Copa do Mundo Rússia 2018

Senegal busca um empate contra a embalada Colômbia para se classificar no Grupo H

Seleção Senegal
Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP/Getty Images

Sul-Americanos vêm de uma grande vitória sobre a Polônia, e lutarão até o fim por uma vaga nas oitavas de final

Ficou para a terceira e última rodada da primeira fase a definição das duas seleções classificadas pelo Grupo H da Copa do Mundo 2018. Senegal e Japão surpreenderam em suas partidas de estreia, mas a Colômbia retornou à briga após a grande vitória por 3×0 sobre a Polônia. O fim do suspense será nesta quinta-feira (28), às 11 da manhã (horário de Brasília). Na Cosmos Arena, em Samara, um empate contra os colombianos será suficiente para classificar o Senegal, mas com a confiança em alta, o time de James Rodríguez fará de tudo pelos três pontos que o garantem nas oitavas de final sem depender de outros resultados.

 

Senegaleses lamentam empate contra o Japão

Após as eliminações de Tunísia, Nigéria, Marrocos e Egito, a seleção senegalesa passou a ser a única representante do continente africano com alguma chance de ir além da primeira fase no Mundial da Rússia. A classificação já poderia ter sido sacramentada com uma vitória sobre o Japão no último domingo, mas depois de estar duas vezes à frente do placar, o time não foi capaz de conter as investidas dos asiáticos, e acabou cedendo o empate. Se não foi desastroso, o resultado serviu no mínimo para colocar em xeque o futuro dos Leões de Teranga na competição.

Para seguir vivo na Copa do Mundo, o time dirigido por Aliou Cissé precisará segurar ao menos um empate contra a perigosa seleção colombiana, enquanto o Japão, seu adversário direto, terá pela frente a eliminada Polônia.

O clima, no entanto, é de confiança total: “Temos que vencer todos os jogos. Não acho que Senegal possa calcular um ponto ou três pontos. Acima de tudo, precisamos de intensidade para vencer, e todos aqui concordam com isso. Queremos recuperar contra a Colômbia os dois pontos que perdemos contra o Japão.”, declarou o comandante senegalês, em entrevista concedida à Fifa.

Em sua única participação em uma Copa, no ano de 2002, Senegal fez uma campanha surpreendente, e desbancando favoritos, como a França, chegou até as quartas-de-final.

 

Colômbia pode ter desfalques

Não é de hoje que a seleção colombiana é assombrada pelas contusões em períodos que antecedem Copas do Mundo. Em 2014, Falcão García, a grande estrela da equipe, rompeu os ligamentos e foi cortado do grupo que veio ao Brasil. As grandes preocupações desta vez eram James Rodríguez e Cuadrado. Queixando-se de desconforto, o artilheiro do último mundial ficou no banco durante a maior parte da derrota para o Japão, ao passo que o meia da Juventus chegou à Rússia em processo de recuperação de uma pubalgia.

Para alívio do técnico José Pékerman, a dupla reencontrou seu melhor futebol na partida contra a Polônia, e teve participação fundamental na vitória por 3×0. Agora, a dúvida fica por conta de Ospina e Aguilar. O goleiro se machucou em um choque com Matheus Uribe dentro da área, enquanto o zagueiro deixou o campo da Arena Kazam lesionado ainda no primeiro tempo. A participação dos jogadores será avaliada pelo departamento médico. O volante Carlos Sánchez, expulso na estreia, retorna ao time após cumprir suspensão.

Quatro anos depois de realizar a melhor campanha de sua história em uma Copa, terminando na quinta colocação, a seleção colombiana chegou à Rússia cercada de expectativas, e causará uma enorme decepção caso seja eliminada ainda na primeira fase.

Retrospecto de Senegal x Colômbia

Senegal e Colômbia estiveram frente a frente em apenas duas oportunidades. Em 2011, os times disputaram um amistoso no Estádio Metropolitano, em Barranquilla, e o time anfitrião venceu por 2×0, com gols de Abel Aguilar e Jackson Martínez. O novo encontro aconteceu às vésperas da Copa do Mundo de 2014, e no estádio Nuevo Gasômetro, em Buenos Aires, as equipes fizeram uma partida bastante movimentada, que terminou empatada em 2×2. Na ocasião, os africanos jogaram desfalcados de seus principais atletas.

Últimos resultados

  • 31/05/2014 – Colômbia 2×2 Senegal
  • 25/06/2011 – Colômbia 2×0 Senegal

Prováveis escalações

Senegal: NDiaye, Wague, Koulibaly, Sabali, Sane, Gueye, Alfred Ndiaye, Pape NDiaye, Mane, Sarr e Niang. Técnico: Aliou Cissé.

Colômbia: Ospina (Camilo Vargas); Arias, Davinson Sánchez, Mina e Mojica; Barrios, Aguilar (Uribe), Cuadrado, Quintero e James Rodríguez; Falcao García. Técnico: José Pekerman

Palpite

A vitória por 3×0, com direito a grande atuação, diante da Polônia, sem dúvida serviu para dar um novo fôlego à Colômbia. Vale ressaltar, no entanto, que o time de Lewandowski acabou se revelando o mais fraco entre os quatro da chave, de maneira que o resultado pode não ser um parâmetro muito confiável para se avaliar a evolução dos comandados de José Pekerman.

Pelo que foi apresentado até aqui, Senegal me parece um time mais consistente, e é o meu palpite para vencer o jogo e assumir a liderança do Grupo H.

Classificação do Grupo H

  • 1º Japão, 4 pontos (1 gol de saldo)
  • 2º Senegal, 4 pontos (1 gol de saldo)
  • 3º Colômbia, 3 pontos (2 gols de saldo)
  • 4º Polônia, 0 ponto (-4 gols de saldo)

Jogos da 3ª rodada da Copa do Mundo 2018

Segunda-feira (25 de junho)

  • 11h – Rússia 3×0 Uruguai
  • 11h – Arábia Saudita 2×1 Egito
  • 15h – Portugal 1×1 Irã
  • 15h – Espanha 2×2 Marrocos

Terça-feira (26 de junho)

  • 11h – Dinamarca 0x0 França
  • 11h – Peru 2×0 Austrália
  • 15h – Islândia 1×2 Croácia
  • 15h – Nigéria 1×2 Argentina

Quarta-feira (27 de junho)

  • 11h – Coreia do Sul x Alemanha – Palpite: Alemanha
  • 11h – México x Suécia – Palpite: empate
  • 15h – Sérvia x Brasil – Palpite: Brasil
  • 15h – Suíça x Costa Rica – Palpite: Suíça

Quinta-feira (28 de junho)

  • 11h – Japão x Polônia – Palpite: empate
  • 11h – Senegal x Colômbia – Palpite: Senegal
  • 15h – Inglaterra x Bélgica – Palpite: Bélgica
  • 15h – Panamá x Tunísia – Palpite: empate