Champions League

Sem Neymar, será o fim do PSG na Champions League?

Foto: Mehdi Taamallah/NurPhoto via Getty Images

Contusão do craque brasileiro, que teve constatada uma fissura no quinto metatarso do pé direito, faz com que o Saint-Germain encare o Real Madrid sem seu maior astro e com a necessidade de vencer os atuais bicampeões da Liga dos Campeões por 2 a 0

O que era difícil passou a ter contornos de desespero. Contratação mais cara da história do futebol, Neymar está fora do jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa entre PSG e Real Madrid, que será realizado no dia seis de março, em Paris. Na noite de ontem (26), o clube francês divulgou um comunicado em que atesta a gravidade da contusão do brasileiro, que torceu o tornozelo direito durante a partida contra o Olympique de Marseille, pelo Campeonato Francês, no domingo (25), quando deixou o gramado aos prantos.

 

O drama de Neymar e do Paris Saint-Germain

De acordo com os médicos do Saint-Germain, o camisa 10 da Seleção Brasileira deverá ficar afastado por até um mês, em função de uma fissura no quinto metatarso do pé direito, além da já diagnosticada entorse no mesmo tornozelo. Durante toda a segunda-feira (26), veículos da Europa especularam sobre a presença ou não do craque no duelo decisivo contra o Real. Neymar já estava vetado da partida contra o próprio Marseille, amanhã (28), pelas quartas de final da Copa da França.

Ontem, o jogador foi submetido a exames no CT do PSG e começou o tratamento intensivo na esperança de acelerar a recuperação, quando encontra-se com o pé imobilizado desde então. Os primeiros resultados geraram a expectativa de que o astro pudesse encarar os Merengues. Porém, a esperança foi em vão. Para piorar, o zagueiro brasileiro Marquinhos sofreu uma lesão muscular de grau um na perna esquerda, também no último fim de semana, e está fora dos dois próximos compromissos dos parisienses – ele é dúvida para a decisão na Champions.

 

Expectativa de retorno e prejuízo também para a Seleção de Tite

Se não tivermos surpresas na recuperação de Neymar, a ausência dele também está praticamente confirmada nos dois próximos compromissos da Seleção Brasileira. A equipe de Tite terá dois testes de fogo às vésperas da Copa do Mundo, contra a Alemanha, atual campeã, e a Rússia, país-sede do Mundial – ambos no fim do mês que vem.

Seguindo as previsões médicas, o craque faria seu retorno na decisão da Copa da Liga Francesa, diante do Monaco, no dia 31 de março, logo após o recesso em virtude das datas FIFA. No total, o principal jogador do PSG ficaria ausente de seis jogos da equipe, contando a Ligue 1, a Copa da França e a UEFA Champions League.

 

Classificação do Real Madrid torna-se cada vez mais próxima

Antes do início das oitavas de final, o Paris Saint-Germain detinha o favoritismo pelo fato de decidir a classificação em casa e, principalmente, pela péssima fase do Real Madrid, que viveu um início de 2018 desastroso, com direito a eliminação da Copa do Rei pelo modesto Leganés. Mas nada como uma vitória em um confronto importante para desanuviar as coisas. Da crise, os Merengues, agora, ostentam uma série de cinco triunfos consecutivos, sendo o mais recente a goleada por 4 a 0 pra cima do Alavés, em casa, por La Liga.

Mas o 3 a 1 pra cima do PSG, no próprio Santiago Bernabéu, foi o divisor de águas na retomada de confiança dos Madridistas, que podem perder por qualquer placar por um gol de diferença, na capital francesa, que mesmo assim avançam às quartas de final. Já o marcador em 2 a 0 é favorável aos franceses.

Mas se o Saint-Germain devolver o marcador do duelo de ida, teremos prorrogação. Outra combinação favorável aos espanhóis seria qualquer revés por dois tentos de margem, desde que o time de Zidane balance as redes duas vezes ou mais (4 a 2, 5 a 3, etc.). Aliás, o treinador do Real Madrid fez questão de lamentar a contusão de Neymar, ao afirmar que se sente infeliz com o infortúnio do brasileiro, que teve atuação fraca no Bernabéu.

 

PSG x Olympique de Marseille

Amanhã (28), às 17h05 (horário de Brasília), o Paris Saint-Germain volta a campo para encarar o Olympique de Marseille, depois da vitória por 3 a 0, no último domingo (25), pela 27ª rodada da Ligue 1. O novo encontro será pelas quartas de final da Copa da França, disputado em jogo único e que terá como palco o estádio Parc des Princes, casa do PSG.

Apesar das ausências de Neymar e Marquinhos, os parisienses contam com os gols de Cavani e a habilidade do endiabrado Mbappé para confirmar o time na próxima fase da competição. O nosso palpite é por um novo triunfo, mas desta vez pelo marcador de 2 a 0 para os comandados de Unai Emery, que conta com a dura missão de compensar a ausência de seu maior craque na “decisão” contra o Real Madrid, partida que pode definir sua presença ou não na próxima temporada no banco de reservas do Saint-Germain.