Copa do Brasil

Sem vencer há três partidas, São paulo volta a campo pela Copa do Brasil para enfrentar o CRB

São Paulo Campeonato Paulista 2018
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Técnico Dorival Júnior balança no cargo, e um novo tropeço poderá custar seu emprego

Buscando colocar um ponto final na crise, o São Paulo volta neste meio de semana suas atenções para a Copa do Brasil. O Tricolor recebe o CRB na quarta-feira (28), às 19:30 (horário de Brasília), no Morumbi para uma partida que poderá dar sobrevida ou decretar de vez a queda do técnico Dorival Junior.

Diferentemente das duas primeiras fases, os duelos agora acontecem em jogos de ida e volta, e o São Paulo terá que ir até Alagoas no dia 14/03. Nesta edição, a Copa do Brasil deixou de considerar o gol fora de casa como critério de desempate.

 

São Paulo x CRB

Muito se especulou sobre a possível saída de Dorival Júnior após o empate sem gols do São Paulo contra a Ferroviária, a terceira partida consecutiva em que o Tricolor não venceu. Antes o time havia sido derrotado por 2×1 pelo Ituano e 1×0 pelo Santos, e apesar de ser o líder do Grupo B, faz apenas a oitava melhor campanha do Paulistão. O executivo Raí e o coordenador Ricardo Rocha, entre outros manda-chuvas do futebol são-paulino, resolveram dar um voto de confiança ao treinador pelo menos até a partida de quarta-feira, mas a verdade é que seu cargo está por um fio.

A esperança é que a mudança de competição traga também uma nova postura da equipe. A última vitória do São Paulo foi pela Copa do Brasil, e contra outro time alagoano, o CSA. É bem verdade que na ocasião o time também não fez uma grande apresentação, mas pelo menos seu ataque se mostrou eficiente, e marcou duas vezes. O setor é um dos principais alvos de críticas do time, e anotou apenas sete tentos em nove jogos pelo estadual.

O CRB tem tudo para dar muito trabalho aos donos da casa. O time alagoano faz um bom início de temporada, e vem entusiasmando seu torcedor. O Galo é vice-líder tanto do Campeonato Alagoano quanto do Grupo A da Copa do Nordeste, e é o único time do seu estado a chegar tão longe na Copa do Brasil. Nas duas primeiras partidas pelo torneio nacional, venceu por 3 a 1 o União Rondonópolis e bateu o Novo Hamburgo por 4 a 3 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

 

Prováveis escalações

No São Paulo, Júnior Tavares, Reinaldo e Tréllez deram um susto na reapresentação do elenco nesta segunda-feira, mas apesar de terem deixado o campo se queixando de dores, estarão aptos para o jogo.

O CRB terá os retornos do lateral-esquerdo Diego e do meia Leílson, recuperados respectivamente de um corte no pé e um incômodo muscular. O técnico Mazola Júnior só não poderá contar com o volante Claudinei, que sofreu uma lesão muscular e precisará de um mês para voltar aos campos.

São Paulo: Sidão; Éder Militão, Arboleda, Rodrigo Caio, Reinaldo; Hudson, Petros, Cueva, Marcos Guilherme, Nenê; Diego Souza. Técnico: Dorival Júnior

CRB: João Carlos; Ayrton, Flávio Boaventura, Anderson Conceição e Diego; Feijão, Serginho, Ratinho e Rafael Bastos; Willians Santana e Neto Baiano. Técnico: Mazola Júnior

 

Palpite

Para que o fato de jogar no Morumbi não se torne um peso, será fundamental que o São Paulo consiga sair na frente logo no começo da partida. O torcedor já perdeu a paciência com o time, e a pressão será enorme se o gol demorar a acontecer. Por outro lado, a má fase dos anfitriões dará ao CRB a oportunidade de buscar um resultado que o deixe em boa situação para decidir no Rei Pelé.

Acredito em um empate sem gols, resultado que colocará a cabeça do técnico Dorival Júnior à prêmio.

Outros Jogos

Também às 19:30, o Vitória terá um difícil compromisso fora de casa diante do Bragantino. O Rubro-Negro chega embalado pelo triunfo sobre o Jequié, que o levou à liderança do Campeonato Baiano, e poderá contar com os retornos de Lucas e Cleyton Xavier. O time de Bragança já deixou para trás o Nova Iguaçu e o Altos, mas diante de um dos grandes do futebol brasileiro, terá seu maior desafio até aqui. Acredito que o Vitória consiga um empate no Nabi Abi Chedid e leve a decisão para o Barradão.

Às 21:30, Atlético Paranaense e Ceará farão o primeiro duelo entre times da primeira divisão desta Copa do Brasil. O Furacão chegou até a terceira fase com um empate fora de casa contra o Caxias do Sul e uma eletrizante vitória por 5×4, com direito a gol no último minuto, diante do Tubarão. O Vozão, por sua vez, chega com 100% de aproveitamento após vencer o Brusque e o Londrina fora de casa. Será uma partida difícil, mas acredito que os paranenses consigam largar na frente. Meu palpite é que o Atlético vence por 2×1.

No mesmo horário, o Atlético Mineiro irá até o Orlando Scarpeli para encarar o Figueirense, que já eliminou o Treze e o Oeste. O Galo subiu de produção desde a troca do técnico Oswaldo de Oliveira pelo interino Thiago Larghi. Nas últimas três partidas, o time sofreu apenas um gol, e vem de uma goleada por 4×0 sobre o Botafogo-PB em seu mais recente compromisso pela Copa do Brasil. Acredito que os mineiros consigam levar uma vantagem para o jogo de volta.

 

Jogos da 3ª fase da Copa do Brasil 2018

Quarta-feira, 28 de fevereiro

  • 19:30 – Goiás x Coritiba – Palpite: Empate
  • 19:30 – Ponte Preta x Sampaio Corrêa – Palpite: Ponte Preta
  • 19:30 – São Paulo x CRB – Palpite: Empate
  • 19:30 – Bragantino x Vitória – Palpite: Empate
  • 19:30 – Náutico x Cuiabá – Palpite: Náutico
  • 20:30 – Ferroviário x Vila Nova – Palpite: Empate
  • 21:30 – Atlético Paranaense x Ceará – Palpite: Atlético Paranaense
  • 21:45 – Figueirense x Atlético Mineiro – Palpite: Atlético Mineiro

Quinta-feira, 01 de março

  • 19:15 – Internacional x Cianorte – Palpite: Internacional
  • 19:15 – Fluminense x Avaí – Palpite: Fluminense