Brasileirão Série A

Série A, 20ª rodada: Contra o Ceará, Cuca busca a primeira vitória em seu retorno ao Santos

Confronto direto
Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC/Reprodução

Enfiado no Z-4 com 17 pontos e sem vencer desde a retomada do Campeonato Brasileiro após a Copa do Mundo, Cuca busca sua primeira vitória à frente do Santos contra o Ceará que deixou a lanterna na mão do Paraná e luta para sair da zona da degola.

Em duelo antecipado da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Ceará recebe o Santos hoje a partir das 19:30 no Estádio Presidente Vargas tentando manter sua boa série no torneio – foram duas derrotas e três vitórias nos últimos cinco jogos – e somar mais alguns pontos em sua luta contra o rebaixamento.

Em seu terceiro jogo como técnico do Santos, Cuca tenta conquistar sua primeira vitória e pontos que podem içar o Peixe para fora do Z-4 e aliviar a pressão dentro da Vila Belmiro.

 

Vozão quer manter a boa fase

Após duas vitórias seguidas – uma delas, a primeira fora de casa – o Ceará do técnico Lisca largou a lanterna do Campeonato Brasileiro no colo do Paraná e luta agora para manter seu bom momento e conquistar pontos que levem o time para fora do Z-4. Para ajudar nesta tarefa, o comandante poderá contar com os retornos do lateral Samuel Xavier e do zagueiro Luiz Otávio… no banco de reservas. O bom desempenho de Fabinho e Eduardo Brock na vitória por 1 a 0 em cima do Paraná na última rodada garantiu a sequência dos atletas no time principal. O mesmo vale para o atacante Leandro Carvalho que deverá seguir como titular no jogo de hoje.

Os desfalques certos continuam sendo Wescley, Alex Amado e Renan enquanto que Elton, Pio e Arthur estão pendurados com dois cartões amarelos cada.

 

Cuca busca a primeira vitória e um time-base

Em seu terceiro jogo como técnico do Santos, Cuca corre atrás de sua primeira vitória à frente do time. Para isso, deverá promover mudanças na equipe em relação ao time que empatou com o Botafogo no final de semana. Com Dodô suspenso, Jean Mota assumirá a lateral-esquerda. Lesionados, Lucas Veríssimo e Sasha também estão fora do jogo de hoje. No meio, Renato e Gabigol darão lugares a Diego Pituca e Yuri Alberto enquanto que o recém-chegado Bryan Ruiz foi relacionado para a partida e deverá ganhar alguns minutos em campo no segundo tempo.

Sofrendo com o mesmo mal que Jair Ventura sofreu – a falta de jogadores de criação – Cuca tenta encontrar um caminho que leve o Peixe para fora do Z-4 (único objetivo do clube neste momento). Para isso, pede reforços à diretoria, mas enquanto eles não chegam, precisa aprender a trabalhar com o que tem em mãos.

E o cenário pode ser ainda pior na próxima rodada.

Pendurados, Léo Cittadini, Bruno Henrique, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Alison podem virar problemas para a próxima rodada.

 

Possíveis escalações

Ceará

Apostando na base que venceu fora de casa, Lisca deverá mandar a campo a seguinte formação:

Éverson; Fabinho, Tiago Alves, Eduardo Brock e João Lucas; Edinho e Richardson; Juninho Quixadá, Leandro Carvalho e Cardona; Arthur.

Santos

Em busca de um time-base, Cuca segue mexendo no Santos e deverá mandar a campo a seguinte equipe:

Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Jean Mota; Alison, Carlos Sánchez e Diego Pituca; Rodrygo, Bruno Henrique e Yuri Alberto.

 

Palpite para Ceará x Santos

Pelo que vem mostrando no Campeonato Brasileiro, Ceará e Santos devem entregar um jogo de pouco brilho e muita briga hoje a noite. Isso também deverá significar uma partida de poucos gols.

No papel, o Santos é um time com mais talento individual – apesar de seus problemas na criação. O Ceará, por sua vez, vem se acostumando a “jogar por uma bola” e atuar fechadinho em sua defesa mesmo jogando em casa – foi assim, por exemplo, que venceu o Fluminense na 16ª rodada do Brasileirão diante de sua torcida.

Cuca ainda busca um time dentro do Santos e em um lance de sorte pode colocar o jogador certo no lugar certo e definir o jogo. O mais seguro, porém, é acreditar que este será um duelo que terminará empatado com (poucos) gols.