Campeonato Colombiano

Saiba quem é quem no Campeonato Colombiano, que começa neste fim de semana

Atletico Nacional Colombia 2018
Foto: Comunicaciones Atlético Nacional

Empate entre Millonarios e Atlético Nacional, na partida de ida da Superliga, foi o “esquenta” para a 87ª edição do Torneo Apertura 2018

Na próxima sexta-feira (02), será dado o pontapé inicial no Campeonato Colombiano (Torneo Apertura) com a partida entre Independiente Medellín e Huila, às 22h45 (horário de Brasília), em Medellín, mais precisamente no estádio Atanasio Girardot. Atual campeão, o Millonarios defenderá o título com a forte concorrência de Atlético Nacional, Santa Fe, América de Cali, Junior Barranquilla e Deportivo Cali. Já o Once Caldas, campeão da Libertadores em 2004, luta contra o rebaixamento.

 

Raio-X do Apertura 2018 da Colômbia

A competição tem o sistema de turno e returno, quando os 20 clubes se enfrentarão entre si, até o dia 06 de maio. Na sequência, os oito melhores classificados seguem para as quartas de final, em partidas de ida e volta. A decisão está prevista para o dia 03 de junho.

Fique atento a dois clássicos que acontecerão em breve. Na quinta rodada, o Deportivo Cali irá encarar o Millonarios, no estádio Pascual Guerrero. Já o dérbi entre Nacional e América, que será no Atanasio Girartot, está marcado para o próximo dia 25.

 

Principais estrangeiros contratados

  • Fernando Monetti (Atlético Nacional) – goleiro argentino (ex-Lanús) que chega com a responsabilidade de substituir o ídolo Armani, que foi para o River Plate.
  • Kevin Ramírez (América de Cali) – atacante uruguaio de grande habilidade e velocidade. Ele veio do Nacional-URU.
  • José Sand (Deportivo Cali) – experiente centroavante argentino (37 anos) que foi o artilheiro da última edição da Copa Libertadores da América com a camisa do Lanús.
  • Wuilker Faríñez (Millonarios) – destaque na campanha da Venezuela, nas últimas Eliminatórias, o jovem goleiro de 19 anos foi contratado junto ao Caracas.
  • Alberto Rodríguez (Junior Barranquilla) – zagueiro e capitão da seleção peruana, ele é nome certo na lista de convocados para a Copa do Mundo. Rodríguez defendia o Universitario-PER.
  • Rubén Betancourt (Santa Fe) – mais um atacante uruguaio que aporta no futebol colombiano. Ele vestiu a camisa do Paraná Clube, no ano passado.

 

Superliga Colombiana

Millonarios e Atlético Nacional ficaram no empate sem gols, em duelo disputado ontem (31) à noite, em Bogotá, no jogo de ida da Superliga, primeira disputa de título oficial do futebol colombiano, em 2018, e que reúne os campeões do Torneo Apertura e do Torneo Finalización. O duelo de volta acontece na próxima quarta-feira (07), às 22h (horário de Brasília), em Medellín.

Nem os Embaixadores e tampouco os Verdolagas conseguiram mostrar o que tinham de melhor, no estádio El Campín, quando a tônica do confronto foi a forte marcação de ambos no meio-campo. A bola pouco chegou às mãos do goleiro venezuelano Wuilker Fariñez, que fazia sua estreia oficial pelo Millonarios, assim como o atacante paraguaio Roberto Ovelar levou pouco perigo à meta dos visitantes. Já o treinador dos donos da casa, Miguel Ángel Russo, não ocupou o banco de reservas porque foi hospitalizado, na terça-feira (30), em função de uma infecção urinária.

Pelo lado do Nacional, Helibelton Palacios e Diego Braghieri não comprometeram na parte defensiva, assim como os meio-campistas Gonzalo Castellani e Jorman Campuzano, que debutaram com a camisa do Atlético de maneira satisfatória. Além deles, o técnico Jorge Almirón (ex-Lanús) fez sua primeira partida oficial no comando do time.

 

O jogo

Uma das opções mais claras para marcar do Millonarios aconteceu em uma finalização do atacante Ayron del Valle, aos 41 minutos do primeiro tempos, que fez levantar os mais de 20 mil torcedores presentes. Do outro lado, a melhor chance foi desperdiçada por Jeison Lucumí,  em chutou que passou rente ao travessão de Fariñez, já no fim do confronto.

Escalações:

Atlético Nacional: Cristian Vargas; Helibelton Palacios, Alexis Henriquez, Carlos Cuesta, Edwin Velasco; Raúl Loaiza, Jorman Campuzano, Aldo Leão Ramírez; Andrés Rentería, Jeison Lucumí e Dayro Moreno.

Millonarios: Wuilker Faríñez; Jair Palacios, Andrés Cadavid, Matías de los Santos, Felipe Banguero; Juan Guillermo Domínguez, John Duque, David Silva, Santiago Mosquera; Ayron do vale e Roberto Ovelar.

 

Jogos da 1ª rodada do Torneo Apertura 2018 da Colômbia

Sexta-feira, 02 de fevereiro

  • 22:45 – Ind. Medellín x Huila – Palpite: Independiente

Sábado, 03 de fevereiro

  • 19:00 – Aguilas x Pasto – Palpite: empate
  • 21:00 – Leones x América de Cali – Palpite: América de Cali
  • 21:00 – Once Caldas x Jaguares de Córdoba – Palpite: Jaguares
  • 23:00 – Deportivo Cali x Envigado – Palpite: Deportivo Cali

Domingo, 04 de fevereiro

  • 18:15 – Junior Barranquilla x Bucaramanga – Palpite: Junior
  • 20:15 – Tolima x Atlético Nacional – Palpite: Atlético Nacional
  • 20:30 – Santa Fe x Patriotas – Palpite: Santa Fe
  • 22:30 – Chico x Millonarios – Palpite: Millonarios

Segunda-feira, 05 de fevereiro

  • 22:45 – La Equidad x Petrolera – Palpite: empate