Paulista A1

São Paulo busca a recuperação no Paulistão enfrentando o Botafogo-SP no Morumbi

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Novo tropeço poderá deixar o Tricolor em situação difícil no Grupo B

No próximo sábado (03), às 17 horas (horário de Brasília), o São Paulo volta a campo para seu quinto compromisso pelo Campeonato Paulista. A derrota no clássico contra o Corinthians fez com que o Tricolor perdesse a liderança do Grupo B, sendo superado pela Ponte Preta, mas o time terá a oportunidade de retomar o posto na partida diante do Botafogo-SP, no Morumbi.

O Fogão subiu de produção nas últimas rodadas, e já começa a colocar pressão no Santos pela primeira posição do Grupo D. Apenas um ponto separa os dois times.

Confira a seguir o prognóstico para este duelo.

 

Nenê pode estrear com a camisa do São Paulo

As coisas não começaram bem para o São Paulo na temporada 2018. O técnico Dorival Júnior enfrenta dificuldades para dar um padrão de jogo ao time, que venceu apenas duas partidas no ano, e ainda assim sem boas atuações.

Na última quarta-feira, o Tricolor estreou na Copa do Brasil contra o Madureira, time de pior campanha do Campeonato Carioca, e em mais uma atuação preguiçosa, venceu apertado por 1×0. A equipe deixou o gramado do Estádio do Café, em Londrina, sob as vaias do seu torcedor.

De positivo, apenas a ascenção de dois garotos que poderão ajudar muito o time, pelo menos até que os reforços entrem em forma. Brenner, de 18 anos, marcou pelo segundo jogo consecutivo, enquanto Marcos Guilherme, com sua constante movimentação pelos lados do campo, tem sido o jogador mais perigoso do ataque são-paulino.

Apesar de ter anotado um dos gols da vitória sobre o Mirassol, o meia Diego Souza, contratação mais badalada da temporada, ainda não correspondeu. O zagueiro Anderson Martins também não vem reproduzindo o bom futebol apresentado no Vasco.

Nos últimos dias, o diretor de Futebol do clube, Raí, anunciou o acerto com mais dois atletas. O atacante Tréllez, destaque do último Brasileirão, e o veterano meia Nenê, agora fazem parte do plantel Tricolor, e o último já estará à disposição de Dorival Júnior para a partida de sábado. A presença de Tréllez não pode ser descartada, mas seu nome ainda não entrou no BID.

Por outro lado, Maicossuel deixou o clube para assinar com o Grêmio. O atacante disputou nove partidas com a camisa Tricolor, e marcou apenas um gol.

O São Paulo é o clube grande que está a mais tempo sem ganhar um Paulistão, e já vive um jejum de 13 anos. Em 2017, o time caiu na semifinal, diante do Corinthians.

 

Botafogo-SP entre a liderança e a eliminação

Jogando fora de casa contra um dos quatro grandes, o tradicional Botafogo-SP terá sua recuperação no campeonato posta à prova na partida do Morumbi. A equipe perdeu as duas primeiras partidas, diante do Bragantino e do Palmeiras, mas voltou a ter esperanças de classificação depois de levar a melhor sobre o Novorizontino e a Ferroviária.

Hoje, o time de Ribeirão Preto tem a sexta melhor campanha do Paulistão, e já não pensa mais em evitar o rebaixamento, e sim na busca por uma vaga na próxima fase, como assevera o atacante Jheimy: “Com o passar dos jogos, o grupo se conhece mais, entrosa mais, facilita nos jogos. Com mais tempo, treina, conhece, a tendência é melhorar. Tenho certeza que vamos brigar para chegar na outra fase. Não vamos brigar contra o rebaixamento.”, declarou o autor do gol da vitória contra a Ferroviária.

Com seis pontos somados, o Botafogo poderá assumir a liderança do Grupo D se vencer novamente, e deixar o Santos para trás. Por outro lado, o Red Bull Brasil, que aparece com um ponto a menos, poderá superá-lo caso ocorra um revés.

 

Retrospecto de São Paulo x Botafogo – SP

O confronto de sábado será o centésimo entre São Paulo e Botafogo-SP ao longo de 80 anos de história. O time da capital leva grande vantagem, com 54 vitórias, contra 19 triunfos da Pantera e 26 empates.

Últimos jogos

  • 2017 – Botafogo 1 x 1 São Paulo
  • 2016 – São Paulo 1 x 0 Botafogo
  • 2015 – Botafogo 2 x 0 São Paulo
  • 2014 – Botafogo 0 x 2 São Paulo
  • 2013 – Botafogo 1 x 3 São Paulo

 

Prováveis escalações

São Paulo: Sidão; Éder Militão, Rodrigo Caio, Anderson Martins, Edimar; Jucilei, Petros, Shaylon, Diego Souza; Marcos Guilherme, Brenner. Técnico: Dorival Júnior

Botafogo-SP: Tiago Cardoso; Carlos Henrique, Naylhor, Plínio, Peri; William Oliveira, Serginho, Dodô, Danielzinho, Mascarenhas; Bruno Moraes. Técnico: Léo Condé

 

Palpite

Se por um lado teremos um Botafogo-SP em estado de graça após duas vitórias consecutivas, do outro estará o poderoso São Paulo, que mesmo atravessando uma fase difícil, nunca pode ser descartado quando atua no Morumbi. Isto deve tornar a partida extremamente equilibrada, e meu palpite é que nenhuma das equipes sairá vencedora. Acredito em um empate por 1×1, resultado que não interessa a ninguém.

 

Jogos da 5ª rodada do Campeonato Paulista 2018

Sexta-Feira, 2 de fevereiro

  • 19:15 – São Bento x Santo André – Palpite: São Bento

Sábado, 3 de fevereiro

  • 16:30 – Ituano x Ponte Preta – Palpite: Empate
  • 17:00 – São Paulo x Botafogo-SP – Palpite: Empate
  • 19:00 – Red Bull Brasil x Bragantino – Palpite: Bragantino

Domingo, 4 de fevereiro

  • 17:00 – Palmeiras x Santos – Palpite: Palmeiras
  • 19:30 – Novorizontino x Corinthians – Palpite: Corinthians
  • 19:30 – São Caetano x Mirassol – Palpite: Empate

Segunda-Feira, 5 de fevereiro

  • 20:00 – Linense x Ferroviária – Palpite: Empate