Brasileirão Série A

São Paulo é favorito contra Vitória e mira encurtar distância para o líder no Brasileirão

São Paulo
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Tricolor paulista faz uma excelente campanha no campeonato

A bola começa a rolar nesta terça-feira para a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta será a última antes da pausa para a Copa do Mundo e, portanto, as equipes terão que lidar com estes resultados por mais de um mês. Um dos que pode viver este período em um clima especial é o São Paulo, que vem na parte de cima da tabela e pode encostar no líder Flamengo. Para isso, precisa fazer seu dever de casa contra o Vitória, no Morumbi.

 

São Paulo luta pelo segundo lugar

A campanha do São Paulo é impecável até aqui. São cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota até aqui no Brasileirão. Estes resultados colocam o clube na terceira posição, perdendo apenas nos critérios de desempate para o Atlético-MG.

Isso significa que um triunfo sobre o Vitória nesta terça-feira e um tropeço do Galo no dia seguinte levaria o Tricolor para a segunda posição. O time também ficará na torcida para o Palmeiras segurar o Flamengo, que encurtaria para três pontos a distância para o líder.

O segundo cenário é bem provável o que faz com que o jogo do Morumbi seja ainda mais importante. Com grandes nomes no time como Nenê, Diego Souza e Everton, o São Paulo é o grande favorito e tem tudo para somar os três pontos.

Além do trio, o clube aposta na união com a sua torcida. Atuando em casa, a equipe somou 11 dos 15 disputados. Invicta no Morumbi e tendo saído sem sofrer gols em três oportunidades, a expectativa é que o Tricolor vença com tranquilidade.

Para este jogo, o técnico Aguirre deve repetir a escalação do duelo contra o Atlético-PR, no qual os paulistas ganharam por 1 a 0 e encerraram um tabu de 36 anos contra o Furacão em Curitiba. O resultado deu moral ao grupo e mais um triunfo deixaria um ótimo clima na pausa para o Mundial.

 

Vitória busca um ponto

Com quatro pontos conquistados nos últimos dois jogos, o Vitória escapou da zona de rebaixamento. No entanto, para se manter nesta situação durante a Copa do Mundo terá que arrancar pelo menos um empate no Morumbi. Em caso de derrota, teria que torcer contra Santos, Atlético-PR, Bahia e Paraná.

Acontece que embora tenha conseguido estes dois bons resultados, o Rubro-Negro não é confiável. Afinal, o mesmo time que saiu sem ser vazado contra Chapecoense e Corinthians, foi o que levou oito gols de Internacional e Santos.

A única esperança para buscar alguma coisa nesta terça-feira atende pelo nome de Neílton. O atacante é um dos destaques do campeonato até aqui, com quatro gols e três assistências. Números tão impressionantes que apenas Roger Guedes, Ricardo Oliveira e Pedro participaram de mais gols do que ele.

É graças a este bom desempenho que o Vitória aparece em uma situação razoavelmente tranquila no momento, mesmo tendo a defesa mais fraca da competição, com 20 gols sofridos.

No entanto, conseguir até mesmo um empate no Morumbi seria considerado uma zebra e restará ao Rubro-Negro torcer contra os rivais que aparecem atrás na tabela.

 

Retrospecto dos confrontos

Neste duelo existe um dos tabus mais curiosos do futebol. Desde julho de 2000 que um encontro entre São Paulo e Vitória não termina empatado. Depois disso aconteceram mais 24 jogos, com 18 triunfos dos paulistas e seis dos baianos.

O Tricolor aparece com uma vantagem ainda maior se considerados apenas os confrontos no Morumbi. Isso porque a equipe ganhou todos os últimos 11 embates entre os clubes no local. A última vez que o Rubro-Negro evitou um tropeçou atuando em São Paulo foi justamente naquele duelo de julho de 2000. O Vitória ainda não venceu o adversário atuando fora de casa em partidas oficiais.

 

Jogos da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Terça-feira, 12 de junho

  • 21:30 – São Paulo x Vitória. Palpite: São Paulo vence por 2 a 0

Quarta-feira, 13 de junho

  • 16:00 – América-MG x Chapecoense. Palpite: 1 a 1
  • 19:00 – Fluminense x Santos. Palpite: Fluminense vence por 1 a 0
  • 19:30 – Paraná x Cruzeiro. Palpite: 1 a 1
  • 19:30 – Sport Recife x Grêmio. Palpite: 2 a 2
  • 21:00 – Botafogo x Atlético-PR. Palpite: Botafogo vence por 2 a 1
  • 21:00 – Palmeiras x Flamengo. Palpite: Palmeiras vence por 1 a 0
  • 21:45 – Atlético-MG x Ceará. Palpite: Atlético-MG vence por 2 a 0
  • 21:45 – Bahia x Corinthians. Palpite: 2 a 2
  • 21:45 – Internacional x Vasco. Palpite: Internacional vence por 3 a 1