriu confronto pela quarta fase com vitória por 2 a 1, na Arena da Baixada, e depende de um empate para avançar às oitavas de final

O São Paulo é reconhecido como um dos clubes mais vitoriosos do mundo. Mas, até hoje, o Tricolor não teve o gostinho de erguer o troféu da Copa do Brasil. O time chegou muito perto na final da edição de 2000, mas o Cruzeiro não deixou. Em 2018, o Soberano encontra-se em uma situação difícil, quando, mais uma vez, pode ficar a ver navios. Nesta quinta-feira (19), às 19h15 (horário de Brasília), no Morumbi, os comandados de Diego Aguirre precisam reverter a vantagem construída pelo Atlético-PR no jogo de ida, disputado na Arena da Baixada, no qual venceu por 2 a 1.

 

Quarta fase da Copa do Brasil: São Paulo x Atlético-PR

Na atual edição da Copa do Brasil, uma regra há muito tempo em vigência foi abolida. Estamos falando do famoso gol qualificado (marcado na casa do adversário). Se fosse o caso, o São Paulo estaria em vantagem, já que necessitaria de um triunfo por 1 a 0 para avançar às oitavas de final. Agora, a equipe precisa de qualquer marcador por dois tentos de diferença para se classificar no tempo normal. O resultado positivo pela diferença mínima em favor dos mandantes leva a decisão da vaga para as penalidades máximas.

Já o Furacão, que depende apenas do empate, vem em grande fase. Sob a batuta de Fernando Diniz – um treinador que sempre esteve na alça de mira dos grandes clubes pelo bom trabalho realizado, recentemente, no Audax –, o time paranaense conquistou o Estadual em cima do Coritiba e fez uma estreia arrasadora no Brasileirão, ao golear a Chapecoense por 5 a 1, em Curitiba, com uma formação mista. Na Sul-Americana, os atleticanos debutaram com vitória sobre o Newell’s Old Boys (ARG). O momento do Rubro-Negro é o grande temor do São Paulo, que ainda está longe de encontrar-se na ponta dos cascos.

 

São Paulo busca equilíbrio para surpreender o Atlético-PR

O Tricolor precisa de gols para sobreviver na Copa do Brasil ao mesmo tempo em que não pode desguarnecer a defesa contra uma equipe perigosíssima como o Furacão. Para isso, Diego Aguirre prepara um esquema com três zagueiros: Éder Militão, Arboleda, que foi poupado na última partida (vitória sobre o Paraná) e Rodrigo Caio. Outros atletas que não participaram da estreia no Brasileirão contra os Paranistas voltarão logo mais. São os casos de Petros, Liziero e Tréllez.

Quem também está confirmado é o veterano meia Nenê. Outra novidade será o retorno de Diego Souza, que não foi relacionado nos dois últimos jogos e ficará como opção no banco de reservas. Na frente, Aguirre está em dúvida sobre a escalação de Cueva e Valdívia, que ainda não se recuperou totalmente de uma lesão na coxa.

 

Prováveis escalações

Fernando Diniz contará com força total no duelo contra o São Paulo. Poupados contra a Chape, Guilherme, Paulo André, Thiago Heleno e Lucho González regressam ao time titular, assim como Jonathan, que foi liberado pelo departamento médico. A única dúvida é no meio-campo; Matheus Rossetto e Raphael Veiga disputam uma vaga entre os onze.

São Paulo: Sidão; Éder Militão, Arboleda e Rodrigo Caio; Régis, Jucilei, Petros, Liziero e Valdívia (Cueva); Nenê e Tréllez – Técnico: Diego Aguirre

Atlético-PR: Santos; Pavez, Paulo André e Thiago Heleno; Jonathan, Matheus Rossetto (Raphael Veiga), Lucho González e Carleto; Nikão, Guilherme e Pablo – Técnico: Fernando Diniz

 

Palpite

Missão complicada a do São Paulo. O Atlético-PR é uma das equipes que mais evoluíram nos últimos meses entre os participantes da Série A do Brasileirão. É nítido o dedo de Fernando Diniz no padrão de jogo do Furacão, com a ênfase no controle da posse de bola e a ofensividade. Os últimos resultados são de encher os olhos. É bem provável que o Rubro-Negro, atual campeão paranaense, belisque mais uma taça em 2018.

A situação do Tricolor é diferente. Apesar da estreia com vitória no Campeonato Brasileiro, a equipe de Diego Aguirre decepcionou no Paulistão e está longe de despertar a confiança do torcedor. A classificação diante dos atleticanos seria um resultado capaz de fazer o time embalar na temporada. Porém, a grande fase dos visitantes não inspira voos mais altos. Nesta noite, no Morumbi, o empate terá sabor de vitória para o Furacão.

 

Jogos de volta da quarta fase da Copa do Brasil 2018

Quarta-feira, 18 de abril

  • Goiás 2 x 0 Avaí – Goiás classificado
  • Náutico 1 x 0 Ponte Preta – Ponte Preta classificada
  • Ferroviário 2 x 2 Atlético-MG – Atlético-MG classificado

Quinta-feira, 19 de abril

  • 19:15 – Vitória x Internacional – Palpite: empate
  • 19:15 – São Paulo x Atlético-PR – Palpite: empate