Carioca

Taça Guanabara: Botafogo abre o olho e tenta sofrer menos que os rivais

Botafogo Carioca 2018
Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Atual Campeonato Carioca mostra que praticamente não há diferença entre os clubes grandes e pequenos – e é bom o Botafogo tomar cuidado hoje (25) diante do Macaé…        

A terceira rodada da Taça Guanabara tem sido um verdadeiro desafio para a paciência do torcedor. O primeiro time grande a ir a campo foi o Vasco, derrotado pela Cabofriense por 2×1. Depois, o Flamengo ganhou do Bangu na bacia das almas, com um 1×0 dos menos convincentes. Para fechar a quarta-feira (24), o Fluminense ficou no 0x0 contra a Portuguesa e continua na lanterninha do Grupo C. Esta é a mesma chave do Botafogo, que está na quarta colocação e tenta nesta quinta-feira (25) vencer pela primeira vez na competição – até aqui só somou empates, contra Portuguesa e Fluminense. O desafio da vez para a Estrela Solitária é o Macaé, que atua em casa, no Moacyrzão, às 19h30 (de Brasília).

 

Fogão só depende de si

Apesar da sensação ruim de não conseguir vencer até aqui, o Alvinegro pode encontrar uma motivação bastante palpável para buscar a vitória diante do Macaé. O time ainda depende apenas de si para alcançar as semifinais da Taça Guanabara. Cada chave classifica duas equipes para a sequência da competição – o Botafogo está em quarto, mas com boas possibilidades de subir um pouco.

Esta possibilidade, porém, encontra resistência dentro da própria torcida. O Botafogo não vence há sete jogos oficiais (oito se somar também o amistoso contra o Boavista) e faz um começo de ano dos mais complicados com a troca de comando. Jair Ventura agora está no Santos, e o substituto, Felipe Conceição, tem enfrentado dificuldades para encontrar uma equipe e um sistema de jogo que mantenha o alto padrão do seu antecessor.

Isso tudo, porém, pode ficar para trás. A dobradinha de compromissos nesta semana pode significar a garantia de dias melhores para o Botafogo. Isso porque o Macaé, adversário de hoje (25), ocupa a vice-liderança do grupo. E para ajudar, o adversário do domingo vai ser o Boavista, o líder da chave, com o duelo ocorrendo no Estádio Nilton Santos, onde o Botafogo em tese sempre vai ser o favorito, pelo menos no Campeonato Carioca.

Vencendo essas duas partidas, o Botafogo assume a liderança do grupo e pode até mesmo entrar na rodada final já classificado. “Este duelo contra o Macaé é decisivo para a gente. É uma partida importante, e o torcedor pode esperar todo o nosso empenho”, resumiu o zagueiro argentino Joel Carli, que está sentindo dores na panturrilha e deve ficar fora. “Mas estou à disposição do técnico e dos companheiros para ajudar no que eu puder. Jogar no Rio é um dos maiores prazeres que um estrangeiro pode ter. Quero me esforçar ao máximo.”

“Temos que vencer o Macaé na quinta-feira para termos um pouco mais de tranquilidade. Pela grandeza do Botafogo, não podemos deixar o time fora das semifinais da Taça Guanabara”, reforçou o atacante Brenner.

É bem provável que o técnico Felipe Conceição mantenha a equipe que ficou no 0x0 com o Fluminense no último fim de semana. Uma das dúvidas da equipe era a entrada ou não do meia Luiz Fernando, com dores no tornozelo, mas ele treinou normalmente e está confirmado.

Sendo assim, os titulares do Botafogo do técnico Felipe Conceição seriam os seguintes: Jefferson, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, João Paulo e Leo Valencia; Luiz Fernando, Rodrigo Pimpão e Brenner.

 

Pipico e mais dez

O Macaé é uma das grandes surpresas da Taça Guanabara até aqui. Vindo da Seletiva, conquistou uma vitória e um empate na competição principal, mesmo atuando fora de casa nas duas primeiras rodadas. A equipe demonstra bom entrosamento e um atacante dos mais perigosos: o veterano Pipico, autor de dois gols na competição.

O técnico Josué Teixeira demonstrou satisfação com a campanha do Macaé, mas pediu atenção para a equipe não ficar pelo caminho por culpa própria: “Temos que nos cuidar para não deixar a vaidade nos dominar. É preciso manter os pés no chão. É ter responsabilidade e humildade sempre, e continuar trabalhando muito”, declarou.

O provável time titular do Macaé nesta quinta (25) deve ter os seguintes jogadores: Andrey, Admilton, Luís Felipe e Igor João; Marcelo, Charles, Lepu, Alex, Carlinhos e Matheus Oliveira; Pipico é o único atacante de ofício.

 

Jogos da 3ª rodada da Taça Guanabara

Terça-feira, 23 de janeiro

  • Madureira 0x1 Boavista

Quarta-feira, 24 de janeiro

  • Cabofriense 2×1 Vasco
  • Flamengo 1×0 Bangu
  • Fluminense 0x0 Portuguesa

Quinta-feira, 25 de janeiro

  • 16:30 – Nova Iguaçu x Volta Redonda – Palpite: Empate
  • 19:30 – Macaé x Botafogo – Palpite: Botafogo