Copa Libertadores

Santa Fé x Flamengo: líder do Grupo 4, Mengão vai à Colômbia podendo ir do céu ao inferno na Copa Libertadores

Flamengo 2018
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Rubro-negros não podem nem pensar em derrota em Bogotá, já que uma combinação de resultados pode derrubá-los para terceira posição da chave; jogando em casa, River Plate é favorito para bater o Emelec e assumir a ponta

A vitória por 2×0 sobre o América-MG não minimizou em nada a pressão no Flamengo, que continua sem apresentar um futebol empolgante e tem o clima bastante carregado nos bastidores. O “causo” da vez foi o protesto de alguns torcedores no Aeroporto Tom Jobim, onde a equipe embarcava para a Colômbia. Por falar no país sul-americano, é lá que o Mengão pode dar um basta na instabilidade ou então escancarar de vez a crise carioca. Líder do Grupo 4 da Copa Libertadores, o time rubro-negro enfrenta o Independiente Santa Fé nesta quarta-feira (25 de abril), no estádio El Campín, em Bogotá. E a equipe brasileira ficará de olho no vice-líder River Plate contra o Emelec, que até pode lhe roubar a ponta da chave dependendo dos resultados deste meio de semana. Confira tudo sobre a saga carioca na quarta rodada da competição continental.

 

Do céu ao inferno

O clima de cobrança no Flamengo, que tem como principais alvos o presidente Eduardo Bandeira de Mello e os jogadores Diego e Willian Arão, terá situação decisiva nesta quarta-feira. Isso porque o clube vai à Colômbia como líder da chave com cinco pontos, mas pode voltar na terceira posição caso perca para o Santa Fé e o River Plate faça sua parte diante do Emelec, no Monumental de Núñez. Assim, o cenário rubro-negro ficaria bastante complicado no torneio sul-americano, que apesar de enfrentar os equatorianos na rodada seguinte, no Rio de Janeiro, teria que buscar pontos diante dos Millonários, na Argentina, para avançar ao mata-mata. E, nós sabemos, que quando há Brasil versus Argentina, as dificuldades são imensas.

O Fla chega para o jogo em Bogotá invicto no certame, com uma vitória e dois empates. O único triunfo veio justamente fora de casa, por 2×1, no Equador, quando Vinicius Junior acabou com o Emelec. E naquela situação, o clube também estava pressionado.

 

Arma

Apesar do ambiente instável na Gávea, um jogador tem motivos para estar mais confiante. É Henrique Dourado, o Ceifador, que resolveu deslanchar. Contratado para ser o homem-gol rubro-negro após a punição por doping do peruano Paolo Guerrero, o ex-jogador do Fluminense foi bastante criticado durante o Carioca. Porém, a volta por cima ocorreu no último mês, quando fez gols diante do River Plate e Santa Fé pela Libertadores e anotou os dois tentos da vitória sobre o Coelho no Brasileirão. Com sete gols em 13 partidas na temporada, Ceifador é a principal peça carioca para sair com resultado positivo logo mais.

 

O outro lado

Se o Flamengo tem Henrique Ceifador, o Santa Fé conta com Wilson Morelo, artilheiro isolado da competição com oito gols. Responsável por segurar o time brasileiro no Maracanã, o goleador colombiano tenta dar ao clube sul-americano a primeira vitória na fase de grupos. A equipe vem de três empates consecutivos e ocupa a terceira posição na chave. Um triunfo em casa significa entrar de vez na briga por uma das duas vagas para as oitavas de final.

O que faz a equipe colombiana acreditar na briga pela liderança da Libertadores é a volta dos resultados positivos. Depois de acumular uma sequência de cinco igualdades, incluindo a Liga Colombiana e a Copa Libertadores, o Santa Fé venceu novamente após um mês. A vítima foi o Leones, que caiu no El Campín por 2×1.

 

Palpite

Precisando da vitória a qualquer custo para continuar com chances de classificação, o Santa Fé terá de sair para o jogo diante de sua torcida. E é aí que o Flamengo poderá explorar a principal deficiência do time colombiano: a defesa. O Leão Vermelho tomou cinco gols nos últimos quatro jogos, sendo três dentro de seus domínios. Mas a questão é saber se a equipe de Maurício Barbieri, que deve ter o retorno do meia Diego, irá aproveitar os espaços. Ainda assim, um empate, que tem sido o carma colombiano, surge com boa possibilidade.

 

Confira os jogos desta semana da Copa Libertadores 2018

Terça-feira, 24 de abril de 2018

  • 19:15 – Deportivo Lara 2×1 Millonarios – Palpite: Millonarios
  • 21:30 – Atlético Nacional 4×1 Bolívar – Palpite: Atlético Nacional
  • 21:30 – Santos 2×0 Estudiantes – Palpite: Santos

Quarta-feira, 25 de abril de 2018

  • 19:15 – Atlético Tucumán x The Strongest – Palpite: empate
  • 19:15 – Nacional x Real Garcilaso – Palpite: Nacional
  • 21:45 – Boca Juniors x Palmeiras – Palpite: Boca Juniors
  • 21:45 – Santa Fé x Flamengo – Palpite: empate
  • 21:45 – Monagas x Defensor – Palpite: Defensor

Quinta-feira, 26 de abril de 2018

  • 19:15 – River Plate x Emelec – Palpite: River Plate
  • 19:15 – Cruzeiro Universidad de Chile – Palpite: Cruzeiro
  • 21:30 – Vasco da Gama x Racing – Palpite: empate
  • 21:30 – Junior Barranquilla x Alianza Lima – Palpite: Junior Barranquilla
  • 21:30 – Peñarol x Libertad – Palpite: Peñarol