Brasileirão Série A

Quais os limites para Cruzeiro e Fluminense no Brasileirão?

Jogador do Cruzeiro
Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.

Clubes duelam em Belo Horizonte e resultado pode ser determinante para o G-6

Com apenas um ponto separando Cruzeiro e Fluminense na tabela, o confronto entre os dois clubes neste sábado, às 21h, no Mineirão será fundamental para a pretensão das duas equipes – principalmente porque a dupla está bem longe do Atlético-MG, que fecha a zona de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores.

Qual o objetivo do Cruzeiro?

O time do Cruzeiro é forte e tem condições de brigar por qualquer título que disputar. No entanto, o elenco é limitado para lutar em três frentes e o técnico Mano Menezes deve abdicar do que hoje é o mais difícil, que é o Brasileirão. São 15 pontos a menos que o líder e sete para o G-6. Sendo assim, não espere por nomes como Arrascaeta e Thiago Neves neste sábado, pois serão poupados para o duelo com o Flamengo, pela Libertadores, mesmo com a classificação no torneio continental bem encaminhada.

Só que se engana quem pensa que isso signifique uma derrota. A missão da Raposa fica mais complicada e a possibilidade de ficar no empate aumenta, porém, o clube ainda é bem superior ao Fluminense. Basta ver o nível da apresentação dos mineiros contra o Rubro-Negro carioca, pelo Brasileirão, quando usando David, Rafinha, Mancuello e Raniel fez jogo duro contra o adversário com os titulares e quase roubaram um pontinho no Maracanã. Como o Tricolor é mais frágil, o Cruzeiro tem chances de ter mais sucesso. A única preocupação da torcida é com a defesa, que sofreu gols em todas as últimas quatro partidas.

Fluminense precisa embalar

Nesta quarta-feira, com a vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, o Fluminense finalmente encerrou um jejum de quatro jogos sem ganhar. No entanto, se a equipe quiser mais do que só lutar contra a queda, precisará de uma sequência positiva. Isso porque a distância para o Atlético-MG, que é o sexto colocado, é de oito pontos.

Como o Cruzeiro deve poupar peças, o Tricolor teria que buscar os três pontos de qualquer maneira. Para alcançar este objetivo, o time aposta que Pedro volte a estar com o pé calibrado. O jogador é o artilheiro do Brasileirão, com 10 gols, mas passou em branco nas últimas três rodadas.

Apesar de instável na temporada, o desempenho dos cariocas fora de casa não chega a ser ruim. Das 10 apresentações como visitante, o Fluminense conseguiu duas vitórias, empatou três e perdeu cinco. É o oitavo melhor do campeonato neste quesito. O único fator preocupante é que os triunfos nestas condições foram contra Sport e Vitória, que estão na luta contra o rebaixamento. Além disso, somente em duas oportunidades saiu de campo sem ver sua defesa vazada.

Histórico do confronto

O retrospecto recente aponta enorme equilíbrio neste confronto. Dos últimos dez encontros, foram quatro vitórias para cada lado e dois empates. No primeiro turno, mesmo jogando quase a partida toda com um jogador a menos, o Fluminense saiu vitorioso por 1 a 0, com gol de Gum.

Palpite

O Cruzeiro tem muito mais time que o Fluminense e, portanto, é favorito para vencer mesmo estando com a cabeça no jogo da Libertadores no meio de semana.

Jogos da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 25 de agosto
  • 16:00 – Santos x Bahia– Palpite: Santos vence por 2 a 1
  • 19:00 – Atlético-PR x Grêmio – Palpite: Atlético-PR vence por 2 a 1
  • 19:00 – Corinthians x Paraná – Palpite: Corinthians vence por 2 a 0
  • 21:00 – Cruzeiro x Fluminense – Palpite: Cruzeiro vence por 2 a 1
  • 21:00 – Botafogo x Sport Recife – Palpite: Botafogo vence por 1 a 0
Domingo, 26 de agosto
  • 11:00 – São Paulo x Ceará – Palpite: São Paulo vence por 2 a 0
  • 16:00 – América-MG x Flamengo – Palpite: 1 a 1
  • 16:00 – Vitória x Atlético-MG – Palpite: 2 a 2
  • 16:00 – Internacional x Palmeiras – Palpite: 1 a 1
  • 19:00 – Vasco da Gama x Chapecoense – Palpite: Vasco da Gama vence por 2 a 0

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 42 – Libertadores
  2. Internacional, 41 – Libertadores
  3. Flamengo, 40 – Libertadores
  4. Grêmio, 37 – Libertadores
  5. Palmeiras, 36 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 34 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 27 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  10. América-MG, 25 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 22 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 22 – Copa Sul-Americana
  13. Santos, 21
  14. Vasco, 21
  15. Chapecoense, 21
  16. Sport Recife, 20
  17. Vitória, 19 – Série B
  18. Atlético-PR, 18 – Série B
  19. Ceará, 17 – Série B
  20. Paraná, 15 – Série B