Brasileirão Série A

Santos e Atlético-PR fazem confronto direto por posição na 27a rodada do Brasileirão da Série A; confira palpites e prognósticos

Alison do Santos
Foto: Ivan Storti/Santos FC

Empatados com 33 pontos, Peixe e Furacão medem forças neste domingo (30), na Vila Belmiro, com retrospecto favorecendo os paulistas

Dois dos melhores times do segundo turno da Série A do Brasileirão ficam frente a frente neste domingo (30), às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro. O Santos recebe o Atlético-PR buscando mais uma vitória no returno, resultado que deixaria a equipe do técnico Cuca viva na luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem.

No Atlético-PR, a expectativa é pelo quinto triunfo nesta segunda metade do campeonato, o que ajudaria a dissipar as dúvidas sobre o trabalho do técnico Tiago Nunes. Um bom resultado na Vila também ajudaria o Furacão a ganhar ainda mais confiança para as fases decisivas da Copa Sul-Americana. A equipe está com um pé nas quartas de final e tem tudo para confirmar a vaga na quarta, contra o Caracas.

Peixe joga sem seu artilheiro

O Santos terá pouco tempo de descanso até subir ao gramado da Vila para medir forças com o Atlético-PR. A equipe atuou na noite de quinta-feira, em partida atrasada do primeiro turno. Ao deixar escapar a vitória contra o Vasco – abriu o placar, mas levou o empate no segundo tempo –, o Peixe ficou empatado em pontos com o Furacão (ambos estão com 33).

Cuca sabe que o confronto com um concorrente direto é fundamental para manter vivo o sonho de encostar na zona de classificação à Libertadores, passando a perseguir o Atlético-MG, atual dono da última vaga. Dentro desse planejamento, o triunfo diante do Furacão é obrigatório. O grande problema é a ausência do jogador mais importante do time.

Gabriel levou um cartão amarelo infantil logo no comecinho da partida contra o Vasco. Como foi sua terceira advertência, o artilheiro isolado do Brasileirão – treze gols marcados, três a mais que os vice-artilheiros – cumpre suspensão automática no domingo. Com a ausência de Gabigol, Derlis González, Eduardo Sasha e Copete brigam por um lugar no ataque.

Vale lembrar que o Santos vive uma grave crise política. Na véspera do jogo, o Conselho Deliberativo do Santos votará um pedido de impeachment do presidente José Carlos Peres. Resta saber se Cuca continuará tendo sucesso no trabalho de blindagem do elenco.

Furacão tenta vencer a primeira fora

Com vitórias sobre Fluminense (3×1) e Paraná (3×0) nas últimas duas rodadas, o Atlético-PR assumiu a segunda colocação entre as melhores campanhas do returno. A equipe paranaense fica atrás apenas do Palmeiras. São doze pontos desde a virada de turno, com quatro vitórias e doze gols marcados. O ataque, aliás, tem funcionado bem – basta ver os seis gols anotados nas duas últimas partidas.

O grande desafio do Furacão na reta final do campeonato é melhorar seu desempenho como visitante. A equipe tem uma das piores campanhas do Brasileirão fora de casa, se igualando a três equipes que lutam para não cair (Chapecoense, Vasco e Paraná) – todos esses times ainda não venceram longe de seus domínios.

Com cinco empates e oito derrotas longe de Curitiba, o Atlético-PR precisa começar a pontuar mais como visitante caso queira se consolidar na primeira metade da tábua de classificação. Mesmo sabendo que a ida à Vila Belmiro costuma ser difícil para todo mundo, o elenco do Furacão quer aproveitar a oportunidade para quebrar a escrita e voltar com três pontos.

Os desfalques confirmados na equipe de Tiago Nunes são Anderson Plata e Bruno Nazário, ambos machucados. O zagueiro Paulo André retorna depois de cumprir suspensão. As apostas atleticanas na Vila são Pablo, um dos vice-artilheiros do Brasileirão, e Marcelo Cirino, que cresceu bastante de produção nos últimos jogos.

Palpite

O encontro entre duas das melhores equipes do segundo turno e dois dos ataques mais perigosos da competição deverá proporcionar muitos gols na Vila. A equipe de Cuca, no entanto, tem mostrado mais consistência, apesar do tropeço do meio de semana. O retrospecto ruim dos paranaenses fora de casa também pesa. Com isso, uma vitória dos mandantes é o desfecho mais provável, ainda que o Furacão tenha boas chances de balançar as redes de Vanderlei. Um 2×1 ou 3×2 não será surpresa para ninguém, mesmo sem Gabigol em campo.

Jogos da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 29 de setembro
  • 16:00 – Fluminense x Grêmio – Palpite: Fluminense
  • 19:00 – América-MG x Corinthians – Palpite: Empate
  • 21:00 – Bahia x Flamengo – Palpite: Flamengo
Domingo, 30 de setembro
  • 11:00 – Palmeiras x Cruzeiro – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Atlético-MG x Sport – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Botafogo x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 16:00 – Santos x Atlético-PR – Palpite: Santos
  • 16:00 – Internacional x Vitória – Palpite: Internacional
  • 19:00 – Ceará x Chapecoense – Palpite: Ceará
Segunda-feira, 1o de outubro
  • 20:00 – Paraná x Vasco – Palpite: Vasco

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 51 pontos – Libertadores
  2. Palmeiras, 50 – Libertadores
  3. Internacional, 50 – Libertadores
  4. Flamengo, 48 – Libertadores
  5. Grêmio, 47 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 42 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 37 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 34 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 34 – Copa Sul-Americana
  10. Atlético-PR, 33 – Copa Sul-Americana
  11. Santos, 33 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 32 – Copa Sul-Americana
  13. América-MG, 31
  14. Vitória, 29
  15. Bahia, 29
  16. Vasco, 29
  17. Chapecoense, 28 – Série B
  18. Ceará, 27 – Série B
  19. Sport, 24 – Série B
  20. Paraná Clube, 16 – Série B